quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sub 18 começa ano da Kurdana/Cotia com troféu


Um troféu sempre é bom para começar a temporada. E foi exatamente o que aconteceu com o futebol feminino da Kurdana/Cotia. No sábado de Carnaval (18), a equipe Sub 18 do clube venceu amistoso contra o CE Vila Guarani nos pênaltis por 3 a 2, após 0 a 0 no tempo normal. A partida foi disputada no gramado sintético do Acadêmicos da Cidade Dutra (zona sul de São Paulo).

O início com o pé direito animou às jovens atletas e às experientes garotas do elenco Principal. Afinal, o Sub 18 foi comandado por Daniela Xininha, lateral e pivô da equipe adulta, com auxílio de quatro companheiras. Fora isso, a vitória teve um pequeno gosto de revanche: em 2010, contra a mesma equipe, Cotia perdeu nas penalidades a disputa de terceiro lugar na Taça São Paulo Sub 17.

Após o amistoso, o Sub 18 pôde ter folga, enquanto que o Principal já se encontrava em descanso. As duas categorias participaram da pré-temporada em Bertioga (litoral norte), visando as competições de futsal e futebol feminino de 2012. Os trabalhos somente serão retomados no próximo dia 27, no Ginásio Municipal, com um treino para as adultas e dois para o Sub 21.

* Equipe movimentou-se bem, e goleira pegou pênalti decisivo


A partida foi equilibrada o tempo todo. Equipes começando o ano, pegando entrosamento e buscando errar pouco. A Kurdana conseguiu, por algumas vezes, colocar o padrão de movimentação que treinou em Bertioga, tornando o jogo mais dinâmico no ataque e mais seguro na defesa.

Mesmo assim, o Vila Guarani chegou algumas vezes no gol cotiano, tendo até dois escanteios no final - bem interceptados pela goleira Letícia Cupertino, aprovada na peneira da Kurdana e com histórico no Taboão da Serra. Nada de gols e, no melhor estilo festival, cobrança de pênaltis para ver quem ganharia o pequeno troféu em disputa.

Foram três tiros de cada lado. Cotia converteu todos, com Thays, Isa (escolhida melhor da partida) e Aline. O Vila Guarani acertou dois e, no chute decisivo, Letícia Cupertino defendeu, dando o primeiro prêmio do ano para a Kurdana. Alegria das meninas, que colheram um fruto inicial no longo trabalho que virá.


O objetivo maior do Sub 18 chama-se Jogos Abertos da Juventude, competição estadual ambicionada por praticamente todas as cidades que tem categoria de base no futebol feminino. A Kurdana entrou em campo com: Letícia Cupertino; Priscila Loiola (Evellyn), Letícia Ávila, Lettycia Gomes e Thays; Aninha, Paloma, Isa e Aline; Amanda e Luísa.

A treinadora Daniela Xininha teve auxílio de Charly Wendy, que está se despedindo do comando da base, já que assumirá em breve um trabalho com categorias menores num clube de futebol masculino. Além dela, a goleira Márcia foi a treinadora da boa arqueira juvenil, começando bem o ano. Por fim, as adultas Tati e Dai Carioca completaram o staff técnico cotiano na peleja.