terça-feira, 9 de novembro de 2010

Abertos do Interior: Cotia estreia com vitória no futsal feminino, handebol masculino está na final e futebol feminino vai para a semi

Mais ação nos 74º Jogos Abertos do Interior, disputados em Santos (SP). Na segunda-feira (08), disputando a Segunda Divisão, a cidade de Cotia conseguiu importantes resultados. O futsal feminino Sub 21 venceu Ourinhos na estreia, por 3 a 2. O futebol feminino venceu Jaguariúna, por 1 a 0, e está na semifinal. E o handebol masculino Sub 21 de Cotia venceu Franca, por 32 a 21, habilitando o município para a sua primeira final na Olimpíada Caipira.

Outras modalidades também competiram. O handebol feminino Sub 21 perdeu na semifinal para Sorocaba, na prorrogação, por 25 a 24. O vôlei feminino livre foi superado por Limeira, por 2 sets a 0. Estas foram as primeiras derrotas cotianas nos esportes coletivos. O taekwondo masculino participou com quatro atletas, sem conseguir medalhas e nem pontuar na classificação geral dos Jogos.

* Futsal feminino: estrear com vitória na raça é hábito

As meninas da Kurdana/Cotia estão acostumadas a vencer as estreias na raça. No futebol, havia sido um suado 1 a 0 contra Lençóis Paulista. Não foi diferente no futsal Sub 21. Na quadra do Internacional de Regatas, de tarde, havia a qualidade cotiana, mas também o peso do cansaço pelos jogos de futebol de campo.

A equipe dominou as ações, ao passo que Ourinhos respondia nos contra-ataques. Aos cinco minutos, a capitã Karina bateu de fora da área, rasteiro, para fazer o primeiro gol de Cotia no futsal dos Abertos 2010. As interioranas responderam rápido e a sua principal jogadora, Maysa, empatou aos oito. Antes do fim da etapa inicial, Cotia teve mais duas boas chances de ampliar.

Na segunda etapa, surpresa com a virada de Ourinhos, aos oito minutos, novamente com Maysa. Cotia via o adversário aumentar seu volume de jogo, mas conseguiu equilibrar as ações em tempo. Antes do amarelo da adversária Denise, teve oportunidades de empatar.

A igualdade só veio aos 15 minutos, com Deby, batendo firme em jogada individual. Empolgadas com o gol, foram ao ataque e conseguiram a suada virada já no minuto seguinte, com Lum - jovem que vem se destacando nas competições estaduais.

Os minutos finais foram momentos para a Kurdana fazer uma firme marcação, garantindo os primeiros três pontos no Grupo E dos Abertos. Placar de 3 a 2, na base da garra, como elas gostam. As garotas só voltam à quadra na quarta (10), contra Mauá, às 10 horas, no mesmo Internacional de Regatas. Um empate garante a vaga nas oitavas de final.

Cotia teve o seu cinco inicial com: Tati, Karine (capitã), Lum, Deby e Fran; entraram Thaís e Taisinha.

* Futebol feminino: entre as quatro melhores

Quartas de final. Campo da Abrescas. Lá estava Cotia, de manhã, no futebol feminino. Objetivo: vencer Jaguariúna e ir para a semifinal. A Kurdana sabia da dificuldade do jogo e, por isso, mostrou defesa forte e ataque preciso.

Começa a partida, com as interioranas dominando as ações, exigindo duas boas defesas de Márcia. Demorou um pouco, mas Cotia conseguiu se impor no ataque. Aos 13 minutos, Wendy chutou cruzado, a goleira deu rebote e Marselly, superando suas contusões, mandou para o fundo das redes. 1 a 0.

A Kurdana continuava a dominar. Susana quase fez o segundo. Jaguariúna correu atrás da desvantagem. Em boa chance que passou na cara do gol, Arine, no melhor estilo "xerife de zaga", tirou o perigo. Primeiro tempo encerrado.

Que venha o segundo tempo. E que venha o ataque de Jaguariúna, pois Cotia ainda não tomou gol nos Abertos. Duas chances, em invertidas de bola, foram desperdiçadas pelo adversário, assim como um tiro livre indireto, dentro da área. A Kurdana teve duas chances para matar a partida, com a rápida Luana - ambas desperdiçadas.

Perto do fim, Susana sofreu pênalti, que não foi marcado. Por outro lado, Jaguariúna teve falta, perto da área. A batida foi colocada, mas lá estava a goleira Márcia, para defender e confirmar a passagem à semifinal. Esta, será novamente na Abrescas, às 09 horas desta terça, contra Botucatu. Na outra semi, Franca pega Araraquara.

A formação cotiana no jogo foi: Márcia; Tiko, Fran, Arine e Banana; Wendy, Karina, Susana e Priscila (capitã); Luana e Marselly. A Kurdana é a única equipe no futebol feminino, na Segunda Divisão, que ainda não sofreu gols.

* Handebol: masculino na final; feminino lutará por bronze

De manhã, na Unilus 2, as duas semifinais do handebol cotiano Sub 21. O feminino entrou em quadra contra Sorocaba. Um jogo parelho, disputado bola a bola. No minuto final, vantagem Sorocabana de um gol. No segundo final, Cotia conseguiu o empate, levando o jogo para a prorrogação.

