sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Kurdana/Cotia começa a disputa das quartas de final do Estadual de futsal


Que venham os mata-matas, com muita emoção à vista! O Estadual Principal de futsal feminino entra, a partir deste fim-de-semana, na sua reta decisiva. Oito equipes duelarão pelo primeiro título federado da temporada no Estado de São Paulo. Entre elas, está a Kurdana/Cotia, atual campeã.

Nas quartas de final, as cotianas enfrentarão Pindamonhangaba em duas partidas. A primeira será neste sábado (06), às 15 horas, no Ginásio Rita Eny Cândido (Araretama), casa do adversário inaugurada recentemente em medidas oficiais para o futsal. A segunda, em Cotia, no Ginásio Municipal, às 14 horas do dia 13.

Segundo o regulamento, passa às semifinais quem somar mais pontos nas duas pelejas. Se houver uma vitória de cada lado ou dois empates, teremos prorrogação no segundo jogo. Mantida a igualdade, vantagem para a Kurdana pela melhor posição na Fase de Classificação.

A fórmula de disputa será a mesma nas semifinais, com vantagem para a melhor campanha. Na final, a diferença é que o desempate na segunda partida, após a prorrogação, ocorrerá com pênaltis.

Se vencer Pinda, Cotia pega o vencedor da série entre Grêmio Esportivo Osasco e XV de Piracicaba/Rezende. As outras quartas terão os seguintes duelos: Jaguaré/Barueri/Palmeiras x DE Pinhal e CA Taboão da Serra x São Caetano/Sabesp.

A competição movimenta as quadras paulistas desde abril, tendo uma pausa em virtude dos Jogos Regionais. A artilharia está com Zan, de Taboão, com 24 gols. A goleadora máxima de Cotia é Aline Lum, com 11 tentos.

* Retrospecto e quatro últimos jogos


A Kurdana terminou a Fase de Classificação em segundo lugar do Grupo B, com 21 pontos. Venceu seis partidas, empatou três e perdeu apenas uma. Marcou 33 gols e sofreu 25. A chave terminou com liderança do Palmeiras (28). São Caetano (15) e Piracicaba (11) completaram a zona de classificação. No Grupo B, liderança de Osasco, com 34 pontos. Taboão veio em segundo (24), tendo Pinda na cola (22). Pinhal (18) foi o último qualificado às quartas.

Nas quatro últimas partidas, a Kurdana enfrentou por três vezes equipes que estão nos mata-matas. Primeiro, um jogaço em 09 de junho, contra o São Caetano/Sabesp, em casa. Verdade que não era a tradicional Sabesp, com bela história no futsal feminino mundial. A entidade, atualmente, empresta seu nome à cidade de São Caetano, mas o brilho da disputa continua o mesmo.

A vitória foi por um suado 6 a 5. Déby abriu o placar. Daniele e Dulce viraram. Susana e Lum fizeram a reviravolta para Cotia. Na segunda etapa, o jogo da "caça e caçador". A capitã caetanense Renata empatou, Lum desempatou. Eram 12 minutos e, em poucos segundos, um festival de gols, agradando ao público e enloquecendo aos treinadores. Jenifer fez 4 a 4; Lum, teimosa, quis mostrar quem era a mandante; Jenifer, mais insistente ainda, igualou em cinco. Pois, faltando dois minutos, a predestinada do título de 2010, Arine, fez o gol da vitória.

No dia 11, nada de sofrimento. Goleada de 7 a 3 sobre Bebedouro, novamente em Cotia. Apesar do gol inicial visitante de Bruna, a Kurdana abriu vantagem com Lum, Fran, Ariadne e Susana. Por sinal, Ariadne é ala vinda de Jacareí - e já chegou com tudo em sua nova equipe.

Na segunda etapa, outro de Fran, um da capitã Priscila e o primeiro gol de Lorraine na competição fecharam a contagem caseira em 7. Tamires, por duas vezes, fez a honra da equipe do interior.

No dia 15, momento de visitar o respeitável São Caetano/Sabesp. E que jogo pegado! Após um primeiro tempo de muito estudo e sem gols, a equipe do ABC abriu o placar com Jeniffer. Faltando dez minutos, Aline Lum marcou o gol cotiano. Embora muitas chances foram criadas dos dois lados, o placar ficou mesmo em 1 a 1.

E, no dia 18, momento de fechar a fase inicial. Em casa, as atuais campeãs venceram ao XV de Piracicaba por 4 a 3. No primeiro tempo, vantagem de três gols, com as contratadas Ariadne e Lorraine e um tento da artilheira Lum. No segundo tempo, reação do XV, com um gol contra e outro de Ellen Cris. Wendy fez o quarto da casa, mas lá estava Ellen Cris para reduzir a diferença.

* Mudanças na fórmula anunciada e no nome da competição


O leitor pode estar um pouco confuso, mas é verdade. Inicialmente, a competição foi chamada de Metropolitano de Futsal Feminino. Durante o seu transcorrer, mudou para Estadual. Apesar desse nome, o campeonato não vale vaga para a Taça Brasil Adulta de 2012.

Por mais estranho que possa ser, a vaga será dada pelo Metropolitano de Futsal. Este sim, acontecerá no segundo semestre. O Arbitral está marcado para o próximo dia 12 e, apesar do nome, as equipes do interior poderão se inscrever.

A fórmula também mudou. Na reunião técnica que definiu a competição, no final de fevereiro, foi afirmado que os cruzamentos dos mata-matas ocorreriam conforme o índice técnico (divisão dos pontos ganhos pelo número de partidas), independente das chaves (1º x 8º, 2º x 7º e assim por diante). Pois, quando o regulamento foi finalmente apresentado, os cruzamentos passaram a ser por posições nos grupos (1º A x 4º B, 2º A x 3º B e sucessivamente).

Se fosse por ranking, os cruzamentos seriam totalmente diferentes. Apenas Osasco x Piracicaba seria mantido. Jaguaré, segunda melhor campanha, duelaria contra São Caetano. Cotia, terceira no geral, pegaria Pinhal. Por fim, Taboão e Pinda fariam os jogos de 4º x 5º. Para as semifinais, segundo o anteriormente proprosto, seria feito um novo ranqueamento.

Mas, conforme o regulamento entregue às equipes em junho, os cruzamentos da semi já estão determinados. Quem vencer de Cotia x Pinda pega quem passar de Osasco x Piracicaba; e, quem passar de Palmeiras x Pinhal, duela com o vencedor de Taboão x São Caetano.

* Vejam a tabela completa das quartas de final do Estadual

Jogos de ida
05/08 - 19:30 - São Caetano/Sabesp x CA Taboão da Serra (Gin. Joaquim Rabello)
06/08 - 15:00 - Pindamonhangaba x Kurdana/Cotia (Ginásio Rita Cândido)
06/08 - 19:00 - XV de Piracicaba/Rezende x Grêmio Esportivo Osasco (Gin. Jardim Prezotto)
07/08 - 20:00 - DE Pinhal x Jaguaré/Barueri/Palmeiras (Gin. Jaime Leme)

Jogos de volta
13/08 - 14:00 - Kurdana/Cotia x Pindamonhangaba (Gin. Municipal)
13/08 - 14:00 - Grêmio Esportivo Osasco x XV de Piracicaba/Rezende (Gin. Geodésico)
13/08 - 16:00 - Jaguaré/Barueri/Palmeiras x DE Pinhal (Gin. Parque dos Camargos)
13/08 - 19:30 - CA Taboão da Serra x São Caetano/Sabesp (Gin. Ayrton Senna)