terça-feira, 23 de agosto de 2011

Futsal feminino paulista já conhece sua competição federada para o 2º Semestre


As equipes femininas paulistas de futsal já têm sua competição federada para a metade final do ano: será o Metropolitano, nas categorias Principal, Sub 20, 17 e 15. O Conselho Arbitral do campeonato ocorreu no último dia 12, na sede da Federação.

Apesar de ser Metropolitano, a competição terá duas peculiaridades. A primeira é que valerá vaga para a Taça Brasil 2012 nas categorias Principal e Sub 20. E a segunda é que as equipes do interior poderão participar.

As quadras deverão ter dimensões mínimas de 34 metros de comprimento por 18 de largura. Sendo assim, os clubes estão se mexendo para ter locais adequados - ainda mais que o futsal moderno é melhor praticado em quadras grandes.

A Kurdana/Cotia, atual campeã paulista e representante estadual na Taça Brasil Adulta 2011, é uma das que estão entrando nas normas. Em breve, do lado externo do Ginásio Municipal, terá duas quadras em tamanho 40 x 20 metros (padrão para jogos internacionais), onde mandará as partidas deste Metropolitano.

* Principal: Cotia presente e 13 clubes atrás da vaga na Taça


E a Kurdana puxa a frente no Metropolitano da categoria Principal. Serão 13 clubes em busca de representar São Paulo na Taça 2012. Estes, estarão divididos em três grupos - dois de quatro (A e B) e um de cinco (C). O clube cotiano é cabeça-de-chave do Grupo A.

Na Fase de Grupos, as equipes se enfrentarão em turno e returno dentro da mesma chave. Passam de fase as oito melhores no índice técnico geral (divisão do número de pontos pelo número de jogos), independente do grupo. Isso tornará a disputa mais eletrizante: cada ponto e cada jogo valerão e muito, mesmo que o adversário esteja praticamente eliminado.

Estes oito qualificados disputarão o título nos tradicionais mata-matas de duas partidas, com o mando da segunda na casa de quem tiver melhor campanha, além da vantagem de igualdade no tempo extra. Teremos, portanto, as fases quartas de final, semifinal e final. Haverá sempre o cruzamento olímpico, no qual a melhor campanha enfrenta a pior.

O Metropolitano começa em setembro, assim que terminar o Estadual Principal - que se encontra na fase semifinal. A competição federada do segundo semestre está prevista para acabar em dezembro.

Sem dúvida, teremos quatro meses de emocionantes disputas. Além da Kurdana e sua conhecida força, muitas equipes de respeito estarão presentes. Na chave cotiana vem Jacareí, que está contratando pesado, com o objetivo de ser a surpresa do futsal feminino paulista.

No Grupo B, três equipes que, assim como Cotia, estão na Liga Futsal: São Caetano/Sabesp, Jaguaré/Barueri/Palmeiras e Pindamonhngaba. E, no C, a sensação da temporada, Grêmio Esportivo Osasco, com o raçudo Taboão da Serra - ambos semifinalistas deste Estadual.

* Vejam os três grupos do Principal


Grupo A
Kurdana/Cotia
São Carlos
Caieiras
Jacareí

Grupo B
São Caetano/Sabesp
DE Pinhal
Jaguaré/Palmeiras/Barueri
Pindamonhangaba

Grupo C
Marília
Grêmio Esportivo Osasco
XV de Piracicaba/Rezende
CA Taboão da Serra
Multforça/Guarulhos