No tempo extra, o equilíbrio continuou. Sorocaba conseguiu a dianteira novamente no último minuto. Cotia teve outra chance de empate, desta vez faltando oito segundos. Mas não era dia das garotas, apesar de toda a sua luta, perdendo por 25 a 24.

O masculino entrou em seguida. Porém, tiveram missão mais tranquila. Sequer tomaram conhecimento de Franca. Bola após bola, um placar elástico, quase igual às quartas de final: 32 a 21. Comandados por Plínio, Pixote e Brisa, os garotos botaram a cidade em sua primeira decisão nesta Olimpíada Caipira.

Para uma final, um grande palco. Nesta terça, às 10 horas, a recém-inaugurada Arena Santos abrigará a decisão contra Araçatuba, que venceu Santo André por 30 a 27. Uma hora antes, na Unilus 1, o feminino luta pelo bronze contra São João da Boa Vista, a quem venceu bem na Fase de Grupos.

* Taekwondo: nada de medalhas

Com quatro atletas, Cotia foi para as disputas do taekwondo masculino, no Colégio Santista (CAIS). Apesar do esforço, nada de medalhas. Os comandados de Geraldo Siqueira somaram sete pontos, empatando em oitavo lugar com Campinas, mas perdendo nos critérios de desempate - o que impediu a modalidade de pontuar na classificação geral.

O melhor resultado foi com o experiente Érick Hune. Na categoria até 80 kg, Érick chegou nas quartas de final, mas foi batido por Thiago Simões, que está na Seleção Brasileira. Thiago ficou com o ouro, fazendo com que o cotiano terminasse em quinto lugar.

O resultado seguinte foi com Eliandro Dias. Na categoria até 58 kg, ficou em sexto lugar, caindo nas quartas de final. Paulo Mineda (até 68 kg) e Rafael Cartura (acima de 80 kg) foram vencidos nas oitavas de final, não pontuando para Cotia.

Na competição de formas e golpes simulados, o Poom.Se, Paulo Mineda foi bem, terminando em terceiro lugar. Porém, a disputa não vale medalhas nos Abertos do Interior.

* Vôlei feminino estreia com derrota; masculino joga nesta terça

O vôlei feminino livre de Cotia não foi bem em seu primeiro jogo do Grupo B. Enfrentando Limeira, no Centro Esportivo da Zona Noroeste, perdeu por 2 sets a 0, parciais de 17/25 e 09/25. No mesmo local, às 09 horas de quarta-feira, as garotas enfrentam Itatiba, precisando vencer para passar aos mata-matas.

O masculino livre faz sua estreia no Grupo A nesta terça, contra Sertãozinho, às 18 horas, na Unilus 3. Rio Claro e Bauru completam a chave de uma competição com 16 cidades. Para Cotia, ainda faltam estrear a capoeira feminina, o atletismo masculino e o surf.

* Resumo do dia 08/11

Medalhas: 1 bronze
Pontuação (Segunda Divisão): 1 ponto (49º lugar)


Futebol Feminino - quartas de final
Cotia 1-0 Jaguariúna


Futsal Feminino Sub 21 - Grupo E
Cotia 3-2 Ourinhos


Handebol Feminino Sub 21 - semifinal
Cotia 24-25 Sorocaba


Handebol Masculino Sub 21 - semifinal
Cotia 32-21 Franca


Vôlei feminino livre - Grupo C
Cotia 0-2 Limeira (parciais de 17/25 e 09/25)


Taekwondo masculino
Categoria até 58 kg - Eliandro Dias - 6º lugar
Categoria até 68 kg - Paulo Mineda - eliminado nas oitavas
Categoria até 80 kg - Érick Hune - 5º lugar
Categoria acima de 80 kg - Rafael Cartura - eliminado nas oitavas
Poom.Se (formas) - Paulo Mineda - 3º lugar (não conta pontos)
Pontuação final: 7 pontos (9º lugar)

Futsal e futebol feminino de Cotia recebem visita dos Atletas em Ação

No último domino (07), a equipe de futsal e futebol feminino da Kurdana/Cotia recebeu a visita do grupo Atletas em Ação, de cunho cristão-esportivo. As garotas estão em Santos (SP), alojadas na EE Braz Cubas, para os Jogos Abertos do Interior.

O Atletas em Ação segue o princípio da capelania esportiva, ou seja, focar a questão espiritual voltada para o esporte. Com histórico de participação em eventos internacionais, o grupo já esteve no Pan-Americano do Rio de Janeiro e na Olimpíada de Pequim.

O organizador do encontro, o carioca Weberson Rosas, informou que o Atletas em Ação esteve na recente Copa do Mundo da África do Sul. Weberson e o grupo têm contato com a técnica da Kurdana, Andressa Azevedo, desde os Jogos Abertos de 2007, na Praia Grande, levando sempre às cotianas a mensagem de apoio esportivo relacionada ao campo da fé.

Vejam as fotos do encontro:








Fotos, Congresso para escolha da sede de 2012