domingo, 4 de dezembro de 2011

Metropolitano Principal: Kurdana/Cotia vence em Pinda e está na semifinal

Pulverizando vantagens. Pela volta das quartas de final do Metropolitano Principal de futsal feminino, a Kurdana/Cotia venceu Pindamonhangaba fora de casa por 1 a 0 e se qualificou entre as quatro melhores. A partida foi disputada neste sábado (03).

A Kurdana precisava apenas da igualdade para se qualificar. Cotia entrou para as quartas sem a vantagem de melhor campanha, que dá direito ao segundo jogo em casa e a jogar pela igualdade no tempo extra. Entretanto, as guerreiras reverteram o quadro inicial desfavorável - venceram também em casa, por 2 a 1.

Agora, as cotianas terão o Grêmio Osasco pela frente na semifinal, novamente em duas partidas e outra vez com vantagem adversária. No Estadual, as duas equipes fizeram jogos memoráveis na mesma fase, com as osasquenses conseguindo a vaga após empate sem gols na prorrogação.

No dia seguinte após a vitória de quarta-feira (30), uma notícia mexeu com a equipe cotiana: a arbitragem para a partida de volta havia sido trocada - o que poderia favorecer ao adversário. Experiente, a técnica Andressa de Azevedo pediu calma ao grupo, previnindo a equipe para que não recebesse cartões.

Como se não bastasse, aconteceu algo pior. A goleira Márcia se contundiu durante os treinos, com suspeita de lesão no joelho direito. Sendo assim, a jovem Tati assumiria a meta cotiana nesta partida decisiva. Andressa manteve-se paciente com os imprevistos, focando a equipe. Taticamente, ela treinou visando o jogo de pressão que Pinda tentou fazer em Cotia, após tomar o segundo gol, solicitando que a Kurdana mantesse o máximo de posse, sem risco de levar tentos.

Dito e feito. A boa equipe do Vale do Paraíba marcou bem a saída de bola, procurando o gol e arriscando, porém ser ter o maior tempo de controle da pelota. O jogo foi pegado, com vários lances ríspidos. As cotianas foram pacientes, buscando matar o jogo na hora certa. A primeira etapa acabou sem gols. Aline Lum recebeu amarelo ao se defender em disputa - na visão da arbitragem, foi uma tentativa de agressão.

No segundo tempo, a Kurdana voltou com o mesmo foco. Além disso, queria sair do zero. Pinda também fazia sua parte, partindo para cima e mantendo o jogo de pressão, tentando o gol de todas as formas. Melhoraram na posse de bola - ainda mais que a Kurdana usava como saída de pressão queimar jogadas no fundo.

Favorecendo as locais, a arbitragem invertia laterais e escanteios, atrapalhando Cotia. Mesmo assim, a equipe não fugiu do seu objetivo. E, ousada como sempre, Andressa colocou Karina de goleira-linha. Como todos sabem, essa jogada é muito bem treinada pela Kurdana, de modo que corre poucos riscos, mantém o domínio e cria oportunidades.

Como resposta, Pinda colocou também a quinta jogadora. A partida cresceu em emoção e passando a ser deveras interessante. As mandantes tentavam mais na base da vontade do que na calma. Foi necessário que Tati retornasse à meta. Na primeira oportunidade da goleira-linha pindense, a jovem arqueira atenta defendeu e rebateu para a meta vazia adversária; a bola foi alta e houve tempo da jogadora adiantada correr e salvar o tento.

Arine tentou por duas vezes do mesmo jeito, sem sucesso. A peleja ficou tensa. Discussões dentro de quadra tornaram-se a tônica do jogo. Apesar das inversões de posse de bola, a arbitragem acertou ao punir Priscilinha com amarelo, após carrinho em Arine.

E é nessa hora que o sangue frio para concluir se faz necessário. Pinda pressionava quando Susana, a Mulher-Gol da Kurdana, mostrou calma extrema, conforme orientou Andressa. Faltavam 11 segundos, e ela bateu para o gol vazio, balançando as redes. 1 a 0 no placar!

A classificação estava praticamente garantida mas Pinda, valente adversário, conseguiu chutar algumas vezes contra a meta cotiana num curtíssimos espaço de tempo. Fracassou, se despedindo do Metropolitano Principal com derrota em casa. 

Após este grande jogo, as atletas da Kurdana descansarão até terça-feira, quando voltam a treinar às 10 horas da manhã. O foco agora será chegar na final da competição, mantendo vivo o sonho de voltar à Taça Brasil no ano que vem.