terça-feira, 20 de setembro de 2011

Copa Regional: Kurdana/Cotia chega à sua quarta final no ano


Quem trabalha chega ao mérito. Ao menos no esporte, essa é a lógica. A equipe de futsal e futebol feminino da Kurdana/Cotia fará a sua quarta final em 2011. O desafio, agora, é vencer a 2ª Copa Regional de futsal - organizada pela Liga Paulista de Futebol Feminino.

As cotianas farão a decisão no próximo domingo (25), às 10 horas, no Complexo Esportivo Baby Barioni, na Barra Funda (zona oeste de São Paulo), que sedia a competição. O adversário será o Clube Escola Vila Guarani - o mesmo que derrotou a Kurdana nos pênaltis na disputa do bronze da Taça São Paulo Sub 17, no fim do ano passado. Uma hora antes, Kelni/Mogi das Cruzes e Guerreiras/União Marabá disputarão o bronze.

Para chegar à decisão, após duas goleadas na Fase de Grupos, as cotianas fizeram boa contagem no Estrela do Butantã nas oitavas (5-1), eliminou o forte SindPD nos pênaltis das quartas (2-0, depois de empate sem gols) e tirou o Kelni/Mogi das Cruzes, equipe que disputou os Estaduais federados, na semifinal (6-2).


Além disso, Cotia luta pelos prêmios individuais. Susana (oito gols) está em busca da artilharia, sendo vice no momento - Bruna Franklin, de Mogi, lidera (11). Já a arqueira Márcia está na frente no quesito goleira menos vazada (cinco tomados, contra 10 de Flávia do Guerreiras/União Marabá e Caroline da Vila Guarani).

A ACEK fez também, neste ano, a final da Copa Mulher de futebol de campo (perdendo de 5 a 0 para o Centro Olímpico), do futsal Sub 21 dos Jogos Regionais de Santo André (derrota de 6 a 2 para o Palmeiras/Barueri) e do futebol de campo livre dos mesmos Regionais (2 a 0 também contra o Palmeiras/Barueri). Portanto, em caso de ouro, será o segundo na atual temporada do clube cotiano, presidido pela técnica Andressa de Azevedo.

No banco, o comando vem sendo da "dupla dinâmica" que dirige o Sub 17 da Kurdana: Charly Wendy e Daniela Xininha voltaram a atacar. Andressa de Azevedo entendeu que a competição seria boa tanto para dar experiências às jovens atletas do clube quanto para as técnicas em formação - e com futuro promissor.

* Oitavas: goleada com destaque para Susana


O jogo contra o Estrela ocorreu no último dia 04, de tarde, no ginásio do Complexo. Conforme as fases da Copa avançam, a dificuldade aumenta - pois ninguém se classifica à toa.

Susana mostrou que está com o faro apurado em busca de gols, abrindo o placar. Depois, Lorraine mostrou que sua contratação está mais que justificada, ampliando a vantagem. O primeiro tempo terminou em vantagem de três, com outro tento de Susana.

Na segunda etapa, a formação foi mesclada com as jovens do Sub 17. Elas não fizeram por menos, chegando ao quarto com Paloma. Thays, de pênalti, descontou para o Estrela. Mas lá estava Mar Selly para dar números finais à boa vitória de 5 a 1 - que só não foi melhor porque Karina recebeu seu segundo amarelo na Copa, ficando suspensa.

* Quartas: "tapa penales" Márcia classifica Cotia


O jogo mais difícil, até o momento. No dia 11, de manhã, as quartas de final contra o SindPD. Basta lembrar que as equipes se encontraram na semi da Super Copa Paulista, em 2010. A vitória veio com solitário gol de Arine.

Não seria diferente um ano depois, em partida disputada na quadra de tamanho oficial do Complexo. A adversária tinha em Tiganinha o seu destaque. Ela, que foi campeã estadual de futsal pelo Corinthians/São Caetano em 2009, além de ser recentemente medalha de bronze pelo Brasil no futebol de campo da Universíade - junto com a cotiana Wendy. Destaque também para sua participação na Copa do Mundo de futebol, na Alemanha, naturalizada pela Guiné Equatorial.


