quarta-feira, 9 de março de 2011

Sonoka Goto, atleta japonesa, veio para a Kurdana/Cotia


Após uma forte atuação nos bastidores, o futsal feminino da Kurdana/Cotia conseguiu trazer a japonesa Sonoka Goto para fazer estágio no clube, que é o atual campeão paulista adulto. A atleta desembarcou no Aeroporto de Cumbica nesta quarta-feira (09) e já se encontra no alojamento cotiano. Ela ficará até o dia 06 de abril.

Sonoka já havia vindo para o Brasil em 2010, quando ficou por 30 dias no Jaguaré/Palmeiras. A fixa/ala destra de 20 anos havia, desde então, manifestado o desejo de voltar ao país, para aprender mais do futsal - o qual pratica atualmente no clube japonês Dolce da Donna (http://ameblo.jp/dolce-da-donna). Aproveitando um de seus três períodos de recesso no ano, ela optou para vir à Kurdana, que mostrou ser um clube organizado e receptivo. Não é a primeira vez que Cotia recebe uma atleta nipônica: em 2008, Aya Kamakura, então no Galo-Ladies, permaneceu por dois meses na equipe.

* Em seu histórico, começou no campo mas escolheu o futsal

Sonoka Goto é natural de Nagano (08/01/1991). Atualmente, mora em Saitama. Sua vida no futebol começou aos 12 anos, jogando campo em competições entre escolas. Teve sucesso, faturando dois bronzes nos campeonatos escolares do Japão. Aos 16, foi convocada para a seleção japonesa Sub 17, no período de testes, caindo no corte final.

Com 18 anos, veio sua migração para o futsal, que se tornou sua paixão. Em 2009/10, jogava pela Tokyo Women's Medical University, onde estuda medicina. Na atual temporada, passou a jogar na equipe do Dolce da Donna, que atua pela Liga Regional de Saitama.

A vontade de crescer no esporte e aprender não cessou e, por isso, Sonoka já planejava o retorno ao Brasil em um de seus períodos de férias, buscando aprimorar-se. Preocupada com boa estrutura e condições para o aprendizado, concluiu que o campeão paulista de 2010 tinha plena capacidade de recebê-la.

Inteligente, com bom passe e visão tática, a japonesa tem tudo para fazer um excelente estágio em Cotia. Não só fará trabalhos no futsal, mas também no futebol de campo. A técnica Andressa Azevedo até planeja colocá-la para atuar em algumas partidas, conforme o desenrolar dos treinamentos.

* Longa viagem, boa recepção


Após 26 horas de viagem, com direito à conexão em Nova York, Sonoka foi recebida no Aeroporto de Guarulhos pelo assessor de imprensa Ricardo Silva, pela técnica Andressa e pela pivô Susana. Aproveitaram para tirar fotos com a camisa da Kurdana/Cotia. "A viagem foi cansativa. O tempo está melhor no Brasil: dias antes de vir, estava nevando no Japão", comentou.

No alojamento, chamado de CTFAC (Centro de Treinamento e Formação de Atletas de Cotia), localizado no bairro Rio Cotia, encontrou suas novas companheiras de equipe e conheceu as instalações. Nesta quarta, Sonoka não realizou treinos, pois a folga de Carnaval foi estendida por mais um dia. Mas, na quinta, nada de descanso. Serão dois treinos: um de futebol de campo e um trabalho de musculação. Na sexta, será o seu primeiro dia de trabalho com o futsal, além de outro período de físico.

Empolgada com a nova equipe, a atleta afirmou, antes de vir, que deseja "aprender mais com o futsal praticado no Brasil, assim como fazer novos e bons amigos". E, além da experiência que já teve em 2010, ela sabe da qualidade do país nas quadras por vivência pessoal em sua terra natal: "O técnico nosso lá jogou por dois anos no Brasil; inclusive, ele explicou o que devo saber sobre a estrutura de um clube para escolhê-lo bem".

Sendo assim, há a expectativa de que será um produtivo mês para esta atleta com sede de ensinamentos. E a Kurdana está bem preparada para proporcionar isso.