sábado, 6 de novembro de 2010

Abertos do Interior: Cotia garante primeiro lugar em grupos do futebol feminino e do handebol

Disputando os Jogos Abertos do Interior, em Santos (SP), na Segunda Divisão, a cidade de Cotia só conheceu vitórias nas modalidades coletivas. Tanto que, neste sábado (06), o futebol feminino e o handebol Sub 21 masculino e feminino confirmaram o primeiro lugar de seus grupos.

O futebol venceu Caçapava por 3 a 0, ficando como líder do Grupo D e passando direto às quartas de final, de modo que descansará no domingo. O handebol feminino venceu Bebedouro por 25 a 18, e saiu campeão do Grupo D. Já o masculino fez 26 a 23 em Nova Odessa, terminando em primeiro no Grupo D. Ambos os naipes do handebol jogam as quartas de final no domingo.

Algumas modalidades cotianas já estão com estréia programada para a segunda-feira nos Abertos. O taekwondo masculino lutará com uma equipe de três atletas, no Colégio Santista (CAIS). O vôlei feminino livre vai jogar às 09 horas, contra Limeira, pelo Grupo B, no Centro Esportivo da Zona Noroeste. E o futsal feminino Sub 21 jogará contra Ourinhos, às 14 horas, no Internacional de Regatas, pelo Grupo E.

* Futebol feminino: acostumadas com campo pesado, cotianas venceram com facilidade

A equipe de futebol feminino de Cotia, representada pela Kurdana, foi para o campo dos Portuários precisando apenas de um empate contra Caçapava. A chuva que caiu forte na noite anterior, e persistia durante o jogo, deixou o campo bem pesado - algo que as atletas estão acostumadas, vide o que passaram na medalha de prata dos Regionais, em Guarujá.

Visando evitar o desgaste das atletas jovens, que estarão no futsal Sub 21, a técnica Andressa Azevedo fez mudanças. Escalou Xininha no lugar de Fran e a própria treinadora entrou no jogo, no lugar da meia Karina. Bola rolando e domínio total de Cotia, apostando nas investidas de Tico e da capitã Priscila.

Aos nove minutos, placar aberto, com chute de Priscila, de fora da área. Poderia ter sido mais, mas Luana acertou a trave. Caçapava não atacava e o jogo foi ficando morno, indo para o intervalo com a vantagem mínima.

Acertadamente sem forçar o ritmo, Cotia chegou ao segundo gol, aos oito minutos: Luana aproveitou um rebote, no melhor estilo matador. Teve espaço para mais um tento - e Susana deixou sua marca, aos 12 minutos, de cabeça. Não houveram mais emoções e a partida terminou com 3 a 0, confirmando o primeiro lugar do Grupo C, sem tomar um gol sequer.

A outra classificada na chave cotiana foi Aparecida, que venceu Lençóis Paulista por 1 a 0. A Kurdana aguarda o adversário das quartas, que será na manhã de segunda-feira. Este, será Jaguariúna (primeiro do Grupo F) ou um dos segundos colocados, conforme sorteio a ser realizado. Cotia foi para campo com: Márcia; Tico, Xininha, Arine e Banana; Wendy, Andressa, Susana e Priscila; Luana e Marselly.

* Handebol: garotas e rapazes com 100% de aproveitamento

Assim como o futebol feminino, os jovens do handebol, tanto no masculino quanto no feminino, só sabem o significado da palava vitória. Comecemos pelo feminino. Afinal, primeiro as damas.

Jogando na Unilus 2, de tarde, as garotas começaram bem contra Bebedouro, abrindo vantagem de cinco gols, aproveitando os contra-ataques. Mas sofreram a reação adversária - especialmente com a contusão de Mariana. Antes do fim da primeira etapa, com as investidas de Jéssica, a dianteira foi mantida, indo para o intervalo em 11 a 8.

No segundo tempo, Mariana, Linão e Jéssica comandaram as ações ofensivas das atuais campeãs dos Regionais, ampliando a vantagem. Jéssica foi, mais uma vez, a artilheira, com 10 gols, dando o placar final de 25 a 18.

De noite, vieram os garotos, no mesmo local. Campeões da Copa São Paulo, da São Caetano Cup e quinto no Campeonato Brasileiro - todos no Sub 21 - os cotianos precisavam só do empate diante de Nova Odessa. O primeiro tempo começou equilibrado, com o adversário tendo vantagem de um gol por várias vezes. Nada que as investidas de Brisa, pela ponta, não resolvessem, levando o placar de 14 a 11 para o intervalo.

