domingo, 17 de abril de 2011

Kurdana/Cotia estreia terça na Liga Futsal Feminina


Momento histórico à vista. Quando colocarem os pés na quadra, as atletas do futsal feminino da Kurdana/Cotia (SP) irão por a cidade que representam na mais importante competição nacional da modalidade. Na próxima terça-feira (19), a atual campeã paulista estreia na Liga Futsal Feminina.

A Kurdana está no Grupo B, que será em Caçador (SC). Logo de cara, estreará contra a equipe da casa, o Kindermann - campeão da competição em 2007 - às 20 horas. Em seguida, jogará mais quatro vezes até o dia 23, na Fase de Classificação, lutando por vaga nas quartas de final.

As cotianas embarcam para Santa Catarina neste domingo (17), às 20 horas, saindo do Ginásio Municipal de Esporte da cidade. Ficarão hospedadas no Hotel Kindermann, bem próximo ao local de todos os jogos do Grupo B, o Ginásio Paulo Schieffler.

* Vejam a fórmula de disputa

São 12 clubes participando, divididos em duas chaves de seis. No Grupo A, disputado em Chapecó (SC), estarão a atual tricampeã e sediante UnoChapecó/Female, Jaguaré/Palmeiras/Barueri (SP), Nacional Gás/Unifor (CE), Chimarrão (RS), São Caetano/Sabesp (SP) e Barateiro/Brusque (SC).

No B, além de Kurdana e Kindermann, teremos Unesc/Criciúma (SC), ADJ/Jaraguá do Sul (SC), Pindamonhangaba (SP) e Estrela de Guarulhos (SP). De cada chave passam quatro equipes para as quartas de final. Os critérios de desempate são, na ordem, confronto direto, número de vitórias e saldo de gols.

Depois, virão os mata-matas, em jogos de ida e volta. Passa de fase quem somar mais pontos ao fim das duas pelejas. Em caso de uma vitória para cada lado ou dois empates, haverá prorrogação. Persistindo a igualdade, teremos pênaltis.

Nas quartas de finais as equipes farão o chamado cruzamento olímpico (1º de uma chave x 4º da outra e 2º de uma x 3º da outra). O mando da segunda partida será para a equipe melhor posicionada. Os vencedores farão a semifinal, cada qual terá o mando da segunda partida de acordo com a melhor campanha somando as fases anteriores. A final seguirá o mesmo formato, sendo que o jogo decisivo está previsto para 30 de junho.

* Novidades nas franquias

Será uma liga de muitas novidades entre os participantes. Para começar, temos a entrada de dois novos franqueados: ACE Kurdana/Cotia e Barateiro/Brusque. Estes se juntam à UnoChapecó, Kindermann/Caçador, Jaguaré/Palmeiras, Unesc/Criciúma e Nacional Gás/Unifor. Dois franqueados se licenciaram: Sercomtel/Londrina (PR) e Hidráulica Brasil (GO).

Outras marcas emprestaram suas franquias. Para começar, a tradicional Associação Sabesp se juntou ao São Caetano Futsal, formando um novo projeto. Já o Seleto de Maringá (PR) cedeu sua vaga ao Estrela de Guarulhos. A Dal Ponte passou a sua vaga do gaúcho Chimarrão para a ADJ de Jaraguá do Sul, que jogou como Malwee/Barateiro em 2010. Mas o Chimarrão, primeiro campeão da Liga Futsal em 2005, não ficou de fora, pois recebeu a vaga do KK Golaso, que cedeu a sua ao Sport Recife (PE) nas duas últimas edições.

Fechando a lista, apenas uma equipe convidada. Trata-se da paulista Pindamonhangaba, ou simplesmente Pinda, do Vale do Paraíba. Embora use o nome Sabesp/Pinda, por representar a Associação daquela cidade, não tem relação com a franquia que está com o São Caetano.

* Acompanhem tudo em tempo real

Todos os jogos serão transmitidos em tempo real no site http://www.futsaldobrasil.com.br/portal/ligafeminina . Há a expectativa de que as partidas sejam transmitidas ao vivo em vídeo - algo que já vem sendo feito nos últimos dois anos.

* Vejam a tabela de jogos da Kurdana/Cotia no Grupo B da Liga 2011

19/04 - 20:00 - Kindermann/Caçador x Kurdana/Cotia
20/04 - 17:00 - Pindamonhangaba x Kurdana/Cotia
21/04 - 17:00 - Kurdana/Cotia x Estrela de Guarulhos
22/04 - 18:30 - Unesc/Criciúma x Kurdana/Cotia
23/04 - 16:30 - Kurdana/Cotia x ADJ/Jaraguá