terça-feira, 16 de agosto de 2011

Universíade: Brasil está nas quartas e Wendy, da Kurdana/Cotia, atuou nas três primeiras partidas


O futebol feminino do Brasil está indo bem na Universíade, os jogos olímpicos para universitários, disputados em Shenzhen (China). E a atleta Wendy, da Kurdana/Cotia, que lá está, vem marcando presença. Nas três partidas da Fase de Grupos, a volante entrou em todas durante o segundo tempo.

Após terminar o Grupo C com 100% de aproveitamento, as brasileiras disputarão as quartas de final da modalidade. Nesta quarta-feira (17), às 08:30 da manhã (19:30 local), pegam ao México, no Estádio de Bao'an. Vencendo, pegarão quem passar de China x Rússia. As outras quartas serão Canadá x Japão e França x Coréia do Sul. Lembrando que o Brasil lutra pelo tricampeonato.

* Ajudando a garantir os resultados


Após os 2 a 0 estreia contra a França, o Brasil encarou ao Japão no sábado (13), no Estádio de Bao'an. Expectativa de outra partida difícil, visto que as japonesas são as atuais campeãs mundiais adultas. E foram as adversárias que abriram o placar, com Sayama, aos quatro minutos. A virada veio avassaladora, ainda no primeiro tempo. Daniele fez dois gols num intervalo de dois minutos (aos 22 e 24). Thaís fez o terceiro já aos 30.

Contudo, aos 21 do segundo tempo, Thaís foi expulsa pelo segundo amarelo. O Brasil soube se defender, segurando a vantagem. Aos 37, Wendy foi para a partida. "Foi um jogo em que fiquei mais na marcação, fechando o meio campo. Valeu principalmente por ter vencido um adversário complicado", comentou. Placar de 3 a 1 e primeiro lugar do Grupo C já garantido.

Na segunda-feira (15), o fechamento da chave, contra a Estônia, no Centro Esportivo Xixiang. Apesar do Brasil já estar com a liderança nas mãos, não deu tranquilidade ao adversário - que ainda sonhava com uma vaga nos terceiros colocados. O destaque na etapa inicial foi Ketlen, fazendo dois gols. Vals descontou para a Estônia, antes do descanso. No segundo tempo, Daniele fez seu quarto gol na Universíade - artilheira canarinha. E Débora ampliou a diferença.

Wendy entrou em campo aos 22 do segundo tempo: "Deu para participar bem mais do jogo. Marquei bastante, mas fiz passes e lançamentos". Nos descontos, Marcela, que também joga futsal pela Unesc/Criciúma (SC), fez o gol que determinou a goleada de 5 a 1.

A volante da Kurdana resumiu sua Fase de Grupos: "Estou bem feliz, especialmente por ter sido a única reserva a entrar nas três partidas. Acredito que estão gostando do meu futebol e, principalmente, estou conseguindo ajudar minhas companheiras".

* Geral do futebol feminino na competição


O Brasil fechou a chave C com 9 pontos, seguido dos classificados Japão (6) e França (3); a Estônia ficou com zero. No Grupo B, a Coreia do Sul passou em primeiro (7), seguida da Rússia (4) e o adversário do Brasil, México (3) - que empatou todos os jogos. A lanterna restou à África do Sul (1). No Grupo A, liderança da China, com 9, deixando para trás o Canadá (6). Grã-Bretanha e Taiwan morreram abraçadas, com 1 ponto.

A Seleção comandada por Kleiton Lima, auxiliado por Maurício Salgado, o Bari, ficou com a melhor campanha pois, além de vencer todas as partidas, marcou saldo superior à China (+8 contra +4). Entretanto, nos mata-matas, isso não dá qualquer vantagem: empatou, teremos pênaltis - apenas na finalíssima teremos prorrogação.

