quinta-feira, 15 de março de 2012

Estadual Paulista Principal: abrindo a competição, Kurdana/Cotia e Jacareí empatam num jogão de bola


Como esta assessoria já se pronunciou antes, o Estadual Paulista Principal de futsal feminino deste ano será o melhor do século. E a partida de abertura demonstrou isso. Na tarde ensolarada desta quarta-feira (14), Kurdana/Cotia e Jacareí Futsal empataram em 3 a 3. O jogão de bola aconteceu no Ginásio Municipal cotiano.

Com alto nível técnico e belos lances, o público se empolgou com a atuação das cotianas: ficaram duas vezes atrás por dois gols e buscaram o empate. Um resultado que seria considerado ruim dentro de casa, ainda mais com o intenso domínio exercido, mas foi bom pelas circunstâncias adversas na contagem. Por outro lado, as jacareienses não fizeram por menos, valorizando cada minuto da peleja.

Agora, as equipes aguardam seus compromissos na segunda rodada. A Kurdana volta a jogar no dia 24 (sábado), às 19 horas, contra Taboão da Serra, num clássico regional. Em virtude da quadra antiga taboanense não atender as normas da Série A-1, a partida será no Ginásio Presidente Ciro I - mando adversário até a nova quadra oficial ficar pronta. A equipe do Vale do Paraíba atuará no dia seguinte, em casa, contra a ADPM/Marília, surpresa do Metropolitano 2011.

* Cenário interessante e cinco gols na primeira etapa


Montemos o cenário antes. A Kurdana entrou em quadra apoiada pela sua torcida, fazendo o seu primeiro jogo oficial do ano. As cotianas estavam ansiosas por mostrar produtividade após a pré-temporada de fevereiro e os treinos deste mês. Entretanto, o time tinha três desfalques: a goleira Márcia aguardando operação no joelho direito, a ala Lorraine em fisioterapia pós-cirúrgica e a pivô Xininha, com uma pequena lesão no joelho esquerdo nos treinos desta semana.

Jacareí vinha sem o mesmo tempo de treino mas estava embalado pelo bi da Taça Vanguarda e por cinco contratações (Débora e Débora Kobal do Palmeiras, Elisane de Araraquara, Cris do São Caetano e Agda do AD Jaraguá - SC), compensando três perdas (Jessiquinha, recuperando-se de cirurgia, Taiane, que foi para o Grêmio Osasco, e Cacá, que está no Blumenau-SC).

E Cotia começou marcando pressão. Quando a posse de bola era jacareiense, as quatro atletas de linha sufocavam a boa equipe visitante. Tanto que, logo aos 46 segundos, Cris tomou amarelo. Aline Lum e Susana não davam um segundo de sossego à retaguarda. Além disso, Arine teve chance contida pela goleira Camila.

Mesmo estando melhor no jogo, Cotia sofreu um gol. Contra-ataque pela direita; Cilene bateu cruzado, a goleira Tati espalmou e Débora empurrou para as redes, aos seis minutos. Abalada pelo gol, a Kurdana demorou para se achar, e sofreu outro tento aos nove, em trama pelo meio que Elisane concluiu.

Após equilibrar sua defesa, a Kurdana voltou à postura ofensiva. O prêmio não tardou. Aos 12 minutos, Banana fez lance individual pelo meio e bateu forte, em jogada característica, vencendo Camila e vibrando intensamente.


Dois minutos mais tarde, falta para Jacareí. Em jogada na ala direita, Gláucia bateu cruzado e ampliou para 3 a 1. Só que ainda tinha muito jogo pela frente, e Jacareí começou a mostrar cansaço cedo. Karina, no lado cotiano, perdeu chance dentro da área.

Já aos 15, Susana deu passe curto à Aline Lum, na esquerda; a própria Lum chutou caindo, tirando da marcação e colocando a bola no lado oposto, batendo na trave e estufando as redes. Diferença em apenas um tento antes do intervalo. Mais um amarelo foi dado no lado visitante - para Elisane.

* Estrela Maior, a quinta goleira-linha cotiana


Voltemos no tempo. Metropolitano 2011: em Cotia, o jogo contra Jacareí na fase de grupos também terminou em 2 a 3 na primeira etapa. Aquela partida acabou 5 a 8. Hoje, neste março de 2012, nada de desatenção da Kurdana. Uma mistura de toque de bola refinado, disciplina tática e raça.

