segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Taça São Paulo de Futebol: Kurdana/Cotia perde o bronze nos pênaltis


Era para ser uma manhã dos sonhos no Estádio do Pacaembu. A equipe Sub 17 da Kurdana/Cotia disputou a medalha de bronze da 3ª Taça São Paulo de Futebol Feminino, mas perdeu o metal para o Clube Escola Vila Guarani, nos pênaltis, por 3 a 2 (após 2 a 2 no tempo normal). A partida ocorreu no último sábado (04).

Apesar da tristeza das jovens, que lutaram durante toda a competição, o 4º lugar conquistado foi importante. Existem pouquíssimos torneios de futebol para a categoria de base feminina e, neste, participaram 38 equipes da Grande São Paulo e interior.

Como consolo, a cotiana Déby foi uma das artilheiras da competição, com sete gols marcados. O título ficou com o Centro Olímpico, sagrando-se bicampeão ao bater o Palmeiras/Itatiba nos pênaltis, por 4 a 3, após 0 a 0 no tempo normal. Estes dois jogos passarão no Programa Sports Show, no próximo domingo (12), às 21 horas, no canal de televisão NGT (48 UHF em São Paulo).

* Kurdana saiu com 2 a 0 na frente


As primeiras chances do jogo foram da Vila Guarani, que contava com atletas do futsal feminino do Sesi. Com paciência, a Kurdana ganhou o meio-campo e chegou ao gol que abriu o placar com Amanda, aos 18 minutos, em chute de fora da área.

Três minutos depois, falta para Cotia, de longe. Déby foi para a batida e encobriu a goleira Letícia. 2 a 0 e o bronze bem perto.

O Vila Guarani reagiu e descontou aos 33, com gol de Verônica, após disputa de bola dentro da área. O placar de 2 a 1 foi levado para o intervalo, lembrando que, na Taça, são dois tempos de 35 minutos.

* Pressão da Vila Guarani, descontos excessivos e empate

No segundo tempo, o Vila Guarani subiu todo ao ataque, criando quatro boas chances. A Kurdana respondeu quase ampliando o marcador, em lance pela direita. Além disso, chegou a colocar uma bola nas redes, mas em impedimento.

Nos minutos finais, o Vila Guarani prosseguia no ataque, enquanto que a Kurdana contra-atacava. A partida já se encontrava nos descontos, dos quais a comissão técnica cotiana reclamou bastante, pois foram dados de forma exagerada. Como o Vila Guarani nada tem a ver com isso, em jogada de escanteio, aos 38 minutos, Vêronica empatou de cabeça, levando o jogo para os pênaltis.

* Derrota nos pênaltis e 4º lugar premiado com medalha

Nas cobranças, Thaís e Débora converteram para Cotia, mas Snoop mandou na trave, Brenda chutou por cima e Isa bateu para fora. Na Vila Guarani, Fernanda teve chute defendido pela goleira Verônica. Já Luciele, Fabiana e Bruna fizeram os seus gols, conquistando o bronze.

Na premiação, uma atitude digna de elogio: a Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo, que organiza a competição, deu medalhas às atletas da Kurdana/Cotia, mesmo com o 4º lugar, valorizando quem chegou nesta posição. Tal atitude já vem sendo tomada em competições escolares e deve virar tendência internacional visto que, na próxima edição da Copa América, o derrotado na decisão do bronze deve ganhar medalha de cobre.

As duas partidas de sábado foram acompanhadas por Juliana Cabral, ex-zagueira da Seleção Brasileira com medalhas mundiais e olímpicas e apresentadora da RedeTV.

* Campanha da Kurdana/Cotia na 3ª Taça São Paulo de Futebol Feminino Sub 17


Fase de Grupos
Grupo D

29/08 - Kurdana/Cotia 5-1 São Bernardo
12/09 - Kurdana/Cotia 1-4 Taboão da Serra
19/09 - Kurdana/Cotia 4-0 Aristocrata Clube

Oitavas de final
30/10 - Kurdana/Cotia 5-0 Brasileirinho

Quartas de final
20/11 - Kurdana/Cotia 2-0 Taboão da Serra

Semifinal
27/11 - Kurdana/Cotia 2-3 Palmeiras/Itatiba

Decisão do bronze
04/12 - Kurdana/Cotia 2-2 Clube Escola Vila Guarani
(2-3 nos pênaltis)