No segundo tempo, a vantagem aumentou para seis gols, especialmente com as atuações de Plínio, Pixote e Andrei. No gol, Neto fazia boas defesas. Apesar da reação de Nova Odessa nos minutos finais, a vitória veio por 26 a 23, com seis gols do artilheiro Pixote.

Os outros classificados dos grupos cotianos foram São João da Boa Vista (feminino) e Nova Odessa (masculino). Os adversários de Cotia, no domingo, serão definidos por sorteio entre os segundos colocados dos grupos. As semifinais acontecem na segunda e a final, na terça.

* Resumo do dia 06/11

Medalhas: 1 bronze
Pontuação (Segunda Divisão): 1 ponto (23º lugar)

Futebol Feminino - Grupo C
Cotia 3-0 Caçapava

Handebol Feminino Sub 21 - Grupo D
Cotia 25-18 Bebedouro

Handebol Masculino Sub 21 - Grupo D
Cotia 26-23 Nova Odessa

Abertos do Interior: Cotia se classifica no futebol feminino e vence no handebol; chuva e Pelé marcam cerimônia de abertura


Cotia prossegue colecionando bons resultados nos Jogos Abertos do Interior, disputados em Santos (SP). Nesta sexta-feira (05), o futebol feminino goleou Aparecida por 4 a 0, ao passo que o handebol feminino Sub 21 venceu São João da Boa Vista por 24 a 18. O dia cotiano foi encerrado com a participação na Cerimônia de Abertura, que contou com chuva e o Rei Pelé.

Sendo assim, Cotia já está classificada para os mata-matas no futebol. A cidade chegou aos seis pontos e só pode ser alcançada por Aparecida ou Lençóis Paulista - ambas com quatro - que fazem confronto direto. Falta definir, agora, em que posição as cotianas ficarão no Grupo C. Um empate contra o lanterna Caçapava (que perdeu de Lençóis, por 3 a 0), dá a primeira posição e a vaga direta para as quartas-de-final.

O handebol feminino ainda não está classificado, mas só um desastre tira uma das vagas do Grupo D das mãos cotianas. As garotas estão com seis pontos, na liderança, seguidas de Bebedouro e São João da Boa Vista, com quatro. Se Cotia perder de Bebedouro e São João vencer Assis, haverá triplo empate, com sete pontos para cada, sendo decidido no saldo - mas as cotianas estão com larga vantagem neste critério. Vale lembrar que, nos Abertos, a vitória vale três pontos, o empate dois e a derrota, um.

* Futebol feminino: vantagem construída com tranquilidade



Passado o sufoco da rodada inicial, o futebol feminino de Cotia, representado pela Kurdana, foi para o Estádio Espanha, do tradicional Jabaquara AC, disposto a ter uma tarde mais tranquila. Quando o jogo contra Aparecida começou, até parecia que haveria um equilíbrio, pois estava centrado no meio-campo. Mas, em cinco minutos, as cotianas dominaram o setor e mandaram totalmente na partida.

Aos sete minutos, Priscila, que entrou de titular no lugar de Lum, lesionada no tornozelo direito, bateu de fora a área e fez um golaço. Aparecida não chegava ao gol adversário, tendo seus lançamentos rechaçados por Arine e Fran. No ataque, Luana e Marselly incomodavam a marcação adversária e Wendy arriscava de longe.


Veio o segundo gol, aos 15 minutos. Priscila, que foi a capitã, deu passe para Susana tirar da goleira e ampliar o marcador. Minutos depois, bola no travessão, que pingou na linha - deixando dúvidas se entrou ou não. Sem problemas, pois, aos 20, lá estava a pequena e voraz Priscila, para fazer o terceiro gol, de cabeça. Rebeca e Dani receberam amarelos em Aparecida.


Para a segunda etapa, a técnica Andressa Azevedo arriscou um 4-3-3. promovendo a entrada de Thaís e Deby no ataque. Xininha compôs a defesa. A tática manteve a ofensividade cotiana. Aos seis, o quarto tento. Priscila bateu de esquerda, a bola explodiu no travessão e, dessa vez, não houve dúvidas, caindo após a linha de meta e rolando para o fundo do gol. Tarde de Priscila ou, como diriam os ingleses, pelos três gols que fez, anotou um hat trick.


