sábado, 18 de fevereiro de 2012

Kurdana/Cotia encerra sua oitava pré-temporada


Trabalhos intensos, visando produtividade no ano. O futsal e futebol feminino da Kurdana/Cotia encerrou sua oitava pré-temporada na cidade de Bertioga (litoral norte de São Paulo) na quinta-feira (16). Ao todo, 27 atletas estiveram na preparação, que começou no dia 01.

O objetivo da pré foi deixar as atletas em condições para encarar a maratona de competições em 2012. Além dos campeonatos do futsal, como Estadual, Troféu Piratininga e Liga Futsal, o clube vai encarar o Paulista de campo, que não disputa desde 2008. Há também as competições da Secretaria do Estado (Jogos Regionais/Abertos do Interior e Jogos da Juventude) e campeonatos para a base.


As atletas da categoria Principal aproveitarão o Carnaval para descansar, somente retomando as atividades no dia 27. Aí, os treinos serão no Ginásio Municipal de Cotia, visando a estreia no Estadual de futsal, contra Jacareí, em casa. A tabela definitiva da competição será publicada no começo de março.

Já o Sub 18 fará um amistoso de futebol de campo neste sábado (18), antes da longa folga que também terá direito. Será o primeiro jogo do ano da Kurdana/Cotia. O adversário é o CE Vila Guarani, no gramado sintético do clube Acadêmicos da Cidade Dutra (zona sul de São Paulo). A partida será às 15 horas.

* Como foram as atividades


Foram 19 atletas adultas e 8 atletas do Sub 17 numa rotina de clube grande. Logo ás 07:30, treino na areia. Depois, exercícios de jump visando fortalecimento para as mais jovens. Ainda pela manhã, aulas teóricas com a técnica Andressa de Azevedo. De tarde, encontros motivacionais para deixar as atletas focadas. E, fechando o dia, o segundo treino, às 18:30, podendo ser na areia ou no mar.

Seguindo o princípio de qualidade, Andressa buscou fazer um intenso trabalho tático. Montando os chamados 'jogos de inteligência', fazia campos divididos em zonas e criava diversas regras. Com isso, estimulava movimentação, ocupação de espaço, transição, raciocínio rápido e aprendizado dos padrões de jogo. Coletivos foram realizados para testar isso na prática.

Lembremos também que a areia aumenta a dificuldade do trabalho com a bola, exigindo força contra a resistência criada, tanto para se deslocar com ela quanto sem ela. Portanto, indiretamente, há também um fortalecimento nos chamados 'jogos de inteligência'.


Antes de cada trabalho tático, era feito um aquecimento com rotinas de propriocepção. Quem assiste aos jogos da Kurdana está habituado a ver isso, antes das partidas começarem. Já o trabalho físico ocorria de dois modos. O primeiro era antes de algumas sessões dos 'jogos de inteligência', com estações para exercícios aeróbios. O segundo, era no mar, no melhor estilo hidroginástica: aproveitando o mar calmo, eram feitos exercícios na água, incluindo os mesmos de propriocepção. Neste caso, não havia atividade na areia posteriormente.

Foram nove atletas a mais que o ano passado, mas todas ficaram confortavelmente instaladas num grande sobrado, localizado em Indaiá, a poucos metros da praia. Graças ao apoio do vereador Paulinho Lenha, padrinho da equipe, a alimentação e a logística para esse verdadeiro 'exército' de atletas foi garantida.

* Pré sem contusões e base sendo preparada para o futuro


No décimo dia, as atletas tiveram uma folga no treino da tarde, visando tomar o folego final para os seis dias restantes. Exceto pelo domingo (12), onde houve uma nova folga na tarde, os treinos de 11 a 15 seguiram o ritmo de dois por dia, mantendo a mesma combinação de atividades físicas e táticas. Destaque para o trabalho na manhã do dia 11, que alternou exercícios de jump com corridas de explosão, antes dos jogos na areia. Para fechar a pré, veio um coletivo final na manhã do dia 16. Na tarde do mesmo dia, as atletas retornaram para Cotia.

Mesmo com a intensidade dos treinos, a fase de preparação terminou sem contusões. Nenhuma das 27 atletas apresentou lesão, mostrando que o trabalho foi feito com responsabilidade e qualidade. Acima disso, mostrou que as atletas estão prontas para as durezas dos confrontos de 2012.

E, por falar em confrontos, o fato do Sub 18 abrir o ano de jogos, junto com o aumento de atletas da base na pré, mostra as intenções de Andressa para as próximas temporadas. A técnica afirmou, antes de ir à Bertioga, que investirá mais na preparação das jovens, visando a contínua reformulação do elenco. Tanto que, nos próximos anos, pretende levar o Sub 17 ou 18, ao invés do adulto, para a pré.

* Homenagem: a cozinheira do 'exército' de atletas


Já que falamos do 'exército' de atletas, este release será fechado com uma devida homenagem. Na casa de praia, não ficaram apenas as 27 atletas, a treinadora e este repórter. Alguém sabe quem iria cozinhar para todo esse povo?

A tarefa coube à uma pessoa ímpar, alegre e que proporciona várias risadas no ambiente. Falamos de Eva Ramos Vieira, mais conhecida como Tia Evinha. Funcionária do Ginásio Municipal, foi deslocada para a pré-temporada, assim como no ano passado.

Ela está acostumada a trabalhar com 'tropas' maiores. Afinal, faz cotidianamente o almoço no Ginásio para os atletas e funcionários que lá trabalham. E, nos Regionais e Abertos do Interior, comanda a cozinha para que os competidores possam se alimentar bem e trazer medalhas para Cotia.

Em Bertioga, sempre animada, encarou a missão e contentou a todos com sua comida bem feita, com o carinho de quem admira as atletas da Kurdana. Para um bom trabalho de preparação das jogadoras, alimentação de qualidade se faz importante, e uma cozinheira competente como Tia Evinha faz a diferença.