Um jogo parelho, apesar das cotianas terem maior posse de bola e iniciativa. Na primeira etapa, Susana e Aline Lum incomodavam bastante a meta de Mahaty, experiente goleira do futsal feminino paulista. Tiganinha puxava os contra-ataques, levando Márcia a fazer boas defesas.

Na segunda etapa, a tônica continuou. Maria Fernanda era a mais perigosa do SindPD. Já Arine, a predestinada do título paulista de 2010, mandava com perigo de longe. Um dos chutes foi no travessão e o outro passou bem perto da meta.

0 a 0 e, como determina o regulamento da Copa, pênaltis - três de cada lado. Aline Lum bateu com categoria e converteu. Tiganinha cobrou e Márcia defendeu. Susana mostrou eficiência e fez 2 a 0. Era só a arqueira cotiana pegar mais um e a Kurdana estava na semifinal. Nossa "tapa penales" não decepcionou e pegou a batida de Maria Fernanda. Sem exagero, foram duas defesas que tiveram valor de gols.

* Semifinal: no duelo entre artilheiras, melhor para a Kurdana


Nada de achar que o adversário seria fácil. O Kelni/Mogi das Cruzes disputou o Estadual federado no Sub 20 e Principal. E também contava com Bruna Franklin, formada na Sabesp, o clube com mais títulos no futsal feminino nacional - quiçá, mundial. O jogo ocorreu no último dia 18, no ginásio do Baby, pela manhã.

Foco para a disputa entre as artilheiras. E for a Mulher-Gol cotiana quem começou marcando, aos dois minutos. Aos 11, Lorraine tabelou e recebeu sozinha para fazer o segundo. Quatro minutos depois, foi a vez de Arine mostrar que fixa também vai para as redes.


Na volta para a segunda etapa, Cotia continuou a mandar no jogo. Com seis jogados, Karina fez o quarto. Colocando o pé no freio e dando chance às mais jovens, a Kurdana sofreu dois gols - com Geisa (aos oito) e Karol (aos 11).

Demorou pouco a retomada de esperanças do bom time mogiano. Aliny Neguinha entrou elétrica na partida. Aos 14 e 15 minutos fez os gols que decretaram a contagem em 6 a 2.

Antes do duelo entre Cotia e Mogi, tivemos a outra semifinal. O Clube Escola Vila Guarani venceu um jogo bem disputado contra o Guerreiras/União Marabá pelo placar de 3 a 2. Enquanto que o Vila Guarani conta com uma forte equipe de base, o Guerreiras chegou à semi com uma estrutra totalmente amadora, agradavelmente contrariando os prognósticos.

* Vejam os resultados dos mata-matas da Copa Regional


Oitavas de final (04/09)
Niterói 1-2 São Luiz
SindPD 8-2 ABUPV
Guerreiras/União Marabá WO CEU Sapopemba
Escolinha Baby Barioni I 2-0 Nove Futsal Feminino
Salgueiro 0-1 Vila Guarani
Kurdana/Cotia 5-1 Estrela do Butantã
Esmeraldinha 8-1 União Família
Kelni/Mogi das Cruzes 5-3 World Ball

Quartas de final (11/09)
São Luiz 3(1)-(2)3 Vila Guarani
SindPD 0(0)-(2)0 Kurdana/Cotia
Guerreiras/União Marabá 5-2 Esmeraldinha
Escolinha Baby Barioni I 5-8 Kelni/Mogi das Cruzes

Semifinal (18/09)
Vila Guarani 3-2 Guerreiras/União Marabá
Kurdana/Cotia 6-2 Kelni/Mogi das Cruzes


* Programação das finais (25/09)

09:00 - disputa do bronze - Guerreiras/União Marabá x Kelni/Mogi das Cruzes
10:00 - disputa do ouro - Vila Guarani x Kurdana/Cotia

Endereço:
Complexo Esportivo Baby Barioni
Rua Dona Germaine Buchard, 451, Barra Funda
(zona oeste de São Paulo)
Entrada gratuita