domingo, 7 de agosto de 2011

Estadual Principal: Kurdana/Cotia empata com Pinda na ida das quartas



Resultado que pode ser visto de duas maneiras: excelente, pelo fato de ser fora de casa, e ruim, pela vitória escapar nos segundos finais. A Kurdana/Cotia começou a disputa nas quartas de final do Estadual Principal de futsal feminino. Jogando em Pindamonhangaba, no Ginásio Rita Eny Cândido (Araretama) empatou em 1 a 1 com a boa equipe local no último sábado (06).

Para se classificar à semifinal, a Kurdana precisa da vitória simples no tempo normal do jogo de volta. Por outro lado, se Pinda vencer, fica com a vaga. Em caso de empate, haverá prorrogação com vantagem para a atual campeã paulista. A peleja decisiva será neste sábado (13), às 14 horas, no Ginásio Municipal de Cotia.

Nas demais quartas, equilíbrio onde se esperava disputa e tranquilidade onde já haviam favoritos. Na sexta-feira, São Caetano/Sabesp e CA Taboão da Serra empataram em 3 a 3. Taboão recebe as caetanenses às 19:30 de sábado. Quem vencer, está classificado. O empate força a prorrogação com vantagem taboanense.

No sábado, em Piracicaba, o Grêmio Esportivo Osasco marcou 2 a 0 no XV/Rezende. Nesta sexta, a volta em Osasco, com as mandantes necessitando apenas do empate. Fechando a ida desta fase no domingo, em Espírito Santo do Pinhal, o Jaguaré/Palmeiras/Barueri fez 6 a 1 no DE Pinhal e também joga pela igualdade em casa no sábado.

* Defesas de Márcia, chances de Lum e gol de Karina


A partida ocorreu no novo ginásio de Araretama, com as medidas oficiais do futsal. Isto ajudou no espetáculo, com as duas equipes desenvolvendo bem o seu jogo. Porém, para se deslocar até o Vale do Paraíba, a Kurdana teve um problema de transporte: quase ficou sem condução para a viagem, por conta de desorganização dos responsáveis na Prefeitura de Cotia.

Buscando manter a invencibilidade fora de casa na competição, a Kurdana postou-se na defesa. Sabia que tinha uma grande equipe pela frente. Ambas se enfrentaram na Fase de Grupos da Liga Futsal, em Caçador (SC), com placar de 1 a 0 para Pinda - que, por sinal, ficou entre as oito melhores da competição.

A goleira cotiana Márcia segurou as duas primeiras chances da partida, de forma seguida. Como resposta, Susana deu passe para Neguinha na cara do gol, em chance não-aproveitada. O jogo passou a ficar aberto e bonito, com as duas equipes se revezando no ataque.

As visitantes quase abriram o placar, após jogada ensaiada de falta que Aline Lum recebeu dentro da área. Priscilinha, de Pinda, entrou no jogo e passou a dar trabalho. Junto com Paola, obrigaram Márcia a fazer três boas defesas. Nada que um contra-ataque não consiga assustar, com Lum perdendo oportunidade.

Aos 16 minutos, a raçuda fixa Karina acreditou em uma bola longa; a retaguarda local falhou e ela aproveitou para invadir a área, ganhar da goleira Artemiza, de Dri, e tocar para o fundo do gol. 1 a 0. E quase veio o segundo, antes do descanso, com Lum de fora da área.

* Pressão de Pinda e gol no finalzinho


No segundo tempo, Cotia começou com atrevimento, querendo definir a partida. Susana, pela esquerda, e Neguinha, no centro da área, desperdiçaram. Pinda tentou com Mayra Camila, em chute cruzado. Fran, no lado visitante, recebeu o primeiro amarelo do jogo - que teve pouquíssimas faltas.

Buscando o empate, para não ser obrigado a vencer no tempo normal em Cotia, Pinda pressionou. Aí apareceu de novo a melhor do jogo, Márcia. Defendendo dois chutes de Paola e um de Tamires, impediu a igualdade. Em contra-ataque, Tamires derrubou Lum e recebeu amarelo. Na cobrança, repetição da jogada ensaiada, que igualmente terminou sem gol.

E as mandantes colocaram Nayara de goleira-linha. Valente, Cotia segurou-se na defesa - com a fixa Karina e a goleira Márcia. Quando faltava um minuto, um lance difícil de se ver: ainda como quinta jogadora, Nayara se jogou na bola dentro da área, tentando acertar um voleio. O lance foi para fora.

Pois, apesar da excelente marcação, uma falha fatal. Pinda ainda não havia voltado a repor sua goleira-linha quando Tatinha aproveitou brecha e bateu de fora da área. Empate em 1 a 1 - faltando apenas 51 segundos.

No tempo que restou, cada equipe fez uma tentativa de gol, mas nada que assustasse. Agora é aguardar outro grande jogo de futsal para este sábado, em Cotia.

* Vejam a tabela completa das quartas de final do Estadual

Jogos de ida
05/08 - 19:30 - São Caetano/Sabesp 3x3 CA Taboão da Serra (Gin. Joaquim Rabello)
06/08 - 15:00 - Pindamonhangaba 1x1 Kurdana/Cotia (Ginásio Rita Cândido)
06/08 - 19:00 - XV de Piracicaba/Rezende 0x2 Grêmio Esportivo Osasco (Gin. Jardim Prezotto)
07/08 - 20:00 - DE Pinhal 1x6 Jaguaré/Barueri/Palmeiras (Gin. Jaime Leme)

Jogos de volta
12/08 - 20:30 - Grêmio Esportivo Osasco x XV de Piracicaba/Rezende (Gin. Geodésico)
13/08 - 14:00 - Kurdana/Cotia x Pindamonhangaba (Gin. Municipal)
13/08 - 16:00 - Jaguaré/Barueri/Palmeiras x DE Pinhal (Gin. Parque dos Camargos)
13/08 - 19:30 - CA Taboão da Serra x São Caetano/Sabesp (Gin. Ayrton Senna)