Clube

Associação Cultural e Esportiva Kurdana
Cotia/SP
Fundação: 10/01/2005
CNPJ: 007.348.801/0001-91

Presidenta:
Andressa de Azevedo

Endereço:
Rua Sérgio Augusto, nº 157
Parque Isaac Pires
CEP: 06716-675


Histórico:
Tudo começou em 2001, quando Andressa de Azevedo e Sandra Santos vieram da capital paulista para a cidade de Cotia, trazendo garotas para representar o município numa modalidade então inédita nos Jogos Regionais e Abertos do Interior: o futebol feminino. A medalha de bronze nos Regionais contentou as autoridades cotianas, que passaram a estruturar uma parceria de longo prazo.

Paralelamente, o presidente da Liga Cotiana de Futsal, Daniel Souza, buscava um representante para o feminino no Troféu Piratininga de Seleções. Como já conhecia o trabalho de Andressa e Sandra, pediu para que a equipe entrasse na competição no ano seguinte, bem como para defender a FAAC, uma entidade universitária de Cotia.

Logo o trabalho no futsal começou, com bons resultados nas competições da Federação Paulista, incluindo um surpreendente vice-campeonato no Estadual Sub 20 de 2003, com a base que, anos mais tarde, seria campeã estadual. Esse vice habilitou o clube em formação para a disputa da Taça Brasil da categoria no ano seguinte, na cidade de Caçador (SC). Essa foi a primeira competição nacional do futsal feminino cotiano em toda sua história.

Paralelamente, disputava competições universitárias. Conseguiu a proeza de vencer TODAS as séries da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), sendo a única instituição de ensino superior a obter tal feito no futsal feminino - à época, o esporte universitário paulista oficial possuía as séries Cobre, Bronze, Prata e Ouro. Em 2005, a equipe de Sessa, como é carinhosamente chamada Andressa, não foi para a Olimpíada Universitária Brasileira - JUBs por muito pouco: foi feito um longuíssimo play-off contra a Unip e, após quatro vitórias cotianas, veio uma derrota na partida final por 2 a 1. Entretanto, como consolo, foi para Belo Horizonte (MG), representar o Estado de São Paulo no Sul-Sudeste Brasileiro, sagrando-se campeão.

Nesse mesmo 2005, uma importante decisão foi tomada por Sessa e Daniel. Ao notarem a dificuldade de conseguir patrocínio em nome de entidades já consagradas e constituídas, resolveram montar uma Associação. O nome escolhido foi dotado de uma orignalidade ímpar: KURDANA, palavra em sânscrito que significa jogos, brincadeira e diversão. Um nome forte, que até hoje não é encontrado em outros clubes. Daniel Souza foi eleito o primeiro presidente.

Mesmo assim, a Associação recém-montada ainda jogava com o nome de FAAC, até mesmo pelos resultados conseguidos com a camisa da faculdade cotiana (que hoje é a Faculdade Estácio - campus Europan/FAAC). Em 2007, a representação mudou de nome, usando pela primeira vez o nome Kurdana.

Os resultados continuaram a vir. A equipe foi vice-campeã do Paulista do Interior e, desde então, marca posição sempre entre as quatro melhores das competições oficiais da Federação Paulista de Futsal, entre Estaduais, Metropolitanos e Paulistas do Interior. E também veio o vice-campeonato nos Jogos Abertos do Interior, na Praia Grande. O futebol de campo nunca foi deixado de lado e, em 2008, a Kurdana entrou no Campeonato Paulista, ficando em 9º lugar.

Aquela equipe humilde, com jovens meninas, crescia e passava a ser temida em São Paulo. Em 2009, após anos de luta, veio o primeiro título do Troféu Piratininga de Seleções, na categoria Principal. Na mesma temporada, o clube obteve ouro no futebol dos Jogos Regionais de Santo André, na Segunda Divisão, e o bronze nos Jogos Abertos da Juventude.

Mas a maior glória (até o momento) estava reservada para 2010. Base trabalhada há anos e investimentos bem coordenados levaram ao inédito título de campeão paulista de futsal, vencendo ao Palmeiras numa final memorável. Aquele 20 de dezembro entrou para a história de Cotia, sendo o primeiro clube da cidade, em qualquer modalidade, a chegar no posto mais alto de uma competição oficial do Estado de São Paulo. O delicioso ano de vitórias contou antes com mais três títulos: o bi do Piratininga, a Super Copa Paulista de futsal e a Copa Futebol Mulher.

Em 2011, o crescimento foi expandido para as competições nacionais. A Kurdana não só representou Cotia e o Estado de São Paulo na Taça Brasil Adulta, mas também obteve uma franquia para a disputa da Liga Futsal, o mais importante certame nacional. E os títulos continuaram: tri do Piratininga, bi dos Regionais-campo (mais uma vez, em Santo André) e campeã da Copa Regional de futsal. Além disso, veio a prata no futebol de campo Jogos Abertos do Interior - Segunda Divisão, deixando equipes do Campeonato Paulista da modalidade para trás.

O ano também foi marcado pela inclusão de mais uma modalidade na Kurdana: o vôlei masculino juntou-se ao futsal e futebol feminino, com o nome de ACEK (abreviação do nome oficial). O intuito era representar a cidade na exigente Federação Paulista de Volleyball, em sua Primeira Divisão. Seguindo o caminho de luz do clube, o vôlei se mostrou igualmente vencedor, ficando com a prata nos Regionais - Primeira Divisão, o ouro nos Abertos - Segunda Divisão e o vice na Copa Piratininga, campeonato estadual federado do segundo semestre, conseguindo sua primeira final na entidade já na temporada de estreia.

Uma década de trabalho foi completa, mas o clube não tem qualquer intenção de parar. Pelo contrário, busca incluir mais modalidades e fortalecer as que já possui. Tem o orgulho também de já ter atletas em seleções nacionais, estaduais e ex-jogadoras que estão no exterior, fazendo uma carreira vencedora além das fronteiras de nosso país.

Porém, a principal marca da Kurdana é formar pessoas, e não somente atletas. Tanto que a equipe feminina pode-se orgulhar de ter várias jogadoras e ex-jogadoras com formação universitária completa, aptas ao mercado de trabalho e à vida. Com essa visão, o clube continua lutador, assim como é na quadra e no campo, em busca de seus sonhos, tendo só o céu como limite.