segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Abertos do Interior: vôlei masculino da ACEK Cotia é bicampeão

Começaram bem, tropeçaram, se reegueram, chegaram na terceira decisão consecutiva e faturaram o bicampeonato. E nada como concluir uma campanha de recuperação com o ouro! Isto resume a trajetória do vôlei masculino da ACEK Cotia na Segunda Divisão dos Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes.

Nesta segunda-feira (14), os cotianos venceram Jacareí por 3 sets a 2 (22/25, 25/14, 25/19, 20/25, 15/9) e repetiram a conquista de 2009 na categoria livre. A finalíssima ocorreu no Ginásio do Bunkyo. Antes, Rio Claro, algoz de Cotia na decisão de 2010, ficou com o bronze, batendo Tietê pelos mesmos 3 a 2.

Mesmo sendo um jogo de final, os meninos não começaram com 100% de seu potencial, perdendo o set inicial por 25 a 22. Mas, no segundo set, uma boa sequência de saques dos dois Wagners - Santos e Sousa - foi a senha para a reação. A ACEK abriu uma vantagem confortável e venceu por 25 a 14.

Engrenada pela vitória, Cotia impediu que Jacareí ficasse novamente à frente, fechando o terceiro set em 25 a 19. Só que final é final, e ninguém chega nela por acidente. A equipe do Vale do Paraíba não se entregou, vencendo o quarto set por 25 a 20 e levando o jogo ao tie-break.

No último e decisivo set, o técnico Leandro Yoshizumi apostou na tática saque-e-bloqueio. E deu certo. O capitão Renato foi bem no serviço, ao passo que Max, Vinícius e Wagner Sousa estavam impossíveis, formando um paredão na rede. Logo, a ACEK abriu 5 a 0 sobre os jacarienses. Bastou controlar a diferença, fechando a decisão em 15 a 9 e soltando o grito de bicampeão!

Leandro comentou a participação da equipe nos JAIs, bem como do nível da competição: "Sabíamos que tínhamos chances de vencer se jogássemos o nosso melhor. As equipes medalhistas participam do Estadual da Federação Paulista. Os Abertos nos proporcionam um campeonato forte, porém curto e ingrato. Ainda com nosso deslize no meio do caminho (referindo-se à derrota para Santana de Parnaíba), conseguimos nos focar e melhorar no decorrer da competição".

E, justamente sobre essa derrota, o treinador foi um tanto filosófico: "Acredito que há males que vêm para o bem. Aquilo serviu como um chacoalhão para os meninos". Depois, relatou obstáculos que os jogadores superam para obter as conquistas: "Nosso grupo é muito coeso, jogamos juntos há anos, mas todos trabalham e estudam - ninguém vive do voleibol. Tivemos jogos que contamos com apenas oito atletas e, mesmo assim, a vitória veio".

Por fim, Yoshizumi fez seus agradecimentos: "Aproveito para agradecer a torcida de todos e o total apoio da Prefeitura de Cotia, onde o prefeito Carlão Camargo instituiu o Bolsa Atleta e fez questão de pagar todas as taxas de campeonatos. Além disso, ofereceu toda a estrutura para estarmos alojados e participando dos Jogos Abertos".

A equipe despediu-se da competição com medalhas de ouro no peito e o Caquito, simpático mascote dos Abertos - que faz referência à principal fruta de Mogi das Cruzes, o caqui - nas mãos de cada um. Esse acréscimo na premiação mostra o cuidado e a qualidade de organização da cidade na chamada Olimpíada Caipira.

Com os justos parabéns a Leandro e seus comandados, o vôlei masculino da ACEK Cotia volta seu foco para a final do Estadual da Primeira Divisão, conseguindo já uma decisão em sua temporada de estreia na Federação. O jogo será contra Pindamonhangaba, no próximo dia 26, na casa do adversário.

Vejam fotos da partida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário