terça-feira, 26 de julho de 2011

Regionais 2011: Cotia é tricampeão no vôlei feminino; vôlei masculino e futsal feminino estão na final


Saiu o primeiro título para Cotia nos Jogos Regionais de Santo André. Mãos femininas, delicadas e precisas trouxeram a conquista. Trata-se do vôlei feminino, tricampeão da competição. O ouro veio com o placar de 3 sets a 0 sobre Mongaguá, em partida disputada na segunda-feira (25), no Ginásio Sacadura Cabral.

A cidade havia conquistado o primeiro lugar em 2009 na categoria Sub 21; em 2010, a dourada foi obtida na categoria livre; e, agora, mais uma conquista no Sub 21. As comandadas de Noeli Almeida fizeram uma campanha impecável, perdendo apenas um set nos quatro jogos disputados.

Com os nove pontos conquistados, além de um de bonificação, Cotia soma 27 na classificação geral da Segunda Divisão, dando o 9º lugar. A liderança é de Ribeirão Pires (111) seguida por Mauá (69). Na elite, a ponta mudou de mãos: São Bernardo está com 137, seguido de Santos (128).

Voltando à Segundona, Cotia somará mais pontos nesta terça. Isto porque está nas finais do futsal feminino Sub 21 e do vôlei masculino livre. A primeira será às 13 horas, contra Barureri, no Ginásio Joaquim Cambaúva Rabello (São Caetano). Já a segunda, que vale pela Primeira Divisão, será às 19 horas contra São Bernardo, no Ginásio Pedro Dell'Antonia.

Teremos também a luta do futsal masculino Sub 21 pelo bronze logo cedo; já os meninos do handebol livre tentarão sua segunda vitória. E, para aumentar a conta de medalhas, Cotia cai na piscina com os "campeões da vida": natação PCD no Complexo Esportivo Dell'Antonia.

* Vôlei feminino Sub 21: Isabela se contunde, volta para o jogo e decide


Nada de "já ganhou". Final é final, então tem que ser disputada com seriedade. Assim a equipe de vôlei feminino cotiana foi para o jogo contra Mongaguá, na tarde quente no ABC. O primeiro set foi bem equilibrado, tanto que estava empatado ate o 23º ponto. Em tempo, Cotia abriu dois e fechou em 25/23.

No segundo set, vamos voltar nossos olhos para o destaque da final, Isabela. Em um lance, ela se contundiu no tornozelo e teve que deixar a quadra. Mongaguá abriu 11 a 5. Pois Isa voltou para a quadra, e Cotia foi galgando ponto a ponto, até virar em 17 a 18. Aí, foi acertar a mão no saque - especialmente com a pequena Josi - e no ataque para fechar em 25 a 21.

No terceiro set, as meninas abriram seis pontos de vantagem. Mongaguá aproximou-se perigosamente, chegando a ficar 21/20. Com calma, lideradas pela capitã Kellen e contando com o bom jogo da levantadora Amanda, Cotia parou a reação adversária. Dois ataques de fundo minaram as esperanças litorâneas. 25 a 22, 3 sets a 0 e festa do ouro. Mais que merecida!


* Futsal feminino Sub 21: Kurdana, da matadora Fran, na final

De manhã, no Ginásio Joaquim Cambaúva Rabello, Cotia enfrentou Embu pelo lugar na final, além do acesso à Primeira Divisão. Diante de um adversário que se defendeu o tempo inteiro atrás da linha dos 10 metros, as garotas da Kurdana impuseram seu jogo e venceram por 8 a 1.

Com um minuto, Fran abriu o placar. Aos 10, ela de novo nas redes. As poucas chances de Embu eram defendidas por Tati. Com isso, faltando dois minutos para o intervalo, Lum fez 3 a 0. No começo do segundo tempo, Embu tentou uma reação, descontando com Paloma aos quatro.

