sábado, 13 de agosto de 2011

Estadual Principal: Kurdana/Cotia vence Pinda e enfrentará Osasco na semi


Muitos gols e fortes emoções. Quem acompanha a Kurdana/Cotia já está acostumado à isso, ainda mais em quartas de final do Estadual Principal de futsal feminino. Basta lembrar 2009 (contra Ribeirão Preto) e 2010 (contra Buzzo/São José).

Neste sábado (13), no Ginásio Municipal, a atual campeã paulista venceu o jogo de volta pelas quartas de final contra Pindamonhangaba, marcando 9 a 7. Na ida, uma semana antes no Vale do Paraíba, empate em 1 a 1.

Agora, enfrentará ao Grêmio Osasco na semifinal, também em dois jogos. Pelo melhor posicionamento do adversário (invicto na competição), a primeira partida será em Cotia e a segunda fora de casa, no Ginásio Geodésico. As datas serão agendadas em breve pelas equipes junto à Federação Paulista.

* Depois de sustos, Mulher-Gol pôs Cotia no jogo


E todos sabiam que não seria um jogo fácil. Quem vencesse, passava. Se empatassem, haveria prorrogação com vantagem da Kurdana. E também Pinda é uma das oito melhores equipes do país, além de vir de ouro nos Regionais.

Logo aos dois minutos, Paola abriu o placar para as visitantes. Sem tempo para deixá-las respirar, Susana igualou segundos depois. Pois era para a partida ser emocionante. Dri finalizou na segunda trave, aos três, e Mayra Camila ampliou aos quatro. 3 a 1 Pinda.

Susana, de cabeça, fez o segundo da casa, aos sete. Só que a equipe do Vale tinha Paola, que retomou a diferença em dois gols. E agora? O que fazer? Calma e bola trabalhada para as oportunidades surgirem. Aline Lum mandou uma bomba para as redes, aos nove. E, aos 12, em assistência de Lorraine, Susana empatou em 4 a 4.

E a Mulher-Gol queria mais. Aos 15, a virada. Advinhem com quem? Ela mesma, Susana, colocando Cotia na rota da vaga. Porém, no minuto antes do descanso, Mayra Camila fez seu segundo. Iguais em cinco...

* Atrevimento de Andressa com goleira-linha dá certo


As coisas se complicaram um pouco. No primeiro minuto da etapa final, Mayra Camila marcou seu terceiro tento. Mais que rapidamente, a técnica Andressa de Azevedo apostou suas fichas em Karina como goleira-linha. E, na tática avançada, veio o empate com Lorraine, aos quatro.

Andressa foi atrevida e decidiu que não era hora de recolher. Lembram da final do Estadual 2010? Nada de ficar no empate sem riscos. Karina foi mantida de quinta jogadora. O prêmio foi o quinto gol de Susana, aos oito, matadora absoluta da tarde. Batendo dentro da área, do lado direito, fez a torcida cotiana explodir de alegria.

E nada de recolher. O goleiro-linha de Karina estava dando tão certo que a Kurdana mantinha posse de bola no ataque. Aos 11, pela esquerda, Neguinha concluiu jogada para, pela primeira vez, Cotia ter dois gols de vantagem.

Nayara recebeu amarelo em Pinda. E ela mesma foi de goleira-linha. Agora sim, era hora de se retrair, aproveitando os bates de longe. Num deles, Lum fez seu segundo gol, partindo para o abraço.

Houve tempo para mais futsal. Num ataque de Pinda, a goleira Márcia mostrou porque ganhou o Tênis de Ouro pela temporada 2010: uma linda ponte, que mereceu até sair na foto. Honrado, o adversário não desistia, e a jovem Paola - que promete muito para o futuro - fez seu terceiro gol faltando 38 segundos.

Para fazer o tempo correr, Andressa pediu para que as suas atletas usassem uma tática consagrada pelas norte-americanas no futebol de campo: prender a bola no escanteio. Isso fez os segundos passarem e o risco diminuir. De resto, foi fazer a festa pela vaga na semifinal.


* Demais quartas: Osasco repetiu placar e Taboão passou em jogo eletrizante

A vaga do Grêmio Osasco para enfrentar a Kurdana foi conquistada na noite de sexta. Em casa, venceu por 2 a 0, repetindo o placar conquistado no interior paulista contra o XV de Piracicaba/Rezende. As quinzistas vieram com uma proposta defensiva; o GEO teve maior posse de bola e definiu a classificação sem muitos problemas.

Poucas horas depois do jogo cotiano, uma eletrizante partida entre Taboão da Serra e São Caetano/Sabesp, em Taboão. Na ida, 3 a 3. E, na volta, um empate em 4 a 4 no tempo normal. Detalhe que as mandantes fizeram 2 a 1, sofreram a virada para 4 a 2 e só empataram a 30 segundos do fim. Na prorrogação, 2 a 2 e classificação taboanense pelo melhor posicionamento. O São Caetano saiu na frente, o time da casa virou e viu a equipe do ABC igualar de novo. Nos segundos finais, muita tensão, com a Sabesp atacando e o adversário se defendendo para garantir a vaga muito festejada.

Sendo assim, a Região Oeste da Grande São Paulo já sai com um saldo positivo deste Estadual, colocando as três primeiras semifinalistas, provando a qualidade das atletas dessa parte metropolitana. Ainda podemos ter uma fase 100% Oeste, caso o Palmeiras/Barueri passe pelo DE Pinhal. Entretanto, a partida deste sábado, que seria disputada em Barueri, foi adiada sem data prevista. No interior, 6 a 1 para o alviverde.

Fotos, Kurdana 9-7 Pinda, 2º tempo

Fotos, Kurdana 5-5 Pinda, 1º tempo