terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FOTOS - treinos das manhãs de 06 e 07/02

Treino da manhã de 06/02:

Treino da manhã de 07/02:

Kurdana/Cotia anuncia sua primeira contratação de 2012


Eis que revelamos o primeiro reforço da Kurdana/Cotia. A equipe de futsal e futebol feminino paulista trouxe a zagueira e fixa Dayane, vinda da Ferroviária de Araraquara. A atleta já está com o plantel adulto desde o dia 01, participando de toda a pré-temporada em Bertioga (litoral norte de São Paulo).

Segundo a técnica Andressa de Azevedo, ao menos mais um reforço chegará depois do Carnaval. A vinda de atletas de campo será em função do Paulistão de futebol, para o qual a Kurdana está organizando sua volta - depois de uma lacuna de quatro anos.

Cotia iniciou 2012 com 38 atletas, sendo 22 no elenco adulto e 16 no Sub 17. No Principal, renovou praticamente com todas: das 17 componentes do ano passado, somente Ariádne não ficou - optou por deixar a carreira para priorizar os estudos. Ainda assim, o total de jogadoras aumentou em função da contratação de Dayane, a subida de categoria de Thays, Brenda, Lettycia Gomes e Aninha e uma aprovação na peneira do Sub 20. A base tem a sua quantidade distribuída entre 8 permanências, 7 aprovadas em peneira e um retorno.

* Tetracampeã, zagueira tem história importante nos Jogos da Juventude

Dayane na base da Ferroviária - a terceira em pé, da esquerda para a direita
Foto: Divulgação

Dayane Cristina Schneider nasceu no dia 03/05/1994 em Araraquara, quente cidade do interior paulista. Começou muito nova a praticar futebol, lidando com a bola desde os cinco anos. Sendo natural dali, foi até lógico que seu primeiro clube tenha sido o do município. Lembrando que, até 2008, Araraquara jogava como Extra/Fundesport, passando depois a usar a tradicional camisa grená da Ferroviária.

A equipe interiorana sempre se mostrou forte no feminino, faturando títulos no adulto e na base. Dayane lá desenvolveu seu futebol, conquistando seu primeiro título em 2008 - o Estadual Paulista Sub 18. Em 2009, veio o bicampeonato.

No ano seguinte, o Estadual passou a ser integrante dos Jogos Abertos da Juventude. Porém, uma desavença tirou Dayane de sua querida cidade. A atleta também praticava futsal pelo Tradição, clube respeitável no Estado, especialmente no Sub 20. Por ele, foi bicampeã da Copa Record (2010/11). Esta participação, segundo a zagueira, não contentou ao então técnico de sua equipe, provocando sua dispensa. Dayane foi para o Guarani de Campinas. Numa história digna de novela, a atleta participou do ouro bugrino nos Abertos da Juventude. E a final foi vencida justamente diante da Ferroviária.


Após ajustes e conversas, ela voltou para as grenás em 2011. Veio o tricampeonato dos chamados Joguinhos - no caso da zagueira, o seu tetra. Na decisão, emocionante vitória por 1 a 0 sobre Taboão da Serra, com gol a 30 segundos do fim. A temporada foi coroada com o título invicto do Campeonato Estadual Sub 17, promovido pela Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer do Estado de São Paulo.

Forte na marcação individual, Dayane declarou sua expectativa em relação à Cotia: "Espero conquistar todos os campeontatos que nós entrarmos. O meu objetivo é dar o meu melhor no grupo, contribuindo sempre".

Ela tem tudo para somar. Afinal, tantos títulos ainda jovem credenciam a vinda desta alta zagueira para a Kurdana/Cotia. Uma equipe vencedora sempre atrai atletas vencedoras. E ela terá mais um ano de Jogos da Juventude, no qual Cotia estará novamente com o salão e campo. Quem sabe, Dayane não consiga um penta...

* Pré-temporada: táticas de campo tomam o trabalho


Corpo, mente e espírito. Um triunvirato fundamental para quem quer vencer na vida. No esporte, a Kurdana usa estes três princípios na pré-temporada em Bertioga. Todos os dias, são feitos dois treinos sendo que, entre eles há um encontro com aulas teóricas da técnica Andressa e uma reunião de cunho motivacional.

Os trabalhos de segunda-feira (06), na areia, priorizaram táticas de futebol de campo. A movimentação constante, buscando espaços e opções de jogo, foi a base dos dois treinos. Cada atleta não só teve que exercitar seus fundamentos técnicos, mas principalmente pensar nas melhor forma de conduzir o jogo coletivamente.

Já nesta terça, o trabalho da manhã incluiu uma forte preparação física, com seis estações de exercícios. As atletas se rodiziaram nelas por três vezes, antes de partir para o trabalho tático.


Importante ressaltar um fato: a responsabilidade do clube com as atletas. Para participar da pré, Andressa exigiu que todas apresentassem exames médicos (especialmente eletrocardiograma) e odontológicos. Quem não os trouxesse, estaria fora dos trabalhos em Bertioga. Àquelas que não foram, e não apresentaram tais exames, correm sério risco de ficarem fora da Kurdana em 2012.

Ainda na segunda (06), a ala Neguinha juntou-se ao grupo, aumentando o total de atletas para 26. Na quarta, Priscila deve chegar e fechar em 27 o número de jogadoras nesta fase de preparação. Lembrando que a pré irá até o próximo dia 16.