Nada que assustasse, pois era dia da matadora Fran. Aos seis, ela fez 4 a 1. Dois minutos depois, Lorraine foi para as redes, marcando seu primeiro gol nos Jogos. Aos nove, lá estava Fran outra vez. Quarto gol no jogo e artilheira de sua equipe na competição: já está com oito tentos.


Depois, veio a segunda formação, que não fez por menos e marcou dois gols. Brenda, aos 17, em chute de fora, fez o seu, dançando com suas companheiras para comemorar. No minuto final, tento de Priscila Loiola - e as "pequenas" comemoraram imitando jogada de vôlei.

Acesso garantido, agora é hora de lutar qual leoas pela medalha de ouro. O adversário será o Barueri, representado pelo Jaguaré/Palmeiras. Este, venceu Peruíbe por 10 a 1 na outra semi.

* Vôlei masculino livre: medalhas antes da final

Subtítulo estranho, não? Será explicado. A ACEK Cotia venceu Santos por 3 a 0, na semifinal do vôlei masculino livre da Primeira Divisão. Porém, durante o jogo, disputado no Dell'Antonia, os cotianos aplicaram duas "medalhas" nos santistas: ataques fortes e rápidos, mandando a bola no peito do adversário.

Fora isso, o show de bloqueios. Quando não era Alê, era Jimi. Quando não era Jimi, era Wagner Sousa. O capitão Renato também fez seus bloqueios. Enfim, atuação excelente diante de um adversário respeitável.

Logo de cara, os comandados de Leandro Yoshizumi abriram quatro pontos. Apesar de Santos chegar a empatar, Cotia retomou a dianteira e fechou em 25 a 22. No segundo set, a ACEK estraçalhou. Foi o momento das "medalhas" e dos bloqueios. A vantagem chegou a ficar em oito pontos. Tranquilamente, o jogo foi conduzido até 25 a 20.

E, no terceiro set, Cotia mostrou quem mandava no jogo. Ficou o tempo todo na frente do placar, ditando o ritmo. Os levantadores se alternaram: primeiro Eric, que está muito bem nos Regionais, e depois Wagner Santos. E o Santos, do outro lado da rede, nada pôde fazer, exceto cumprimentar a ACEK pela vitória em 25 a 21.

Na outra semi, São Bernardo fez 3 a 0 em Santo André. Hora de Cotia reencontrar os bernardenses. Apesar de enfrentar um clube de Superliga, e ter perdido por 2 a 0 na fase de grupos, o técnico Leandro garante que será ousado, lutando pelo ouro.


* Futsal masculino Sub 21: com honra!

Meninos, não: homens! Assim temos que chamar a equipe cotiana Sub 21 de futsal masculino. Jogando contra Barueri, pela semifinal da modalidade, perdeu de 6 a 2, mas duelou de igual para igual contra um adversário fortíssimo - com atletas de Seleção Paulista. A partida foi disputada no Joaquim Rabello, de tarde.

O primeiro tempo terminou 2 a 1 para Barueri; o gol de Cotia foi marcado por Rogers. No começo da segunda etapa, Barueri abriu 3 a 1. Hora do goleiro-linha, com o próprio goleirão Felipe Aleixo. Superando as expulsões no salão e no campo, o arqueiro meteu uma bomba de longe e descontou. 3 a 2. Ainda era possível.

Mas, como tinha que continuar com a tática ousada, não foi possível segurar Barueri. Aos poucos, construiu o 6 a 2. Nada de tristeza, pois poucos conseguem encarar uma equipe tão profissional de igual para igual durante 3/4 da partida. Cotia saiu de cabeça em pé.

Agora, uma medalha para coroar o trabalho. Mas ela não virá de graça. Os homens cotianos terão que vencer Jandira na disputa pelo bronze, às 09 horas, no Ginásio Noêmia Assunção.

* Handebol masculino livre: sai polêmica! Vitória na estreia

Após toda a expectativa em relação ao handebol masculino livre, a equipe de Cotia se apresentou para os Regionais. Liderados pelo artilheiro Pixote, os rapazes de Danilo Vaz marcaram 29 a 15 em Taboão da Serra. A partida ocorreu de tarde, no Eda Mantoanelli (São Caetano).

