domingo, 20 de março de 2011

Sonho realizado: Kurdana/Cotia está na Liga Futsal!

Foto: Divulgação

Tudo confirmado. Um sonho se realizou. A Kurdana/Cotia (SP) está na Liga Futsal Feminina, nada menos que a competição mais importante da modalidade no Brasil. A inclusão do clube como franqueado ocorreu na reunião que definiu a competição em Goiânia (GO), na segunda-feira passada (14).

Atual campeã paulista adulta, a Kurdana sempre alimentou o desejo de participar da Liga. A sua entrada já foi planejada algumas vezes, mas nunca dava certo - principalmente por motivos financeiros. Em 2011, a história mudou, consolidando a presença cotiana em nível nacional.

Na reunião, ocorrida na sede da Federação Goiana de Futsal, foram traçadas as diretrizes da sétima edição. Equipes novas confirmando presença, antigas saindo, convidadas sendo chamadas e a fórmula de disputa deram a tônica do encontro. A Kurdana foi representada pela técnica Andressa Azevedo e por Daniel Souza, presidente da Liga Cotiana de Futsal.

* Mais novidades entre os franqueados

Comecemos pelas equipes que estrearão. Além da Kurdana/Cotia, entrou como franqueado o Barateiro/Brusque (SC). Na verdade, os catarinenses já estiveram em 2010, mas unindo forças com a ADJ, de Jaraguá do Sul. Desta vez, cada um terá sua equipe.

No que diz respeito ao aluguel ou empréstimo de vagas, o Maringá/Seleto (PR) cedeu a sua para o Estrela de Guarulhos (SP), que jogará com o nome Estrela/Seleto. A tradicionalíssima Associação Sabesp (SP) não terá equipe própria, mas estará junto com o São Caetano Futsal, formando uma nova parceria. Já a ADJ (Associação Desportiva Jaraguá) jogará com a franquia da DalPonte, que antes estava com o Chimarrão (RS). Sem problemas, pois o primeiro campeão da Liga estará presente - ao que parece, com a franquia do KK Golaso, que estava com o Sport Recife (PE). Fechando as novidades, Pindamonhangaba (SP) entrará como equipe convidada, com o nome de Sabesp/Pinda - não confundir com a franquia que está em São Caetano.

Mas nem tudo é alegria. Afinal, numa modalidade em crescimento, ausência de equipes que estiveram sempre presentes deve ser lamentada. A Sercomtel/Londrina (PR), campeã de 2006, e a Hidráulica Brasil (GO) pediram licenciamento neste ano.

Das equipes anteriores, presenças confirmadas da atual tricampeã UnoChapecó/Female (SC), do vice Kindermann/Caçador (SC), da Unesc/Criciúma (SC), do Jaguaré/Palmeiras, que agora está em Barueri (SP), e da Nacional Gás/Unifor (CE).

* Formato segue igual aos anos anteriores


Foto: Divulgação

Havia possibilidade da Liga ser disputada em jogos de ida e volta dentro de grupos, num formato mais longo - defendido por alguns clubes. Porém, devido à questões de custo, a CBFS pediu para que siga ainda o formato realizado desde 2007: fase de classificação jogada em turno único dentro de sedes e mata-matas em ida e volta. O pedido dos clubes para que a competição se realizasse no primeiro semestre (de abril a julho) foi mantido.

Sendo assim, o regulamento será o mesmo de 2009 e 2010. As 12 equipes estão divididas em duas chaves de seis. Quatro franqueados passam por grupo, totalizando oito. A partir daí, começam os mata-matas (quartas, semi e finais), com vantagem de mando na segunda partida para a melhor campanha, até se conhecer o campeão.

As sedes dos grupos serão Chapecó (chave A) e Caçador (chave B), tendo como cabeças o campeão e o vice do ano passado, respectivamente. As equipes restantes foram distribuídas de acordo com a posição final de 2010 e com as confirmações das estreantes, bem como sua categoria (franqueado, cedido ou convidado).

A Liga terá sua fase de classificação entre os dias 19 e 23 de abril. A tabela será divulgada em breve. Em maio, começam as quartas de finais. A previsão é que o campeão seja conhecido até dia 02 de julho.

* Kurdana já se prepara para competição dominada pelo Sul

A negociação e a argumentação para a Kurdana/Cotia entrar na Liga Futsal alternou entre momentos difíceis e fáceis. Mas, ao fim, deu tudo certo - especialmente pela convicção de entrar como franqueado. Segundo Daniel Souza, isso já poderia ter acontecido há anos atrás: "Na primeira reunião da Liga Futsal, quando foi montada em 2005, tentamos entrar, mas não foi possível. Aguardamos muitos anos e nossa hora chegou".

E Andressa não esconde o contentamento. "Estamos nos preparando para a competição, já acertando desde o uniforme até a logística. Até os treinos já estão ocorrendo pensando na Liga, que é algo onde queríamos estar há muito tempo", comentou.

A missão das guerreiras de Cotia não será fácil. A Liga é considerada a competição de mais alto nível no salonismo feminino nacional. Porém, não há temor entre as atletas, apenas a ansiedade pelo momento tão esperado.

Em sete edições da competição, apenas as equipes do Sul do Brasil sagraram-se campeãs. Em 2005, deu Chimarrão. Em 2006, foi a vez de Londrina. 2007 teve o Kindermann como vencedor. De 2008 a 2010, a trilogia dos títulos da UnoChapecó. O Estado de São Paulo, que terá a quantia inédita de cinco equipes, tenta quebrar essa escrita. Para tanto, contará como um de seus representantes na Liga o seu atual campeão adulto.

* Vejam os grupos da Liga Futsal Feminina 2011 - 7ª edição

Grupo A (sede: Chapecó)

UnoChapecó/Female (SC)
Jaguaré/Palmeiras/Barueri (SP)
Nacional Gás/Unifor (CE)
São Caetano/Sabesp (SP)
Barateiro/Brusque (SC)
Chimarrão (RS)

Grupo B (sede: Caçador)

Kindermann/Caçador (SC)
Unesc/Criciúma (SC)
ADJ/Jaraguá do Sul (SC)
KURDANA/COTIA (SP)
Pindamonhangaba/Sabesp (SP)
Estrela de Guarulhos/Seleto (SP)