terça-feira, 27 de setembro de 2011

Kurdana/Cotia sagra-se campeã da Copa Regional de futsal feminino


Ano após ano, é um clube que coleciona títulos. A Kurdana/Cotia sagrou-se campeã da 2ª Copa Regional de futsal, organizada pela Liga Paulista de Futebol Feminino. Na final, jogada neste domingo (25), no Complexo Esportivo Baby Barioni, venceu ao CE Vila Guarani por 3 a 1.

A conquista veio de forma invicta, com cinco vitórias e um empate. Foram 33 gols marcados e apenas seis sofridos. A artilheira cotiana na competição foi Susana, com nove gols. Este foi o segundo título do futebol e futsal feminino da ACEK em 2011. Antes, havia faturado o campo dos Jogos Regionais de Santo André.


Em termos de finais, foi a quarta no ano. E já no próximo dia 28, o clube inicia a disputa de sua quinta decisão, no Troféu Piratininga Sub 17, mostrando que, de fato, é uma das forças femininas no Estado de São Paulo com a bola nos pés.

Nesta terça (27), o clube receberá sua premiação em evento na Câmara dos Vereadores de São Paulo, às 19:30. Além do título, a Kurdana tem a goleira menos vazada da competição: Márcia, atual detentora do Tênis de Ouro da Federação Paulista de Futsal em sua posição.

* De gigantes e pequenas - ou como a mescla de gerações pode dar certo


Antes da final, que ocorreu na quadra do complexo, tivemos a decisão do terceiro lugar. O Kelni/Mogi das Cruzes confirmou seu favoritismo e venceu por 3 a 1. Além do bronze, as mogianas marcaram a artilheira da competição: Bruna Franklin, com 14 tentos.

O jogo teve um destaque no apito. Jean Michel Bonnaud, escolhido melhor árbitro do mundo em 2009, esteve no comando. E ele não foi o único árbitro FIFA presente na competição. Renata Neves Leite apitou nas quartas de final da Copa, no empate sem gols entre Kurdana e SindPD (vencido nos pênaltis pelas cotianas por 2 a 0).

O CE Vila Guarani já era conhecido da Kurdana. Em 2010, ambas equipes se enfrentaram na decisão do bronze da Taça São Paulo Sub 17 de futebol. Em emocionante jogo no Pacaembu, as pequenas cotianas empataram em 2 a 2 no tempo normal e foram derrotas por 3 a 2 nas penalidades. Curiosamente, as técnicas da Kurdana eram as mesmas da decisão de domingo: Charly Wendy e Daniela Xininha.

Mas, agora, a história seria diferente. O clube presidido por Andressa de Azevedo misturou experiência e juventude na competição - somatória que deu resultado. Apesar da primeira chance ser da Vila Guarani, era a Kurdana quem incomodava mais a meta de Caroline. Karina fazia a armação e Aline Lum finalizava com perigo.


A resistência adversária foi quebrada aos 10 minutos. Mais uma vez, Lorraine entrou bem na partida e incendiou o jogo. Em jogada pelo meio, recebeu a marcação de Mayara, que se atrapalhou e colocou contra as próprias redes. 1 a 0.

Só que uma das pequenas já estava em quadra e, para surpresa de todos, não somente participou do primeiro gol como fez o segundo. De fato, uma Copa Regional para ela não esquecer. Trata-se de Amanda, de apenas 13 anos. Aos 12, recebeu na direita para bater rasteiro e firme na saída de Caroline.


A Kurdana estava elétrica. Marcou seu terceiro gol num intervalo de apenas três minutos. Mal o relógio marcava 13 quando Susana, a Mulher-Gol, em jogada pela esquerda, foi para as redes. A intensidade e velocidade do jogo cotiano fez o Vila Guarani pedir tempo. Nada que mudasse a vantagem de três gols antes do intervalo.

Na segunda etapa, o Vila Guarani veio dispoosto a mostrar que não era finalista à toa. Depois de experimentar bastante a arqueira Márcia, chegaram ao gol com Joyce, aos três, em chute de longe, na ala direita.

Apesar da pressão adversária, a Kurdana estava segura no jogo, sólida em sua marcação. Aliny Neguinha, em jogadas pela esquerda, atuava bem. Nos minutos finais, as adultas foram sacadas e o time ficou praticamente com a base toda em quadra. As jovens defenderam bem e fizeram os minutos passar até soltar o grito de campeãs.

* Para a história da Liga Paulista


A Kurdana, com o título, marcou a sua segunda conquista seguida no futsal da Liga Paulista de Futebol Feminino. Em 2010, havia faturado a Super Copa Paulista, vencendo o Nove de Julho por 3 a 2 na final. Sendo assim, se igualou à Uni Sant'Anna e ao Doce Veneno - entidades também com dois títulos nas quadras.

E há de se destacar também que Cotia chegou nas últimas quatro finais da LPFF, mesclando salão e campo. No ano passado, conquistou a Copa Futebol Mulher, após bater o Palmeiras por 3 a 0 nos pênaltis (2 a 2 no tempo normal), fazendo a 'dobradinha' da Liga. E, na atual temporada, ficou com o vice da competição, perdendo para o Centro Olímpico (5 a 0).

Presidida por Bruno Crossi, o Bolão, a Liga recebe apoios da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado, atraindo equipes e atletas tanto no profissional quanto no amador para as suas competições. Isso fortalece o nível dos campeonatos e permite que a LPFF prossiga por anos estimulando o futsal e o futebol entre as mulheres.

* Vejam a campanha da Kurdana/Cotia na Copa Regional


Fase de Grupos - Grupo F
07/08 - Kurdana/Cotia 9-2 World Ball
gols de Susana (3), Arine, Aline Lum, Paloma, Amanda, Thays e Evellyn
28/08 - Kurdana/Cotia 10-0 Parque da Juventude
gols de Susana (2), Lorraine (2), Priscila Loiola (2), Bianca (2), Aline e Aninha

Oitavas de Final
04/09 - Kurdana/Cotia 5-1 Estrela do Butantã
gols de Susana (2), Lorraine, Mar Selly e Paloma

Quartas de Final
11/09 - Kurdana/Cotia 0-0 SindPD (2-0 nos pênaltis)
cobranças convertidas por Aline Lum e Susana

Semifinal
18/09 - Kurdana/Cotia 6-2 Kelni/Mogi das Cruzes
gols de Aliny Neguinha (2), Susana, Lorraine, Arine e Karina

Final
25/09 - Kurdana/Cotia 3-1 CE Vila Guarani
gols de Amanda, Susana e contra

Campanha:
6 jogos - 5 vitórias e 1 empate
33 gols pró, 6 gols sofridos (melhor ataque e defesa)
Artilheira da equipe: Susana (9 gols)


Elenco:

Goleiras
Márcia (capitã)
Verônica

Fixas
Arine (2 gols)
Karina (1 gol)
Brenda
Lettycia Gomes

Alas
Lorraine (4 gols)
Aliny Neguinha (2 gols)
Amanda (2 gols)
Paloma (2 gols)
Priscila Loiola (2 gols)
Aline Lum (1 gol)
Aline (1 gol)
Aninha (1 gol)
Evellyn (1 gol)
Giovana

Pivôs
Susana (9 gols)
Bianca (2 gols)
Mar Selly (1 gol)
Thays (1 gol)

Técnica: Charly Wendy
Auxiliar: Daniela Xininha
Roupeira: Maria José Bezerra
Representante: Ricardo Silva
Presidenta: Andressa de Azevedo