Desempenho:
4º lugar
7 jogos - 4 vitórias, 1 empate, 2 derrotas
21 gols pró, 10 gols sofridos (+11 de saldo)
Artilheira da equipe e da competição: Déby (7 gols)

Elenco:

Goleira:
Verônica

Laterais:
Tati
Syd
Fernanda

Zagueiras:
Déby (capitã)
Paulinha
Carina

Volantes:
Snoop
Brenda
Bianca

Meias:
Isa
Thaís

Atacantes:
Aline
Amanda
Bia

Comissão Técnica:
Técnica: Charly Wendy
Auxiliar: Daniela Xininha
Massagista: Maria Oliveira

Estadual Principal: Kurdana/Cotia empata com Sabesp em São Bernardo


As semifinais do Estadual Paulista Principal de futsal feminino tiveram seu início na última sexta-feira (03). A Kurdana/Cotia foi à São Bernardo do Campo, onde empatou em 2 a 2 com a Associação Sabesp, no Ginásio Poliesportivo Adib Moisés Dib.

A igualdade não dá vantagem para nenhuma das equipes no tempo normal da segunda partida. Portanto, no próximo sábado (11), quem vencer no Ginásio Municipal de Cotia, às 15 horas, estará na decisão. Se houver empate, teremos prorrogação - aí sim, com vantagem de igualdade para a Kurdana, por melhor campanha.

Na outra semifinal, disputada em São Caetano do Sul, na mesma sexta, o Corinthians tirou a invencibilidade do Jaguaré/Palmeiras, por 3 a 1. Sem Jessiquinha e Cilene, ambas na Seleção Brasileira que disputa o Torneio Mundial, na Espanha, o Verdão precisa vencer em Osasco, no dia 10, para forçar o tempo extra, retomando a vantagem de empate. Vale lembrar que o Timão é o atual campeão estadual.

* Kurdana na frente

O primeiro tempo começou com ataques das locais. Mas, aos cinco minutos, as cotianas surpreenderam as mandantes, marcando o primeiro gol. Neguinha fez jogada pela esquerda e centrou para a matadora Susana, na área, abrir a contagem.

A Kurdana, que veio desfalcada de Luana (expulsa na última partida) e Karina, se animou e arriscou mais ataques, visando ampliar o marcador. Quem armava as jogadas era a fixa Arine, com seu passe de qualidade. Susana desviou bola de cabeça, obrigando boa defesa da goleira Magda. Mais perto do fim da etapa inicial, a Sabesp respondeu com perigo, e quase chegou ao empate: Camila Gadeia chutou e Neguinha tirou em cima da linha.

* Belos lances de duas fortes equipes


No segundo tempo, a Sabesp subiu a marcação. A equipe comandada por Maria Cristina de Oliveira, primeira técnica da Seleção Brasileira de futsal feminino, teve uma grande chance com Bruninha, que mandou na trave. A capitã Priscila sentiu contusão no joelho direito, deixando a quadra.

Aos sete minutos, Silvana recebeu sua primeira bola com liberdade, na entrada da área, e não perdoou, empatando o jogo. A Kurdana nem deu tempo para comemorações. Dois minutos depois, Tiko escorou de cabeça um lançamento longo e deixou Lum sozinha diante de Magda; a craque de Cotia girou e bateu, fazendo 2 a 1 para as comandadas por Andressa Azevedo.

A vantagem e a volta da capitã Priscila deram ânimo à Kurdana. Pouco depois, aproveitando lançamento, Lum bateu à gol, tirando da goleira Magda, mas a bola caprichosamente beijou a trave. A Sabesp respondeu com Silvana de goleira-linha. Aos 15 minutos, Julye recebeu passe na esquerda e bateu firme para empatar em 2 a 2.

Antes do fim, mais algumas chances, mas Magda e Márcia, goleira da Kurdana, evitaram mudanças no escore. Tudo igual, com a decisão da vaga ficando toda para o solo cotiano.

A Kurdana foi para a quadra com: Márcia; Arine, Priscila, Lum e Susana. Entraram: Neguinha, Wendy e Tiko.