quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fotos, Cotia nos Regionais - Dia 07





Regionais 2011: Cotia fatura cinco troféus em dois dias


Terça (26) e quarta-feira (27) mais que produtivas para Cotia. O município conseguiu cinco troféus nos 55º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva, disputados em Santo André. Foram dois títulos (natação PCD masculina e feminina) e três vices (futsal feminino, vôlei masculino e karatê masculino). Fora isso, o futsal masculino Sub 21 foi bronze. Ao todo, a cidade já tem oito troféus na competição, que se encerra no próximo dia 30.
Além disso, os cotianos já ganharam 43 medalhas, sendo 26 ouros, 11 pratas e 6 bronzes. Na pontuação, somam 85 pontos, estando com a 4ª posição na classificação da Segunda Divisão. Ainda dá para sonhar com o acesso, pois a diferença para Barueri (segunda colocada) é de apenas 14 pontos. Ribeirão Pires lidera, com 149, e dificilmente perde a ascensão à elite. Nesta, a liderança foi retomada por Santos (202), seguido de São Bernardo (195).

Nesta quinta, estarão em ação quatro modalidades. Logo pela manhã, teremos futebol feminino - que estreou na quarta. Paralelamente, o taekwondo vai à luta, tanto no masculino quanto no feminino. E, até o fim do dia, a forte ginástica rítmica cotiana estará na expectativa de medalhas. O handebol masculino livre folgará, mas está muito perto do ouro.

* Natação PCD: é campeão - e em dose dupla!


Ser um "campeão da vida" não é fácil. Mas tudo se torna mais saboroso com títulos e medalhas, sabendo que está ajudando algo maior, mesmo com limitações. A equipe de pessoas com deficiência de Cotia fez bonito na natação. Competindo na terça, no Complexo Dell'Antonia, foi campeã em dose dupla - no feminino e no masculino.

E trata-se de uma turma rica. Os nadadores, comandados pela técnica Silva Soraia, ganharam 16 ouros e uma prata, num total de 17 medalhas. Em termos de pontuação, o masculino marcou 97, ficando bem à frente do vice Mongaguá (25). No feminino, 54 pontos, deixando Embu (27) para trás. Somando as duas modalidades, ficou em primeiro, com 151 pontos - o vice, Itanhaém, anotou só 36. Na classificação geral, a natação PCD contribuiu com 11 pontos para Cotia (nove pelo título geral mais dois de bonificação).

Comecemos pela maior medalhista dourada de Cotia nestes Regionais. Sim, pois Fabienne Carmen Gina Reimers já havia faturado três ouros no atletismo. Não ficou contente, e mordeu mais três na piscina - nos 100 e 50 metros livre e nos 50 metros costas, todos na categoria S8. Animada pelo feito dois seis ouros, era toda sorrisos no Complexo Dell'Antonia, curtindo seu bom momento.

Fazendo companhia na quantidade à Fabienne, na natação, temos outros três nadadores. Stephanie Arruda Silva venceu os 100 e 50 m livre S10 e os 50 m peito SB9. Marcílio da Silva Ferreira, que chama a atenção pelo seu estilo extrovertido, comemorou seus três ouros (100 m livre, 50 m borboleta S6 e 50 m peito SB5) fazendo o "número um" para as fotos no pódio. Por fim, saindo da deficiência física e indo para a visual, Mario Renato Matricardi de Oliveira marcou suas vitórias na categoria S12, nos 100 e 50 m livre e no 50 m costas.

Com dois ouros, dois rapazes. Entre os físicos, Marcos Caelles foi dourado nos 50 m costas e livre S6, enquanto que Paulo Domiciano Faria, na visual, ganhou os 50 m costas e livre. A lista extensa e da qual Cotia muito se orgulha é fechada com a prata de Caelles nos 100 m livre S6. De resto, foi só comemorar e muito.

* Futsal feminino Sub 21: vice, com muito orgulho!


Na mesma terça, as meninas da Kurdana/Cotia disputaram o ouro do futsal feminino Sub 21 contra Barueri, representado pelo Jaguaré/Palmeiras. Num duelo que está virando rivalidade e com polêmicas fora da quadra, as cotianas perderam de 6 a 2 - mas saíram orgulhosas do Ginásio Joaquim Rabello (São Caetano).

A geração de jovens da Kurdana mostrou qualidade e força nos Jogos. As mais experientes, que estão chegando no limite da idade da categoria, deixaram claro que o futuro cotiano no futsal feminino está garantido. E as mais novas, carinhosamente chamadas de "pequenas", deram conta da responsabilidade. Ou seja, vem aí uma terceira geração da equipe, considerando que o adulto já é campeão paulista.

Na final, a ansiedade pesou na primeira etapa, com Barueri aproveitando-se das falhas da Kurdana na retaguarda para abrir larga vantagem. Fran, aos quatro, e Daphine, no minuto seguinte, fizeram os dois primeiros gols. Cotia reagiu, com investidas de Lum e Fran - não confundam de atleta. Mas o adversário estava num momento melhor e ampliou com Taiane duas vezes, aos 12 e 17 minutos.

Após a bronca da técnica Andressa de Azevedo, as meninas reagiram. Com Déby de goleira-linha quase o tempo todo, reduziram a diferença. Logo no primeiro minuto, a nossa Fran marcou seu 9º gol na competição. Aos três, pênalti bem batido por Lum e 3 a 2 no placar.


A Kurdana apresentava maior volume de ataque. Barueri, aproveitando os contra-golpes, respondia. E, assim, aos cinco, Drika fez para o adversário. Karina e Lorraine tiveram boas chances para reaproximar Cotia no placar. O tempo foi passando e, apesar do melhor futsal das cotianas na etapa final, Taís fez o gol que fechou o jogo.

Claro que houve a tristeza da derrota. Logo passou, virando sorrisos e até o grito de "vice-campeão" foi solto pelas jovens. Uma equipe nova, unida e que atuou dentro dos conformes para chegar onde chegou. Pode não ter sido campeã na quadra, mas é no coração dos fãs do clube.

* Vôlei masculino livre: sem dever para os grandes


Única modalidade a representar Cotia na Primeira Divisão, o vôlei masculino da ACEK foi para a final contra São Bernardo, no Ginásio Pedro Dell'Antonia, na noite de terça. Fazendo boa atuação, perdeu de 3 sets a 1 para um clube que está na Superliga da modalidade. Desse modo, ficou com uma honrosa prata.

Os garotos de Leandro Yoshizumi fizeram um belo primeiro set. Contra uma equipe que tinha três jogadores da Liga (Luiz, Ygor e o líbero Felipe), os cotianos mantiveram o equilíbrio. Após abrirem dois pontos, deslancharam no placar, contando com as boas atuações de Jimi, Alê e Renato, fechando em 25 a 17.


No segundo, a ACEK perdeu a concentração em quadra. Apesar de buscar uma diferença de quatro pontos, não manteve o mesmo equilíbrio. Nos pontos finais, Wagner Sousa tentou salvar o set para Cotia, mas não deu: 25 a 23. No terceiro, Vinícius se destacava no lado cotiano. Não foi suficiente, pois São Bernardo liderou o tempo todo, vencendo por 25 a 17.

No quarto set, Cotia lutou muito. São Bernardo buscou controlar o jogo, para que não fosse ao tie-break. Deu certo, vencendo por 25 a 22. Nada de gosto amargo para a ACEK, que chegou para ficar no voleibol paulista - não importa a força do adversário.

* Karatê: masculino dá conta do recado


O karatê foi à luta na quarta-feira, na quadra da Associação dos Servidores de Santo André. A equipe do técnico Márcio Galdino fez bonito: foi vice-campeã masculina. Com 44 pontos, ficou atrás apenas de Taboão da Serra. O feminino ficou em 9º, visto que só tinha uma atleta. Sem problema, pois a representante solitária ficou com uma bela prata. Por sinal, em termos de medalhas, o esporte conseguiu um ouro, duas pratas e três bronzes para Cotia.

O ouro veio com os golpes precisos do meio médio Heraldo Batista. Na disputa do título, derrotou Davi Pereira, de Taboão da Serra. Antes das lutas, Batista se mostra bem concentrado para, depois, soltar seu melhor karatê contra os fortes adversários.

As pratas ficaram com um homem e uma mulher. As damas primeiro, pois Araceli Rodrigues marcou a sua no kata (apresentação de golpes simulados). Para os senhores, Rodrigo Hara foi vice na categoria leve. Os bronzes vieram em dois no kata - no individual, com Afonso Silva, e por equipes. Nos combates, Edgar Rodrigues pegou o seu na categoria absoluto.

Marcaram participação também, os atletas Roberto Boldo (quinto no pesado) e Paulo Souza (sétimo no pena). Na competição de lutas por equipe, Cotia ficou em quinto lugar. Suficiente para trazer mais um troféu ao município.

* Futsal masculino Sub 21: time bronzeado


O futsal masculino Sub 21 de Cotia fez um excelente Regionais. Coroando a performance, ficou com a medalha de bronze. Jogando no Ginásio Noêmia Assunção, venceu Jandira por 4 a 2 na prorrogação, na manhã de terça.

O jogo foi parelho. A equipe liderada pelo capitão goleador Rogers ficou no 1 a 1 na primeira etapa, com gol de Felipe Santos. Na segunda, a igualdade foi confirmada com mais um gol de cada lado, sendo que o de Cotia foi marcado por Samuel.

O 2 a 2 forçou a prorrogação. Nela, os rapazes da dupla de técnicas Andressa de Azevedo e Arine Soares não deram chances ao azar. Com dois gols de Rogério, veio o terceiro lugar. Os rapazes, agora homens pelo desempenho, festejaram muito. Ainda mais que a equipe não vinha de bons resultados nos Jogos da Juventude (eliminada na fase regional sem pontuar). Com paciência e superação, conseguiram fazer uma excelente presença em Santo André.

* Handebol masculino livre: falta muito pouco para o ouro


Após a vitória na estreia, o handebol masculino livre de Cotia marcou mais dois triunfos no grupo único dos Jogos. A equipe de Danilo Vaz está superando a polêmica formada antes dos Regionais e, com apenas sete atletas, está muito perto do ouro.

Na terça, jogando no Noêmia Assunção, não tomou conhecimento de Rio Grande da Serra, vencendo por 34 a 14. Pixote foi o destaque mais uma vez. No mesmo local, só que na quarta venceu Mongaguá por 28 a 14, num jogo que parecia ser mais apertado (a primeira etapa terminou 12 a 9). Desta feita, Doug teve boa atuação, junto com o goleiro Osvaldo, conhecido como Japa.

Nesta quinta, os guerreiros cotianos descansam. Contra Carapicuíba, na sexta, o empate ou até uma derrota por pouca diferença de gols dá o título para Cotia. Agora, fica a expectativa pelo jogo.

* Futebol feminino livre: megagoleada


Em excesso. E, querem saber, é sempre bom. A Kurdana/Cotia estreou no futebol feminino livre dos Regionais. Na manhã de quarta, jogando no Estádio Baetão (São Bernardo), megagoleou Peruíbe por 18 a 0, valendo pelo Grupo A da competição.

O resultado já colocou a equipe na semifinal. Para ser primeira, basta o empate contra Itanhaém, visto que vencera Peruíbe por 4 a 1 na terça. O jogo será na manhã desta quinta, no campo da Cidade dos Meninos. Ambos locais são de gramado sintético.

Na megagoleada, o primeiro tempo terminou 10 a 0. No segundo, mais e mais gols, mostrando que as meninas amam colocar a bola na rede. A artilheira matinal foi Susana, com cinco gols. Priscila veio logo atrás, com três. Déby e Mar Selly fizeram dois. Os outros seis foram distribuídos entre Karina, Lum, Aninha, Ariadne, Brenda e um tento contra.

