quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estadual Principal: jogos das finais tem dias e locais definidos


Chegou a hora do coração bater mais forte. As finais do Estadual Paulista Principal de futsal feminino estão com os dias e locais definidos. A Kurdana/Cotia lutará pelo título inédito contra o Jaguaré/Palmeiras/Osasco em dois jogos.

O primeiro está marcado para a quinta-feira (16), às 15 horas, no Ginásio Municipal de Cotia. O segundo será na segunda-feira (20), às 16 horas, em Osasco, no Centro Esportivo Domingos Piteri. Quem fizer mais pontos será campeão. Se houver uma vitória de cada equipe ou dois empates, haverá prorrogação no segundo jogo. Ocorrendo empate no tempo extra, o título será decidido nos pênaltis.

* Saibam os caminhos percorridos pelas equipes


A Kurdana chega pela primeira vez à final com uma campanha histórica. Jogou 16 partidas, vencendo 11, empatando três e perdendo duas, ficando com índice técnico de 2,25 pontos por jogo. Marcou 73 gols e sofreu 41. A artilheira é a ala Lum, revelação da equipe, com 22 gols. Ela está há apenas quatro de Tita, principal goleadora da competição, do já eliminado Taboão da Serra.

Na semifinal, as cotianas eliminaram a Sabesp/São Bernardo, clube com maior número de títulos na história do futsal feminino. Fora de casa, empataram em 2 a 2. E, em casa, venceram por 7 a 4. Além de Lum, a equipe vem contando com as boas atuações da ala/pivô Susana, da fixa Arine e da goleira Márcia.

A Kurdana já faturou três títulos em 2010, sendo dois no futsal (Troféu Piratininga Principal e Super Copa Paulista) e um no campo (Copa Futebol Mulher). Porém, não há dúvidas que este é o mais ambicionado pelas comandadas de Andressa Azevedo. Além do ineditismo, a conquista dá direito à disputa da Taça Brasil de Clubes de 2011. Para a primeira partida da final, a equipe virá completa.

Do outro lado, um adversário de respeito. O Jaguaré/Palmeiras/Osasco lutará pelo seu quarto título no Estadual Principal. Conquistou em 2006, 07 (como Jaguaré/Corinthians) e 08. Na edição de 2010, jogou 18 partidas, contabilizando 16 vitórias, um empate e uma derrota (índice de 2,72 pontos). Marcou 102 gols e sofreu 25. Jessiquinha, com 18 gols, é a artilheira alviverde.

Na semifinal, as osasquenses sofreram para se classificar ante ao atual campeão estadual, São Caetano/Corinthians. Na ida, perderam de 3 a 1. Na volta, venceram por 4 a 2 e seguraram o placar de 0 a 0 na prorrogação, com direito à dois tiros livres sem barreira defendidos pela goleira Paulinha.

Apesar da dificuldade na semi, o adversário vem com o retorno de suas estrelas para as finais. A capitã Cilene e Jessiquinha estavam ausentes. Ambas serviram à Seleção Brasileira, campeã do I Torneio Mundial de Futsal Feminino, disputado na Espanha. A final foi no último dia 11, com o Brasil fazendo 5 a 1 em Portugal.

O último duelo entre Kurdana e Palmeiras foi na semifinal do Torneio Cruzeirão, em Sorocaba (SP). No dia 30/03, jogando com a camisa da Mancha Verde, as osasquenses venceram por 3 a 2. Este foi o único jogo entre as equipes neste ano, no futsal. No campo, as duas se encontraram nos Jogos Regionais de Guarujá: na final, em 17/07, vitória de Osasco por 1 a 0.

As cotianas, contudo, não estão demonstrando temor. Sabem que enfrentarão um bom time, mas tem no conjunto sua principal força. Nos últimos quatro anos, a Kurdana sempre esteve entre as quatro melhores equipes do Estado, mesmo com poucas atletas para troca. Em 2010, com um plantel reforçado, o desempenho foi melhor e a cidade de Cotia tem reais chances de ver um final diferente para a história, com um novo campeão paulista.

