quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fotos, handebol masculino, ouro


























Melhores fotos, Cotia 1-0 Jaguariúna





















Abertos do Interior: handebol masculino de Cotia é campeão, feminino fatura bronze e futebol feminino cai nos pênaltis

A Segunda Divisão dos Jogos Abertos do Interior, em Santos (SP), prossegue à todo vapor. Na terça-feira (09) a cidade de Cotia faturou o seu primeiro troféu: campeão do handebol masculino Sub 21. Os garotos venceram Araçatuba por 29 a 28, em emocionante partida disputada na Arena Santos.

Além desse ouro, Cotia fez bronze no handebol feminino Sub 21, ao vencer São João da Boa Vista por 27 a 13. O futebol feminino mostrou disposição e luta mas, após empatar em 0 a 0 no tempo normal e prorrogação, perdeu nos pênaltis, por 7 a 6, para Botucatu.

O vôlei masculino livre completou o dia, estreando com uma bela vitória de 2 sets a 0 sobre Sertãozinho. Com os pontos conquistados com o ouro e bronze do handebol, o município pulou para o 19º. lugar, com 16 pontos.


* Handebol: ouro suado, bronze fácil

As disputadas do handebol Sub 21 foram de manhã. As meninas foram para a Unilus 2, enfrentar São João da Boa Vista. Confirmaram seu favoritismo, pois haviam vencido as interioranas na Fase de Grupos. Com boas atuações da artilheira Jéssica e da ponta Ellen, fizeram facilmente a diferença de 27 a 13, conquistando a segunda medalha de Cotia na Olimpíada Caipira.

Os meninos foram para a moderna e recém-inaugurada Arena Santos. É justo que uma final tenha um grande palco. Diante de Araçatuba, Cotia começou com tranqulidade, abrindo cinco gols. Mas logo viu o adversário buscar a diferença. No segundo tempo, sofreu a virada, por três gols de vantagem. Liderados por Plínio e Pixote, chegaram à reviravoltafaltando cinco minutos para o fim.

Araçatuba apertava, cabendo à Plínio, artilheiro da final com 11 gols, fazer o tento decisivo, que deu a vantagem de duas bolas no minuto final. Os interioranos vieram para cima. Fizeram um gol e o goleiro Neto, tentando impedir, fez falta dura, sendo expulso. Isto foi importante para dar energia aos cotianos na defesa, segurando a vantagem nos últimos segundos. Campeão dos Abertos, por 29 a 28, e quarto título dos meninos no ano para os comandados por Danilo Vaz.

Pela frente agora, os cotianos terão a Copa Ouro e o Paulista Sub 21, que estão nas fases de semifinal. Em 2010 já conquistaram, além dos Abertos, a Copa São Paulo, a São Caetano Cup e os Jogos Regionais.

* Futebol feminino: sobrou garra, faltou sorte

Representada pela Kurdana, Cotia foi para a semifinal do futebol feminino, no campo da Abrescas, disposta a vingar a derrota ante Botucuatu na mesma fase, no ano passado. Mostrando que seria uma dura partida, Botucatu dominou a etapa inicial, mandando uma bola na trave e tendo outra salva pela zagueira Fran. Cotia tentava se impor, usando lançamentos longos. Sem sucesso, segurou o 0 a 0 na etapa incial.

A técnica Andressa Azevedo pediu mais bola no chão, no segundo tempo. Aos cinco minutos, Lum entrou no lugar de Marselly. Mais energia no ataque, e o domínio territorial foi total pra Cotia. Chances pelo alto foram criadas, usando os cruzamentos de Luana e a altura de Susana. Pelo chão, Susana teve bom chute, que levou perigo à goleira Renatinha. A oportunidade mais aguda foi com Luana que, de cabeça, desviou uma bola na área e acertou na trave. Nada de gols, lá vamos para o tempo extra.

Essa fase do jogo ficou marcada pelo incidente entre duas Karinas. A de Cotia chocou-se no ar, de cabeça, com a de Botucatu. A interioriana ficou com um inchaço, ao passo que a cotiana desmaiou, tendo que deixar o local com a ambulância. Nos exames após o jogo, constatou-se que a atleta não teria problemas mais graves.