Na segunda rodada, os cotianos enfrentarão Rio Grande da Serra, às 19 horas, no Ginásio Noêmia Assunção. Além destas três equipes, a Segundona conta com Carapicuíba e Mongaguá. Quem fizer mais pontos ao fim das quatro rodadas fica com o ouro.

* Resultados de Cotia (25/07)

Futsal Feminino Sub 21 - Cotia 8x1 Embu - semifinal - Ginásio Joaquim Rabello
Futsal Masculino Sub 21 - Barueri 6x2 Cotia - semifinal - Ginásio Joaquim Rabello
Vôlei Feminino Sub 21 - Cotia 3x0 Mongaguá (25/23, 25/21, 25/22) - FINAL - Ginásio Sacadura Cabral
Vôlei Masculino livre - Cotia 3x0 Santos (25/22, 25/20, 25/21) - semifinal - Ginásio Pedro Dell'Antonia
Handebol Masculino livre - Cotia 29x15 Taboão da Serra - grupo único - Eda Mantoanelli (São Caetano)

* Classificação Geral
9º lugar - 27 pontos (Segunda Divisão)
Medalhas: 9 ouros, 6 pratas, 2 bronzes (17 no total)

Segunda Divisão: 1º Ribeirão Pires (111); 2º Mauá (69)
Primeira Divisão: 1º São Bernardo (137); 2º Santos (128), 3º São Caetano (112)
Zona de rebaixamento: Cubatão (63), Guarujá (42) e São Vicente (36)

* Programação de 26/07
09:00 - Futsal Masculino Sub 21 - Cotia X Jandira - decisão do bronze - Ginásio Noêmia Assunção
13:00 - Futsal Feminino Sub 21 - Cotia x Barueri - FINAL - Ginásio Joaquim Rabello
19:00 - Handebol Masculino livre - Cotia x Rio Grande da Serra - grupo único - Ginásio Noêmia Assunção
19:00 - Vôlei Masculino livre - Cotia x São Bernardo - FINAL - Ginásio Pedro Dell'Antonia
09:00 - Natação PCD (Pessoas com Deficiência) - Complexo Dell'Antonia

Fotos, Cotia nos Regionais 2011 - Dia 05





Tabelão - futsal feminino nos Regionais - mata-matas

Quartas de final
24/07 - domingo
Ginásio Primeiro de Maio FC (Av. Portugal, 79, Centro)

Segunda Divisão
13:00 - Carapicuíba 3x6 Embu
14:00 - Peruíbe 6x3 Taboão da Serra

Primeira Divisão
15:00 - São Caetano 4x3 Santo André
16:00 - São Bernardo 7x3 Praia Grande

Semifinais
25/07 - segunda-feira

Segunda Divisão
Ginásio Joaquim Cambaúva Rabello (Rua Capiberibe, s/n, São Caetano)
09:00 - Cotia 8x1 Embu
10:00 - Peruíbe 1x10 Barueri

Primeira Divisão
Ginásio Noêmia Assunção (Rua Custódia, s/n, Camilópolis)
10:00 - Osasco 3x1 São Bernardo
11:00 - São Caetano 1x0 Santos

Finais
26/07 - terça-feira

Segunda Divisão

Decisão de 3º lugar
Ginásio Noêmia Assunção (Rua Custódia, s/n, Camilópolis)
08:00 - Embu x Peruíbe

Final
Ginásio Joaquim Cambaúva Rabello (Rua Capiberibe, s/n, São Caetano)
13:00 - Cotia x Barueri

Primeira Divisão
Ginásio Joaquim Cambaúva Rabello (Rua Capiberibe, s/n, São Caetano)
14:00 - Decisão de 3º lugar - São Bernardo x Santos
15:00 - Final - Osasco x São Caetano