* Resultados de 26 e 27/07


26/07
Futsal Masculino Sub 21 - Cotia 4X2 Jandira - decisão do bronze - Ginásio Noêmia Assunção
Futsal Feminino Sub 21 - Cotia 2x6 Barueri - FINAL - Ginásio Joaquim Rabello
Handebol Masculino livre - Cotia 34x14 Rio Grande da Serra - grupo único - Ginásio Noêmia Assunção
Vôlei Masculino livre - Cotia 3x1 São Bernardo (25/17, 23/25, 17/25, 22/25) - FINAL - Ginásio Pedro Dell'Antonia

Natação PCD

Ouros (16)
Fabienne Carmen Gina Reimers - 100 m livre S8 - 3'13"36
Fabienne Carmen Gina Reimers - 50 m costas S8 - 1'33"78
Fabienne Carmen Gina Reimers - 50 m livre S8 - 1'18"93
Stephanie Arruda Silva - 100 m livre S10 - 1'44"47
Stephanie Arruda Silva - 50 m peito SB9 - 1'12"83
Stephanie Arruda Silva - 50 m livre S10 - 48"64
Marcílio da Silva Ferreira - 100 m livre S6 - 2'11"64
Marcílio da Silva Ferreira - 50 m peito SB5 - 1'26"03
Marcílio da Silva Ferreira - 50 m borboleta S6 - 1'45"22
Mario Renato Matricardi de Oliveira - 100 m livre S12 - 3'31"49
Mario Renato Matricardi de Oliveira - 50 m costas S12 - 1'21"83
Mario Renato Matricardi de Oliveira - 50 m livre S12 - 1'22"90
Marcos Caelles - 50 m costas S6 - 2'19"97
Marcos Caelles - 50 m livre S6 - 2'30"12
Paulo Domiciano Faria - 50 m costas S11 - 1'21"83
Paulo Domiciano Faria - 50 m livre S11 - 50"83

Prata (1)
Marcos Caelles - 100 m livre S6 - 5'15"64

Total: 17 medalhas
Pontuação: Feminino - 54 (1º); Masculino - 97 (1º); Geral - 151
Classificação final: campeão (9 pontos para a classificação geral mais 2 de bonificação)

27/07
Futebol Feminino livre - Cotia 18x0 Peruíbe - Grupo A - Estádio Baetão (São Bernardo)
Handebol Masculino livre - Cotia 28x14 Rio Grande da Serra - grupo único - Ginásio Noêmia Assunção

Karatê

Ouro (1)
Heraldo Batista - kumitê meio médio

Prata (2)
Araceli Rodrigues - kata individual
Rodrigo Hara - kumitê leve

Bronze (3)
Kata por equipes
Afonso Silva - kata individual
Edgar Rodrigues - kumitê absoluto

5º lugar - kumitê por equipes
5º lugar - Roberto Boldo - kumitê pesado
7º lugar- Paulo Souza - kumitê pena

Total: 6 medalhas
Classificação final
Feminino - 9º (7 na modalidade, 1 de bonificação para a cidade)
Masculino - vice-campeão (44 para a modalidade, 9 para a cidade mais 1 de bonificação)


* Classificação Geral
4º lugar - 85 pontos (Segunda Divisão)
Medalhas: 26 ouros, 11 pratas, 6 bronzes (43 no total)

Segunda Divisão: 1º Ribeirão Pires (149); 2º Barueri (99)
Primeira Divisão: 1º Santos (202); 2º São Bernardo (167), 3º São Caetano (154)
Zona de rebaixamento: Cubatão (96), Guarujá (88) e São Vicente (52)

* Programação de 28/07
08:00 - Futebol Feminino livre - Cotia x Itanhaém - Grupo A - campo da Cidade dos Meninos
09:00 - Ginástica Rítmica - Ginásio do Primeiro de Maio FC
09:00 - Taekwondo - Associação dos Servidores Municipais de Santo André

Fotos, Cotia nos Regionais - Dia 06