Vamos para os pênaltis. Não era dia mesmo das aguerridas cotianas. Prisicila, Susana, Luana, Lum, Arine e Deby (que havia entrado no lugar de Karine) fizeram seus gols, mas Banana, Wendy e Tiko não convertaram seus tiros (as duas primeiras foram defendidas e a terceira foi no travessão). Em Botucatu, apesar de Dani e Aline Camargo mandarem bolas para fora, Lucéia, Juliana, Adriana, Aline Ferreira, Daiane, Gil e Fran fizeram os gols que colocaram a cidade na final.

Com o fim das cobranças, o doído choro das atletas da Kurdana. Afinal, a equipe saiu do caminho do título sem tomar gols, merecendo estar na decisão. O futebol é assim mesmo: nem sempre vence quem domina uma partida, mesmo que nos minutos mais importantes.

A formação cotiana no jogo foi: Márcia; Tiko, Fran, Arine e Banana; Wendy, Karina (Deby), Susana e Priscila (capitã); Luana e Marselly (Lum). Nesta quarta, na mesma Abrescas, às 09 horas, as guerreiras de Cotia disputam o bronze, contra Araraquara, que perdeu de Franca por 2 a 1, na outra semifinal.

* Vôlei masculino: vindo do JUBs, Renato comanda primeira vitória

A equipe de vôlei masculino livre de Cotia estreou pelo Grupo A da competição, em busca do bicampeonato, contra Sertãozinho, no fim da tarde, na Unilus 3. Os rapazes contavam com Renato, atleta que veio direto da Olimpíada Universitária - JUBs, disputada em Blumenau (SC), para Santos. O aluno da Unip, quinto lugar na competição nacional, foi importantíssimo na vitória.

No primeiro set, Sertãozinho surpreendeu. Os cotianos tiveram tranquilidade de buscar a virada, com as bolas opostas para Renato e os ataques de meio de Vinícius. Parcial de 25 a 20. No segundo set, os cotianos começaram com 6 a 0, graças aos bons saques táticos do levantador Wagner. Sertãozinho reagiu e até empatou em 23 pontos. Graças à um bom ataque e à um ace, veio a vitória definitiva por 25 a 23. Vale lembrar que, nos Abertos, apenas a Divisão Especial é toda disputada em melhor de cinco sets.

No banco, um interessante reforço. Como técnico e levantador reserva, lá estva Leandro Yoshimizu, que também é chefe da delegação de Cotia nos Jogos e fisioterapeuta dos representantes da cidade. Literalmente, um "faz-tudo" em nome do esporte.

* Quarta intensa

Nesta quarta, os cotianos terão programação intensa. Às 09 horas, o vôlei feminino livre luta por sua classificação no Grupo C, precisando vencer Itatiba no Centro Esportivo da Zona Noroeste. Como já dito, no mesmo horário, tem futebol feminino lutando pelo bronze.

Às 10 horas, o futsal feminino Sub 21 jogará contra Mauá, pelo Grupo E. Já classificadas, graças ao empate entre Ourinhos e Mauá, por 5 a 5, bastará apenas uma igualdade no Internacional de Regatas para que Cotia passe em primeiro da chave. Pela proximidade de horário com o campo, a Kurdana vai dividir suas atletas para cumprir os compromissos.

Na Unimes, às 16 horas, Cotia pega Rio Claro no vôlei masculino. Uma nova vitória e a vaga nas quartas estará confirmada. Por fim, no individual, Cotia estará com Sheila Gomes na capoeira feminina, disputada o dia todo no Colégio Santista (CAIS).

* Resumo do dia 09/11

Medalhas: 1 ouro e 2 bronzes
Pontuação (Segunda Divisão): 16 pontos (19º lugar)

Futebol Feminino - semifinal
Cotia 0-0 Botucatu (6 a 7 nos pênaltis)

Handebol Feminino Sub 21 - disputa do bronze
Cotia 27-13 São João da Boa Vista
Classificação final: 3º lugar (6 pontos)

Handebol Masculino Sub 21 - final
Cotia 29-28 Araçatuba
Classificação final: campeão (9 pontos)

Vôlei Masculino livre - Grupo A
Cotia 2-0 Sertãozinho (parciais de 25/20 e 25/23)

Melhores fotos, Cotia 3-2 Ourinhos