Do outro lado havia uma boa equipe, com atletas da Seleção Paulista e uma da Brasileira (Cilene). Não podia dar em outra coisa, a não ser um jogo de alta qualidade.

A Kurdana dominava a partida, mantendo a marcação cerrada de saída de bola. Dai Carioca, na ala, preocupava a equipe jacareiense. Incontáveis oportunidades foram criadas. Susana, Arine e Karina tiveram arremates defendidos por Camila.

Os ânimos ficaram exaltados dos dois lados. Em quadra, lances ríspidos. No banco, o massagista de Jacareí, Allan Pelogia, foi expulso. As visitantes, apesar de se defenderem, ainda buscavam ampliar a vantagem, usando-se de contra-ataques puxados por Cilene, procurando Elisane e Débora. Tati trabalhou bem, salvando dois lances das pivôs de preto.


Já que o gol não saía para o time da casa, o jeito foi usar a goleira-linha. Algo que, quem vê a equipe da técnica Andressa de Azevedo, está acostumado. Podia ser Priscila, Karina, Wendy, Déby... Só que Sessa já tem sua quinta-goleira linha: Aline Lum. Sim, a Estrela Maior de Cotia. Ela fez essa função na final do Piratininga do ano passado, nos minutos derradeiros. Naquela vez, foi para despistar o adversário. Hoje não. O objetivo era resolver a parada.

No começo, um pouco de dificuldade. Tanto que Lum cometeu falta para evitar contra-ataque, tomando amarelo. Nada que impedisse um belo tento. Aos 15 minutos, Dai Carioca invadiu a área pela direita, driblou duas e achou a ousada Aline na linha da trave esquerda. Que goleira-linha mais adiantada, não? E ela não perdoou: mandou para as redes e partiu para o abraço. Segundo de Lum, escolhida a melhor do jogo, empatando-o em 3 a 3.

E tinha mais emoção pela frente. Mesmo cansado, Jacareí tentou retomar a dianteira. Dai Carioca evitou chance visitante com falta e recebeu amarelo, aos 18.

Ainda como quinta jogadora, Lum bateu na esquerda buscando o ângulo oposto. Seria um golaço, para pagar ingresso de novo (se fosse cobrada entrada no futsal feminino). Mas a bola foi para fora.

Como a Kurdana seguia com a goleira-linha, o jogo ficou, até o fim, extremamente franco. Em lance que poderia gerar o gol da vitória, Dai Carioca recebeu bola na direita e não conseguiu arrematar. Porém, naquele instante, Cris entrou com um carrinho perigoso, ao passo que Dai chutou a adversária. Não houve dúvidas: vermelho para as duas boas jogadoras, faltando 30 segundos.

Havia pouco tempo e os dois lados estavam com uma a menos. Ainda assim, tivemos um bate-rebate de Cotia dentro da área, enquanto que Jacareí chutou bola da sua meia quadra. Nada adiantava pois o resultado já estava selado. Um belo 3 a 3, digno de dizer que o futsal feminino é uma modalidade onde se encontram juntas técnica, garra e amor pelo que se faz.


* Ficha técnica

Kurdana/Cotia 3-3 Jacareí Futsal
Local: Ginásio Municipal de Cotia
Árbitros: Evandro Tardelli e Ivanílton Pereira da Silva
Gols: Débora, 7' 1t (0-1); Elisane, 10' 1t (0-2); Banana, 13' 1t (1-2); Gláucia, 15' 1t (1-3); Aline Lum, 16' 1t (2-3); Aline Lum, 15' 2t (3-3)
Melhor em quadra: Aline Lum (Kurdana)
Cartões amarelos: Dai Carioca e Aline Lum (Kurdana); Cris e Elisane (Jacareí)
Cartões vermelhos: Dai Carioca (Kurdana); Cris e Allan Pelogia-massagista (Jacareí)

Kurdana: Tati (goleira); Arine (capitã), Karina, Aline Lum e Susana. Entraram: Banana, Dai Carioca, Déby, Aliny Neguinha, Priscila e Wendy. Técnica: Andressa de Azevedo

Jacareí: Camila (goleira); Cilene (capitã), Cris, Gláucia e Débora. Entraram: Agda e Elisane. Técnico: Luís Fabiano

Vejam todas as fotos do jogo: