quarta-feira, 7 de março de 2012

Copa Dani Alves: relembrem uma competição não-documentada pela Kurdana em 2010


São tantos jogos e tantas competições que envolvem o futebol feminino no século XXI que, às vezes, nos perdemos. Bom para as garotas, que vivem um momento de crescimento na modalidade.

E quem pensa que há poucas competições para a base, se engana. Prova disso é o vice-campeonato em 2010 da Kurdana/Cotia em um torneio não tão divulgado, mas bem organizado. Falamos da Copa Daniela Alves, sediada pelo Acadêmicos da Cidade Dutra, clube da zona sul paulistana.

O campeonato que leva o nome da craque da Seleção Brasileira Daniela Alves, medalha de prata em Atenas e Pequim e vice-campeã mundial, é voltado para a categoria Sub 18. As cotianas compareceram há dois anos, numa disputa que envolveu cinco times. Àquela época, a base da Kurdana era comandada por Aliny Neguinha, atleta do futsal e futebol feminino adulto do clube.


O regulamento era bem simples: clubes se enfrentando em turno único, passando os quatro melhores para as semifinais, disputadas em jogo único assim como a grande final. Se as partidas decisivas terminassem empatadas, teríamos pênaltis. Eram permitidas três atletas Sub 21, no melhor estilo das Olimpíadas - que é Sub 23 no masculino, mas permite três acima da idade. Além da Kurdana, compareceram os fortes Uni Sant'Anna e Taboão da Serra. O sediante Acadêmicos e o seu adversário regional, Aristocrata Clube, fecharam a lista.

A Copa foi de maio até julho. Na fase de classificação, a Kurdana fez uma boa campanha, vencendo duas partidas, empatando uma e perdendo outra. Os sete pontos deram vaga na semifinal. E, nesta, bateu ao time da casa por 2 a 0. A finalíssima foi contra a Uni Sant'Anna e, após um empate sem gols, perdeu nos pênaltis por 4 a 1.

Sendo assim, a temporada de 2010 da Kurdana contou com mais um troféu, além dos cinco computados: foram quatro de campeão e dois de vice. Este resultado na base teve um gosto todo especial, já que Cotia sempre aposta nas atletas formadas em casa. E o nível forte da competição, com clubes respeitáveis, qualifica a prata conquistada.

Em 2012, as cotianas devem voltar a disputar esta Copa. E o local já mostrou ser de boas energias para a Kurdana. Afinal, no último dia 18, o clube venceu o seu primeiro jogo do ano. Tratou-se de um amistoso contra o CE Vila Guarani, encerrado com vitória nos pênaltis por 3 a 2, após 0 a 0 no tempo normal. De quebra, as 'pequenas' ganharam um pequeno troféu.

Vejam como foi o desempenho da Kurdana/Cotia nesta competição redescoberta:

Copa Daniela Alves - 2010

Fase de Classificação
02/05 - Kurdana/Cotia 3-0 Aristocrata Clube
23/05 - Acadêmicos da Cidade Dutra 1-0 Kurdana/Cotia
30/05 - Kurdana/Cotia 3-1 Uni Sant'Annna
06/06 - Taboão da Serra 0-0 Kurdana/Cotia

Semifinal
27/06 - Kurdana/Cotia 2-0 Acadêmicos da Cidade Dutra

Final
18/07 - Kurdana/Cotia 0(1)-(4)0 Uni Sant'Anna

Resumo:
6 jogos - três vitórias, dois empates, uma derrota
8 gols marcados, 2 gols sofridos (saldo de +6)

Agora, vejam a campanha completa da Kurdana em 2010,
acrescida dos seis jogos da Dani Alves:


Para outras opções de visualização, cliquem abaixo:

Pôsters - para ver e guardar

O futsal feminino evoluiu muito, mas parece que as conquistas e histórias ainda são esquecidas. Para nada ser deixado de lado, cada título deve ser celebrado e seus registros guardados.

Pensando nisso, a assessoria de imprensa da ACE Kurdana/Cotia elaborou dois pôsters especiais das últimas conquistas importantes do clube. Eis, aqui, a foto com formação do título de campeã estadual de 2010 e do tri do Piratininga de 2011, ambos na categoria Principal.

Aproveitem, fãs e atletas da Kurdana! Olhem, guardem nos seus computadores, publiquem nas redes sociais e, melhor ainda, imprimam e coloquem na parede de casa, mostrando o orgulho de ser cotiana.

Pôster  - Kurdana/Cotia, campeã estadual de 2010
Cliquem aqui para o download em alta resolução

Pôster  - Kurdana/Cotia, tricampeã do Troféu Piratininga, 2009/10/11
Cliquem aqui para o download em alta resolução

Kurdana/Cotia treina campo três vezes por semana


Seriedade e trabalho em duas modalidades. As mulheres da Kurdana/Cotia não estão treinando apenas futsal, mas futebol de campo também. Nos gramados, as atividades ocorrem três vezes por semana, sempre às tardes de terça, quarta e sexta-feira.