De resto, Cotia tentava ações pelos flancos, com Tico e Banana. Aparecida não ameaçava a meta da goleira Márcia, e não houve alteração no placar, dando a boa vitória por 4 a 0. Na etapa final, Banana e Deby receberam amarelos na Kurdana.


Cotia foi para campo com: Márcia; Tico, Fran (Xininha), Arine e Banana; Wendy, Karina (Thaís), Susana e Priscila; Luana e Marselly (Déby). No sábado, às 09 horas, no campo dos Portuários, Cotia jogará contra Caçapava, buscando a liderança definitiva do Grupo C. Se conseguir, jogará apenas na manhã de segunda-feira (08). Se não, terá que jogar no domingo.


* Handebol feminino faz sua parte; karateca solitário não pontuou


A equipe Sub 21 do handebol feminino de Cotia teria uma missão um pouco mais complicada na tarde de sexta, ao enfrentar São João da Boa Vista, que havia vencido Bebedouro por 23 a 16, na estreia. Mas, jogando na Unilus 2, as cotianas conseguiram o placar de 24 a 18, aumentando o saldo para 26 gols positivos, e deixando o adversário com apenas 1 positivo.


E a eliminação no Grupo D fica mais difícil, se considerar que Bebedouro venceu Assis por 19 a 15, ficando com saldo -3. Ou seja, Cotia teria que perder, na rodada final, por 15 gols de diferença para Bebedouro e São João precisaria vencer por 11 gols de vantagem.


A partida entre Cotia e Bebedouro será às 14 horas de sábado, também na Unilus 2. E, às 19 horas, o handebol masculino Sub 21 joga contra Nova Odessa, no mesmo local. Os meninos entram classificados, visto que Jacareí e Nova Odessa empataram em 24 a 24. Uma igualdade dá o primeiro lugar para os cotianos no Grupo D.


Mas nem só de vitórias está vivendo Cotia nestes Abertos. No karatê, na categoria kumitê leve, o representante solitário Rodrigo Hara caiu nas primeiras lutas, não ficando entre os oito primeiros e deixando de pontuar. Isto não diminui a qualidade de Hara, que é bicampeão dos Regionais e foi quarto nos Abertos de 2009.


* Abertura: surpresa nos céus e na terra



A cerimônia de abertura dos Jogos Abertos do Interior ocorreu na noite desta sexta, no Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, do Santos Futebol Clube. O evento contou com as delegações de 220 municípios inscritos e teve Luciano Fattioli como mestre de cerimônias.


No início, espetáculo com fanfarra e grupo de dança. Depois, a entrada das bandeiras de todos os municípios participantes. As delegações entraram a seguir, fazendo uma cena curiosa posteriormente, causando a integração entre os atletas: as placas com os nomes das cidades estavam misturadas e com os nomes virados para dentro. Os grupos de atletas saíram em busca de quem tinha a placa de seu município.


A última delegação a entrar foi Santos, maior campeão dos Abertos (25 títulos). Os sediantes foram recepcionados por um público abaixo do que se esperava - a Vila estava cheia, mas não lotada.


Na execução do Hino Nacional, uma ruim surpresa: a chuva caiu forte. Ao fim do Hino, os atletas refugiaram-se nos bancos de reserva e outras áreas cobertas. Desestimulados pela intercorrência, muitos foram embora. Quando a chuva parou, a cerimônia foi retomada.


Foto: Bruno Miani

O ponto alto foi o acendimento da pira olímpica, com nada menos que o Rei do Futebol, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé. A Majestade pisava de novo no gramado que o consagrou - agora com a tocha do fogo poliesportivo. Ao site oficial dos Abertos, Pelé afirmou: "Foi uma emoção muito grande estar aqui nesta festa de abertura dos Jogos Abertos do Interior. Foi um presente de Deus, pois estava na minha cidade, na Vila Belmiro, e com um monte de atletas em volta de mim". Fogos de artifício marcaram o início e fim da festa.

A delegação de Cotia esteve representada pelos atletas do handebol masculino e feminino, entrando com muita alegria no estádio do Santos.

* Resumo do dia 05/11

Medalhas: 1 bronze
Pontuação (Segunda Divisão): 1 ponto (23º lugar)

Futebol Feminino - Grupo C
Cotia 4-0 Aparecida

Handebol Feminino Sub 21 - Grupo D
Cotia 24-18 São João da Boa Vista

Karatê Masculino (resultado do dia 04)
Kumitê Leve - Rodrigo Hara - não pontuou