quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Abertos do Interior: após jogar campo, guerreiras de Cotia conseguem virada no futsal feminino; vôlei masculino vence e capoeira não consegue medalha


Cotia teve uma quarta-feira (10) importante nos Jogos Abertos do Interior, disputados em Santos (SP). Afinal, foi impressionante o que aconteceu com a equipe da Kurdana, no futsal feminino Sub 21: virada de 4 a 2 sobre Mauá, logo em seguida de fazer um jogo no futebol de campo.

Nos gramados, as garotas perderam de 2 a 0 para Araraquara, ficando em quarto lugar na Segunda Divisão. Havia proximidade de horários, fazendo-se necessário que a equipe se desdobrasse para cumprir seus compromissos. Graças ao esforço e garra, a vitória no futsal deu o primeiro lugar no Grupo E.

No vôlei masculino livre, Cotia venceu Rio Claro, por 2 sets a 0, no Grupo A, e conseguiu sua classificação para as quartas de finais. Já o feminino perdeu de 2 a 0 para Itatiba, sendo eliminado do Grupo C. Por fim, a capoeira, representada por Sheila Gomes, ficou em quinto no peso médio, não conseguindo medalha.

* Futebol e futsal feminino: um time que vale por dois


Como fazer? Um jogo às 09 horas. Outro, às 10 horas. A mesma equipe. O jeito foi se desdobrar. A Kurdana jogou primeiro a decisão do bronze, no futebol de campo, na Abrescas, contra Araraquara, representada pela Ferroviária. 14 atletas foram para o jogo e outras quatro nem se trocaram, aguardando o futsal, que seria no distante Internacional de Regatas, uma hora depois.

No jogo, Araraquara dominou de início, chegando ao gol aos seis minutos, com Michelle, de cabeça. Após 526 minutos, a goleira Márcia tomava seu primeiro tento na Olimpíada Caipira. Cotia tentou reagir, criando quatro chances no ataque, sem sucesso. A Ferroviária respondia com perigo, tendo as jogadas de cabeça como principal arma.

No intervalo começou a "operação futsal": Lum, que entrou de titular, deixou o campo, dando lugar à Susana. Ela foi junto com as outras quatro meninas para o Internacional de Regatas. O jogo continuou, e até a técnica Andressa Azevedo estava trocada, para uma eventual substituição.

A forte defesa cotiana, com a "xerife" Arine e Fran, buscava conter o adversário; as volantes Wendy e Karina também faziam sua parte. Mesmo assim, veio o segundo gol da Ferroviária. Aos 14 minutos, em posição duvidosa, Simone selou o bronze para Araraquara (que realmente jogou melhor) por 2 a 0. Cotia tentou diminuir, para voltar ao jogo. As finalizações não tiverem as redes como destino, apesar do esforço.

Fim de partida, e a equipe saiu correndo do campo. A técnica Andressa, a zagueira Fran e a volante Karina entrariam no jogo de futsal Sub 21. No trajeto, a notícia que Mauá vencia por 2 a 0 (gols de Laísa e Aline), pegando o primeiro lugar no Grupo E. Quando a equipe adentrou o ginásio, estava para começar o segundo tempo. Mesmo cansadas, todas assumiram seus postos.

Aí começou o show de Cotia. Com toque de bola, velocidade e menosprezo ao cansaço, as garotas fizeram o que parecia impossível. Aos nove minutos, Deby fez o primeiro. Já no minuto seguinte, empate, novamente com Deby, após rebote da goleira.

A igualdade era suficiente para liderar a chave, mas uma equipe que tem um raçuda capitã, como Karina, sempre quer mais. Basta ver que ela, apesar do desmaio na partida contra Botucatu por choque de cabeças, tratou de cabecear para afastar os lançamentos longos no campo. Sem medo. Com vontade. Com raça.

Conclusão: virada! Deby fez o terceiro do time, aos 16, dando carrinho para desviar lançamento. Seu terceiro gol na partida ou, como diriam os ingleses, um hat trick. E, aos 17, Lum, aquela que saiu no intervalo do campo, fez 4 a 2, sacramentando a liderança do Grupo E para Cotia.

Parece exagero, mas não é. Tanto que o secretário de Esporte de Cotia, Arnaldo Sousa, o Nadinho, confidenciou mais tarde: "Para mim, as meninas não precisam ganhar mais nada. Tinham dois jogos para fazer e não entregaram o jogo em nenhum deles. Eu gosto de time assim, que não tem medo, que não escolhe adversário. Isso vale tanto quanto uma medalha. Estou muito feliz e orgulhoso com elas". Apresento à vocês, as guerreiras de Cotia. Um time e tanto, que vale por dois.

A formação no campo foi: Márcia; Tiko, Arine (capitã), Fran e Banana; Wendy, Karina, Priscila (capitã) e Lum (Susana); Luana e Marselly. No futsal, o cinco inicial foi: Tati; Thaís, Taisinha, Lum e Déby; chegaram no intervalo Karina e Fran.

Nesta quinta, a Kurdana jogará as oitavas de final, às 09 horas, na Arena Santos, contra Sertãozinho. Vencendo, pegará o surpreendente Guaratinguetá nas quartas.

* Vôlei: classificação no masculino e eliminação no feminino

Liderados pelo capitão Renato, o vôlei de Cotia continua firme nas passadas rumo ao bicampeonato. Jogando na Unimes, a equipe venceu Rio Claro por 2 sets a 0, classificando-se para os mata-matas. Após uma vitória apertada no set inicial, por 25 a 23, os meninos venceram o segundo por 25 a 18. Para ser líder do Grupo A, basta uma vitória nesta quinta sobre o eliminado Bauru, às 16 horas, na Unilus 3.

O feminino não fez um bom Abertos. No Grupo C, colecionou sua segunda derrota em dois jogos, e está eliminado. Jogando no Centro Esportivo da Zona Noroeste, foi batido por Itatiba por 2 a 0, com parciais de 16/25 e 18/25.

* Capoeira: representante solitária sai sem medalha

A capoeira feminina teve uma representante solitária de Cotia. No peso médio, Sheila Gomes defendeu a cidade no Colégio Santista (CAIS). Treinada pelo renomado mestre Jaguara, Sheila fez o seu melhor nas rodas que participou. No estilo Angola pontuou bem nas duas apresentações mas, no estilo regional, não recebeu boas notas - algo muito contestado pelo seu técnico.

A atleta ficou em quinto lugar, marcando quatro pontos para a cidade. Na modalidade, Cotia ficou em 12º, não pontuando para a classificação geral.

* Resumo do dia 10/11

Medalhas: 1 ouro e 2 bronzes
Pontuação (Segunda Divisão): 21 pontos (22º lugar)

Futebol Feminino - decisão do bronze
Cotia 0-2 Araraquara
Classificação final: 4º lugar (5 pontos)

Futsal Feminino Sub 21 - Grupo E
Cotia 4-2 Mauá

Vôlei Masculino livre - Grupo A
Cotia 2-0 Rio Claro (parciais de 25/23 e 25/18)

Vôlei Feminino livre - Grupo C
Cotia 0-2 Itatiba (parciais de 16/25 e 18/25)

Capoeira Feminina
Peso Médio - Sheila Gomes - 5º lugar
Pontuação final: 4 pontos (12º lugar)