As equipes eliminadas disputam o torneio de consolação, sendo que, as que caíram na Fase de Grupos, lutam do 9º ao 12º lugar. Nas quartas, o destino das eliminadas é o mesmo, disputando de 5º a 8º.

Segundo Wendy, as partidas estão ocorrendo com calor intenso e úmido, apesar de serem no fim da tarde e começo da noite. "Tanto que estão permitindo paradas técnicas em cada tempo", afirmou.

No futebol masculino, o Brasil passou em segundo do Grupo B. Após uma estreia dura contra a Rússia (1 a 1), venceu Malásia e Ucrânia (ambas por 2 a 1) e somou os mesmos 7 pontos que os russos - perdendo no saldo de gols. Nas quartas, duelo contra a Itália na quinta (18).

* Cerimônia de Abertura foi inesquecível


Wendy participou da Cerimônia de Abertura da Universíade, realizada no dia 12, no estádio do Centro Esportivo da Baía de Shenzhen. O imponente local recebeu uma linda festa, digna de ser comparada com a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008).

Foi uma cerimônia cheia de cores, luzes, tecnologia e sustentabilidade - garrafas 'pets' reaproveitadas foram o principal material utilizado nas estruturas móveis. Projeções de imagens e coreografias precisas e grandiosas marcaram o evento.

Com os lemas "Começa Aqui" e "Shenzhen Abraça o Mundo", foi um início para ficar na história. A competição foi oficialmente aberta pelo presidente chinês Hu Jintao, mostrando a importância governamental que a Universíade tem para o país. A tocha olímpica chegou de bicicleta e a pira foi acesa num lago externo ao estádio.


A nossa cotiana em terras chinesas ficou encantada: "Foi perfeita! Nunca vi algo tão bonito e organizado. Todos os detalhes tinham o máximo de cuidado. Será algo que nunca irei esquecer".

E tanta organização é estendida para os outros setores. Wendy contou como funciona dentro e nos arredores do campo. "Na partida, há horário exato para tudo - aquecimento, tirar foto, entrada, saída, etc. Os vestiários são enormes, disponibilizando tudo para as atletas. Aqui, superou em muito a organização da Tailândia", relembrando sua experiência na Universíade 2007, na capital Bangkok. Era até de se esperar, pois Shenzhen é um dos locais que simboliza a abertura e prosperidade econômica chinesa na última década.


A cidade realmente se mostrou capaz para 'abraçar' 152 países e mais de 11 mil pessoas de todo mundo: "O público comparece e, inclusive, torceu muito pelo Brasil no jogo contra o Japão".

Esta é uma rivalidade com base na História, que o esporte está abarcando nesta Universíade: China e Japão duelam pela ponta no quadro de medalhas. Os mandarins tem mais ouros (15), mas os japoneses tem mais medalhas no total (44). Os brasileiros estão em 19º lugar, com um ouro, uma prata e seis bronzes.

O Brasil tenta receber a competição em 2017 na capital Brasília, concorrendo com Kocaeli (Turquia) e Taipei (Taiwan). O anúncio da cidade vencedora será em novembro próximo, em Lausanne (Suíça).

* Tabela do Brasil feminino no futebol da Universíade


11/08 - 08:30 (19:30 local) - Brasil 2-0 França - Estádio de Bao'an
13/08 - 05:30 (16:30 local) - Brasil 3-1 Japão - Estádio de Bao'an
15/08 - 08:30 (19:30 local) - Brasil 5-1 Estônia - Centro Esportivo Xixiang
17/08 - 08:30 (19:30 local) - Brasil x México - Estádio de Bao'an
19/08 - 08:30 (19:30 local) - semifinal - Estádio de Bao'an (ou torneio de consolação)
21/08 - 06:00 (17:00 local) ou 10:00 (21:00 local) - disputa do bronze e do ouro - Estádio de Bao'an (ou torneio de consolação)

Acompanhem tudo sobre a Universíade Shenzhen 2011 em
http://www.sz2011.org/Universiade/