* Tabela das finais


16/12 - 15:00 - Kurdana/Cotia x Jaguaré/Palmeiras
Ginásio Municipal (Cotia)
Endereço: Rua Ouro, s/n, Parque Bahia (altura do km 33.5 da Rodovia Raposo Tavares)

20/12 - 16:00 - Jaguaré/Palmeiras x Kurdana/Cotia
Centro Esportivo Domingos Piteri (Osasco)
Endereço: Rua Ciriema, 120, Vila Ayrosa

Nota - artilharia da Taça São Paulo de Futebol Feminino

Conforme informou o prof. Alfredo Weiss, da organização da competição, por e-mail, a artilharia da 3ª Taça São Paulo de Futebol Feminino Sub 17 ficou empatada. Déby, zagueira da Kurdana/Cotia, teve os mesmos sete gols que Verônica, do CE Vila Guarani. Portanto, ambas são as goleadoras do campenonato.

Parabéns à ambas, especialmente à nossa Déby!

I Torneio Mundial de Futsal Feminino: Brasil é campeão

Fotos: CBFS (Divulgação)


Realizou-se, na Espanha, o I Torneio Mundial de Futsal Feminino entre seleções. E o Brasil foi campeão invicto. Na final, disputada no último sábado (11), venceu Portugal por 5 a 1, na cidade de Alcobendas.

É uma conquista histórica, pois trata-se da primeira edição de um Mundial, ainda que sem a chancela da FIFA. A competição contou com oito seleções, consideradas de ponta entre as demais. As canarinhas chegaram ao título com quatro vitórias e um empate. Foram 39 gols marcados e apenas três sofridos - melhor ataque e defesa do campeonato.

* Após susto, brasileiras deslancham na competição


O Mundial foi disputado nas cidades de Alcobendas e Torrejón de Ardoz, ambas na região de Madri (capital da Espanha). Os oito países foram divididos em dois grupos. No A, em Alcobendas, estavam Brasil, Portugal, Tailândia e Venezuela. No B, em Torrejón, ficaram Espanha, Japão, Rússia e Guatemala. Duas por chave iam para as semifinais.

Os jogos começaram no dia 06. O Brasil estreou goleando a Venezuela, por 14 a 0. No dia seguinte, teve dificuldade contra Portugal, empatando em 2 a 2, com gol de pênalti a 12 segundos do fim. Passado o susto, no dia 08, fez 14 a 0 na Tailândia, ficando em primeiro no Grupo B. Portugal passou em segundo.

No Grupo A, a Espanha confirmou seu favoritisimo, vencendo suas três partidas. A segunda vaga ficou com a Rússia.

As semifinais foram disputadas no dia 10, em Alcobendas. O Brasil mostrou superioridade e fez 4 a 0 na Rússia. A surpresa ficou por conta do outro jogo: Portugal venceu a Espanha por 4 a 3, eliminando as donas da casa.


Na final, as comandadas de Vander Iacovino fizeram uma grande apresentação, já que sabiam da dificuldade do adversário. Com dois gols de Luciléia, um de Cilene, outro de Vanessa e o tento final de Jéssika, marcaram 5 a 1 em Portugal e determinaram que o melhor futsal feminino do mundo é do Brasil.

Segundo a goleira Jozi, capitã da equipe, a goleada na final foi possível porque as canarinhas entraram esperando um jogo duro: "Entramos preparadas para muitas dificuldades. Nosso time esteve muito concentrado durante toda a partida e acabou por tornar o jogo mais fácil".

* Desabafo de melhor do mundo


Após a final, o técnico Vander fez um desabafo ao site da Confederação Brasileira de Futsal. Afinal, as brasileiras não eram consideradas favoritas: "É um momento especial. Falaram que nosso time era terceira ou quarta força, que só ganhávamos Sul-Americano e elas provaram que o Brasil é forte no futsal. É o primeiro campeonato como esse e elas podem guardar para sempre esse título".

A Seleção contou com 14 atletas: Jozi (capitã), Néia e Giga Paraná (goleiras); Valéria, Taty e Cilene (fixas); Gaby, Neguinha, Jéssika, Jessiquinha, Vanessa e Marcela (alas); Luciléia e Ju Delgado (pivôs). A artilheira brasileira foi Vanessa, da UnoChapecó (SC), com 9 gols.

Vale destacar que a competição teve cobertura da mídia espanhola. Vários veículos locais de informação deram atenção para este primeiro Mundial, especialmente a webTV Decinco Televisión (http://www.decincotv.es/), que transmitiu ao vivo vários jogos, incluindo a decisão.