quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Piratininga de Seleções: Kurdana/Cotia está em dose dupla


No Principal, a caça pelo tri. No Sub 17, a busca por um título inédito. O futsal feminino da Kurdana/Cotia está no Troféu Piratininga de Seleções, uma das competições mais tradicionais da modalidade no Estado de São Paulo.

E as disputas para as cotianas começam nesta quarta-feira (17). O Sub 17 vai até Guarulhos, enfrentar ao Multforça às 19 horas, no Ginásio João do Pulo. A partida de volta será já nesta sexta, às 15 horas no Ginásio Municipal. O Principal vai para quadra apenas na outra semana.

* Entendam como funciona o Troféu

A competição envolve as seleções das ligas municipais ou regionais de futsal. Cada qual monta a sua ou escolhe uma equipe para representá-la. A Kurdana representa a Liga Cotiana de Futsal há uma década.

O Estado é dividido em oito regiões. A Liga Cotiana já esteve na Região 1 mas, desde 2009, é membro da Região 8. Cada zona faz sua disputa até se conhecer a campeã. Depois, as oito regiões se enfrentam na chamada Fase Estadual.

Em 2011, visando adaptar o Troféu à realidade do feminino, considerando seu número de inscritos, a Federação Paulista resolveu que as mulheres teriam direto a Fase Estadual, eliminando as regionais. Estas aconteceram para o masculino, do Sub 09 até o Principal. Agora que as disputas entre os homens está na Fase Estadual, foi dada a largada para os jogos femininos.

Exceto quando alguma cidade sedia a fase final ou quando há número ímpar suficiente para o turno único na regional, os confrontos são em mata-mata de dois jogos. O mando das partidas é decidido previamente, por sorteio ou definição em congresso técnico. Passa de fase quem somar quatro pontos. Em caso de uma vitória de cada lado ou dois empates, haverá prorrogação na segunda partida. Se esta terminar empatada, o classificado sai pelo saldo de gols, considerando os dois jogos. Persitindo a igualdade, teremos pênaltis.

A Kurdana sempre foi a fiel escudeira da Liga Cotiana no Troféu. Após vários vices regionais, quebrou o jejum com o título estadual em 2009 - o seu primeiro em competições da Federação Paulista. Tudo que é bom queremos repetir e, em 2010, veio o bicampeonato com 100% de aproveitamento. Na final, derrotou a Liga Araraquarense, representada por São Carlos. Fora de casa, um placar de 7 a 1, em 26/09; e, diante de sua torcida, 4 a 2 no dia 09/10.

* 2011: quatro equipes na base e 11 no adulto


Na atual edição, quatro ligas se inscreveram para o Sub 17. Isso não torna a disputa fraca - muito pelo contrário. Basta ver que, destas, três estão em campeonatos federados. Pela Liga Suzanense, temos a Uni Sant'Anna - atual campeã estadual Sub 17. Na Liga Guarulhense, o Multforça e sua forte equipe de jovens, que está fazendo sucesso nas competições da Federação, graças à parceria com o Colégio Progresso. E a Liga Limeirense vem com o Grêmio São Paulo, que marcou presença no Estadual Sub 17.

A Kurdana leva suas jogadoras mais jovens que disputaram os Regionais. Os destaques são Aninha, Priscila Loiola e Thays. A primeira, pela sua habilidade e visão de jogo. A segunda, pelos seus passes. E a terceira, pelos gols que faz.

A disputa terá semifinal e final. Enquanto que Cotia começa seu duelo com Guarulhos, Suzano e Limeira já fizeram o primeiro jogo. No último dia 06, goleada da Uni Sant'Anna em casa por 9 a 1. A volta, em Limeira, será no dia 20.

No Principal, as informações ainda não estão precisas. Foi dado o número de 14 equipes mas, de acordo com o site da FPFS, há 11 ligas inscritas. Serão quatro fases: oitavas, quartas, semi e final. Algumas equipes estão no chamado "chapéu" - ou seja, já estreiam direto nas quartas.

Não será o caso da Kurdana. A atual bicampeã começará pelas oitavas, enfrentando a Liga Mauanese, representada pelo Independente. A ida será em Mauá, no Ginásio Fernando Conceição, às 20 horas da próxima quarta (24). Dois dias depois, no mesmo horário, a volta no Ginásio Municipal.

A equipe adulta cotiana vai com força total. As artilheiras do time no Estadual Susana e Aline Lum (14 e 13 gols respectivamente) lideram as ações. Na defesa, conta com as firmes atuações de Karina e Arine, além da goleira Márcia - que ganhou o Tênis de Ouro pela temporada 2010.

Entre as demais ligas, um dos destaques é Piracicaba, que tem o XV/Rezende, quadrifinalista do Estadual Principal deste ano e campeã do Piratininga Sub 20 de 2009. O interior vem realmente em peso: Assis, vice-campeã de 2007, confirmou presença. As outras cidades são: São João da Boa Vista, Hortolândia, Porto Ferreira, Jaboticabal, Matão, Serrana e Monte Alto.

O presidente da Liga Cotiana, Daniel Souza, está otimista com as equipes que irão nas duas categorias. Afinal, ele sabe da força do clube - que ajudou a fundar e foi um dos principais estimuladores do seu crescimento. Quando a Kurdana começou a representar Cotia, o nome da equipe era FAAC, em alusão à representação universitária que fazia. E Daniel já era um dos principais colaboradores, trazendo as garotas para defender a entidade maior do salonismo da cidade.

* Vejam as cidades com ligas disputantes no Piratininga Feminino 2011

Sub 17
Cotia (Kurdana)
Guarulhos (Multforça)
Limeira (Grêmio São Paulo)
Suzano (Uni Sant'Anna)

Principal
Assis
Cotia (Kurdana)
Hortolândia
Jaboticabal
Matão
Mauá (Independente)
Monte Alto
Piracicaba (XV/Rezende)
Porto Ferreira
São João da Boa Vista
Serrana

* Jogos iniciais da Kurdana/Cotia

Sub 17 - semifinal
17/08 - 19:00 - Multforça/Guarulhos x Kurdana/Cotia - Ginásio João do Pulo
19/08 - 15:00 - Kurdana/Cotia x Multforça/Guarulhos - Ginásio Municipal

Principal - oitavas de final
24/08 - 20:00 - Independente/Mauá x Kurdana/Cotia - Ginásio Fernando Conceição
26/08 - 20:00 - Kurdana/Cotia x Independente/Mauá - Ginásio Municipal