sexta-feira, 9 de março de 2012

Piratininga Feminino e Masculino: Kurdana/Cotia já conhece seus adversários na fase regional


Enquanto aguarda a publicação da tabela definitiva do Estadual Principal feminino, a Kurdana/Cotia tomou conhecimento de seus adversários na fase regional do Troféu Piratininga de Seleções, tradicional competição entre as ligas de futsal do Estado de São Paulo. Os detalhes, tanto do feminino quanto do masculino, foram definidos em reunião na última sexta-feira (02), na cidade de Osasco.

Representando a Liga Cotiana de Futsal na Região 8 da competição, o clube entrará com o feminino no Principal e Sub 17 e com o masculino, sua nova modalidade, no Sub 15, 17 e 20. Apenas o campeão de cada regional se classifica para a fase estadual. A parte local da competição deve-se encerrar em 30 de maio, enquanto que a disputa final será no segundo semestre.

Todos os confrontos da Região 8 serão em mata-matas, com uma partida em casa e outra fora. Em caso de empate em pontos, haverá prorrogação no segundo jogo. Se esta terminar empatada, será contado o saldo de gols. Se ainda assim não houver vencedor, teremos pênaltis.

O sucesso de Cotia no Troféu é, sem dúvida, no feminino, no qual é a atual tricampeã do Principal e vice do Sub 17, sendo a melhor liga entre as mulheres do Estado em 2011. A entidade é presidida por Daniel Souza. O seu convite para a Kurdana defender a cidade em 2002 incentivou o clube a trabalhar com o futsal feminino - antes, a associação em formação era focada no futebol de campo.

* Vejam como ficou cada categoria

Comecemos pelo feminino, carro-chefe do clube. A categoria Principal contará com cinco ligas participantes: Cotia, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Sorocaba e São Roque. Teremos um total de três fases, contando preliminar, semifinal e final.

Por ser a atual campeã geral, a Kurdana entrou no chamado 'chapéu', indo direto à semifinal e já pegando adversário com dois jogos realizados: o vencedor do duelo entre Itapevi e Vargem Grande. Na outra semifinal duelarão Sorocaba e São Roque.

No Sub 17 entraram apenas três equipes: Cotia, Sorocaba e Embu-Guaçu. Pelo número limitado, só teremos uma semifinal e a final. Sorocaba foi beneficiada desta vez, ficando com a vaga direta na decisão. Sendo assim, o duelo prévio será entre Cotia e Embu-Guaçu.

No masculino, a Kurdana disputará a primeira fase de confrontos em todas as categorias, que contaram com alto número de inscrições entre as 11 ligas da região. No Sub 15, pegará Embu-Guaçu. No Sub 17, enfrentará a vizinha Itapevi. E, no Sub 20, um duelo contra Carapicuíba, cheio de rivalidade em função dos jogos na fase experimental do masculino no clube.

A Liga Cotiana também colocará equipes no Sub 09, 11 e 13, enfrentando Embu-Guaçu na fase incial de todas.

* Destaques cotianos em 2011

No ano passado, o Piratininga Feminino contou apenas com a fase estadual, sendo disputada no Sub 17, 20 e Principal. A Kurdana não entrou apenas no Sub 20, que foi vencido pelo São Bernardo/Chase.

Entre as adultas, a Kurdana foi campeã em cima do XV de Piracicaba/Rezende. Fora de casa, venceu por 4 a 2, com gols de Aline Lum (2), Banana e Ariádne. Na volta, empate em 6 a 6, com dois gols de Susana, um de Déby e três de Aline Lum - artilheira do Troféu com nove tentos.

Nas jovens, a final foi contra a Uni Sant'Anna/Suzano. Como visitante, derrota por 2 a 1, com solitário gol de Aninha. No segundo jogo, revés por 10 a 7, com cinco gols de Amanda, um da capitã Aline e outro de Evellyn.

* 2012: vencer outra vez no feminino e surpreender no masculino

Para 2012, o objetivo é vencer as duas categorias femininas, tanto na fase regional quanto na estadual. No Principal, a Kurdana lutará pelo tetracampeonato. Assim, ficará mais próxima do número de títulos de Osasco, maior campeão do Troféu com seis conquistas, podendo ultrapassá-lo dentro de poucos anos. No Sub 17, o foco é chegar no ouro inédito, valorizando a terceira geração do futsal feminino cotiano.

Entre os homens, a intenção é surpreender, visto que a equipe ainda não disputa competições da Federação Paulista, sendo o primeiro campeonato masculino da Kurdana nesta entidade. Rogers Willian, que antes atuava como jogador, fará sua estreia como treinador, buscando fazer história.

* Detalhamento dos confrontos da Liga Cotiana na Região 8

Feminino

Principal

Preliminar:
Itapevi x Vargem Grande Paulista

Semifinal:
Cotia x vencedor de Itapevi-Vargem Grande Paulista
Sorocaba x São Roque

Final:
vencedores da semi

Sub 17

Semifinal:
Cotia x Embu-Guaçu

Final:
Sorocaba x vencedor de Cotia-Embu-Guaçu

Masculino

Primeira Fase:
Sub 09 ao 15: Cotia x Embu-Guaçu
Sub 17: Cotia x Itapevi
Sub 20: Cotia x Carapicuíba