Desde o último dia 28, as cotianas estão treinando no Clube de Campo Santa Cruz. Em função das competições previstas para 2012, as equipes adulta e Sub 17 treinam junto. O exército de guerreiras da bola, comandado por Andressa de Azevedo, realiza trabalhos técnicos e táticos. A previsão é que, a partir desta sexta-feira a equipe passe a treinar em Caucaia do Alto, num campo de dimensões maiores.

Na pre-temporada, o trabalho foi justamente focado nas táticas de futebol, fazendo a transição do futsal e aproveitando a movimentação deste. E justamente a movimentação vem sendo trabalhada por Andressa, dando dinâmica ao ataque e solidez à defesa.

* Volta ao Paulista é o foco


No campo, o grande objetivo é entrar no Campeonato Paulista. A competição deve começar a ser formatada agora, visto que a tabela da Série B masculina (Quarta Divisão) já foi publicada. Por sinal, como determinam as normas atuais da Federação, a Kurdana deverá entrar com a camisa de um clube filiado à entidade - no caso, justamente o Cotia FC, que estará na Série B, lutando pelo acesso á Série A-3. A carta de confirmação da participação deverá ser enviada em breve.

A ansiedade por participar é grande. Em 2008, a Kurdana entrou com o próprio nome e ficou a uma posição da fase dos quadrangulares. No ano passado, havia a intenção de entrar, mas não foi possível por questões logísticas - fruto de coincidência com as tabelas dos campeonatos de futsal.

Além do Paulista, a Kurdana estará nos Jogos Abertos da Juventude, de categoria Sub 18, e na Primeira Divisão dos Jogos Regionais, de categoria livre, buscando vaga aos Abertos do Interior. Nos meses de maio e junho, deverá participar da Copa Futebol Mulher, da Liga Paulista de Futebol Feminino. Há ainda a possibilidade de participar da Copa Dani Alves, na zona sul de São Paulo, voltada ao Sub 18.

* Resultados animadores, com direito à megagoleadas


Os resultados em 2011 foram animadores para o projeto de futebol de campo da Kurdana. Em três competições adultas, chegou nas finais de todas, faturando um título (Regionais) e dois vices (Abertos e Copa Mulher).

O melhor de tudo foram os números. Foram marcados 92 gols - 53 a mais que 2010. Repetindo o desempenho geral, as matadoras foram Susana (28) e Aline Lum (19 tentos). Na defesa, a marca de 486 minutos sem sofrer um tento sequer, consagrando a goleira Márcia.

Em 19 jogos, foram 13 vitórias. E, dada a alta quantidade de gols, destaque para as megagoleadas. Nos Regionais, 18 a 0 contra Peruíbe, naquela foi uma das maiores da história da competição, só não podendo ser colocada como a maior por carência de registros. Na Copa Mulher, a maior contagem foi 17 a 0 sobre o Paulista. E, nos Abertos, o mais elástico foi 8 a 0 sobre São Roque. Além disso, temos as vitórias sobre as equipes que jogavam o Paulista de campo naquele ano: Juventus, Taboão da Serra e Francana (nos pênaltis). Falando em Taboão, infelizmente o rival regional encerrou o seu projeto na modalidade; algo que entristece, pois o futebol feminino não deve perder equipes, e rivalidades sempre fazem os dois lados crescerem.

Nas derrotas, apenas três, sendo todas na Copa Mulher: duas para o Centro Olímpico (5 a 1 na estreia e 5 a 0 na final) e para o Palmeiras (1 a 0 na fase de classificação). Diante disso, mais que justo apostar nas garotas calçando chuteiras, sem temer os desafios do Paulistão.

* Oito atividades nos dias úteis


Ao todo, o plantel cotiano realiza oito atividades semanais. São três treinos adultos de futsal, dois para a base (reforçado pelo Sub 21) e mais três treinos de campo. Durante os dias úteis, apenas dois períodos são de descanso.

As atividades de futsal ocorrem na quadra externa do Ginásio Municipal de Cotia. As de futebol, por enquanto, no Clube de Campo Santa Cruz

Vejam, abaixo, a agenda semanal de treinos da Kurdana/Cotia:


Segunda
manhã - 09:30 às 12:30 - Futsal - Principal
tarde - 14:00 às 16:00 - Futsal - Sub 17 e Sub 21

Terça
manhã - livre
tarde - 14:00 às 16:30 - Futebol - Principal e Sub 17

Quarta
manhã - 09:30 às 12:30 - Futsal - Principal
tarde - 14:00 às 16:30 - Futebol - Principal e Sub 17

Quinta
manhã - livre
tarde - 14:00 às 16:00 - Futsal - Sub 17 e Sub 21

Sexta
manhã - 09:30 às 12:30 - Futsal - Principal
tarde - 14:00 às 16:30 - Futebol - Principal e Sub 17

Vejam fotos do treino de futebol na terça (06/03):