segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Metropolitano Principal: Kurdana/Cotia estreou com goleada


Não poderia ser melhor o começo do Metropolitano de futsal feminino para a Kurdana/Cotia. Jogando pelo Grupo A da categoria Principal, foi até São Carlos e goleou a equipe local por 11 a 0. A partida ocorreu na noite da última quinta-feira (29), no Ginásio Milton Olaio Filho.

Sendo assim, as cotianas começaram sua luta por uma vaga na Taça Brasil 2012 com três pontos. O próximo compromisso será em casa, no Ginásio Municipal, às 20 horas de sexta-feira (07). A competição que sucede ao Estadual (vencido pelo Jaguaré/Palmeiras/Barueri), será disputada até o mês de dezembro.

* Trocando formações e marcando gols


A Kurdana entrou consistente na partida, com maior posse de bola e jogadas envolventes. Não demorou a sair o primeiro gol, com Aliny Neguinha concluindo jogada dentro da área, aos quatro minutos. Ao fazer o primeiro rodízio de atletas, veio o segundo gol com Karina, com oito jogados, batendo forte pela esquerda.

A terceira formação foi para a quadra, e o ritmo foi mantido. Banana, aniversariante do dia, chutou pelo meio e foi para as redes aos 15. E a formação ainda conquistou mais um gol - com Fran, dois minutos depois, pela direita.

* Aliny Neguinha marca um hat trick


No segundo tempo, a vertiginosa velocidade cotiana prosseguiu. No gol, Tati ganhou oportunidade no lugar de Márcia, que pouco trabalhou. Com pouco mais de um minuto, Karina fez seu segundo tento. 37 segundos mais tarde, Lorraine finalizou com precisão. São Carlos nem respirava. Wendy, aos dois, fez o seu e comemorou com as colegas de time fazendo o "João Sorrisão", popular brincadeira do Esporte Espetacular, da Rede Globo.

A alegria e excelente futsal de Cotia não tinha freio. Voltando com a formação inicial, com o comando da capitã Priscila, as guerreiras fizeram outro com Aliny Neguinha - que estava numa noite inspirada - aos cinco. No minuto seguinte, um golaço de Susana, batendo cruzado da esquerda, alto, no ângulo.

A técnica Andressa de Azevedo aproveitou para administrar a posse de bola com as goleiras-linhas. Primeiro com Karina e depois com Déby. E diziam, quando da mudança da regra, que seria difícil controlar o jogo com a quinta jogadora...

Além de segurar a posse, a Kurdana foi mais duas vezes para a rede. Primeiro com Neguinha, aos 16, saindo artilheira da noite com seus três gols - ou um hat trick, como diriam os ingleses. E depois, para marcar os 11 a 0, um tento todo especial. Xininha, faltando dois segundos, fez seu primeiro gol no ano em competições da Federação Paulista. Ela, que tem uma história de superação pessoal, não desistindo do futsal mesmo depois de um grave acidente automobilístico. Que treina as jovens do Sub 17 e encontra no esporte seu motivo de alegria.


* Goleada para marcar momentos bons e superar ruins

Após a partida, a goleada foi comemorada por marcar momentos fundamentais para a Kurdana. Foi a primeira partida no ano, em competições federadas, que a equipe não sofreu gols. Antes, mesmo goleando, Cotia sofria tentos. E também, segundo o diretor Daniel Souza, "eu não me lembro de termos passado a quantidade de dez gols nos Estaduais, Metropolitanos ou Paulistas do Interior que disputamos em nossa história; hoje foi uma importantíssima vitória".

Por sinal, Daniel mostrou estar firme e forte. No começo de setembro, ele teve suspeita de acidente vascular encefálico, preocupando familiares e colegas. Felizmente, não passou de um susto, descartando a hipótese. Com o seu tradicional bom humor e sua disposição incansável para o futsal, não chegou a ficar três dias afastado.

Mas o AVE, que passou afastado de Daniel, infelizmente vitimou um ente de um membro da família Kurdana. Waldemar Servo, pai de Luana, ex-atleta do clube, veio a falecer na semana passada, quatro dias após sofrer o acidente vascular. O clube prestou solidariedade à atleta, conhecida como Faísca, que acompanhou o jogo em São Carlos. Antes da partida começar, foi prestado um justo e respeitoso minuto de silêncio.

* Entendam o Metropolitano


Apesar de ser estranho, o Metropolitano valerá vaga na Taça Brasil 2012 para as categorias Principal e Sub 20. O padrão seria o Campeonato Estadual. Entretanto o Estadual, que terminou recentemente e começou justamente com o nome de Metropolitano, tomou o primeiro semestre - o representante para a Taça, tradicionalmente, sai só no segundo semestre. Isto evitaria, também, o desinteresse das equipes na competição.

Evidente que, para a Kurdana, o Metropolitano valer vaga na Taça 2012 passou a ser interessante, em vista do bronze no Estadual. Mas não há como deixar de dizer que houve uma confusão, alterando a lógica das competições federadas. Dançando conforme a música, Cotia buscará aproveitar sua segunda chance.

Nos Estaduais encerrados, os campeões foram Jaguaré/Palmeiras/Barueri (Principal, sendo que no Metropolitano jogará apenas como Barueri/Jaguaré), Tradição/Araraquara (Sub 20), São Bernardo/Chase (Sub 17) e Portuguesa/Tiger (Sub 15). No 15 e 17, são os campeões estaduais que vão para a Taça do ano que vem.

O Metropolitano será disputado nas quatro categorias. O formato é o mesmo no Sub 15 e 17: equipes jogando em turno e returno passando as quatro melhores para as semifinais. No Sub 20, são 15 equipes em três chaves de turno e returno, passando aos mata-matas as oito melhores por índice técnico (divisão dos pontos ganhos pelo número de jogos), independente do grupo.

No Principal, onde a Kurdana está, são 11 equipes, divididas em três chaves. O Grupo A tem apenas três equipes, ficando o B e C com quatro. Inicialmente, haveriam 13, mas Caieiras desitiu no Grupo A e Multforça/Guarulhos saiu do Grupo C.

Assim como no Sub 20, passam as oito melhores por índice técnico, sem importar qual o grupo, disputando quartas, semi e final. O mando da segunda partida e vantagem da melhor campanha na prorrogação será sempre determinado por este índice, bem como os cruzamentos. Sendo assim, nas quartas teremos 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º; na semi, será feito um novo cálculo, colocando 1º x 4º e 2º x 3º.

* Vejam os grupos do Principal e a tabela da Kurdana


Grupo A
Kurdana/Cotia
São Carlos
Jacareí

Grupo B
São Caetano/Sabesp
DE Pinhal
Barueri/Jaguaré
Pindamonhangaba

Grupo C
Marília
Grêmio Esportivo Osasco
XV de Piracicaba/Rezende
CA Taboão da Serra

Jogos
29/09 - 20:00 - São Carlos 0-11 Kurdana/Cotia - Ginásio Milton Olaio Filho
07/10 - 20:00 - Kurdana/Cotia x São Carlos - Ginásio Municipal
02/11 - 20:00 - Jacareí x Kurdana/Cotia - Ginásio Educamais
06/11 - 15:00 - Kurdana/Cotia x Jacareí - Ginásio Municipal

* Grupos das categorias de base

Sub 15
Grupo único - MultForça/Guarulhos, Buzzo/São José dos Campos, Portuguesa/Tiger, Corinthians, Embu das Artes e Guarani

Sub 17
Grupo único - Buzzo/São José dos Campos, Estrela de Guarulhos, Multforça/Guarulhos, Indaiatubana e Guarani

Sub 20
Grupo A - São João/Jundiaí, Sertãozinho, Uni Sant'Anna/Suzano, São Bernardo/Chase e São Caetano/Sabesp

Grupo B - Buzzo/São José dos Campos, Indaiatubana, Taboão da Serra, Tradição/Araraquara e Francisco Morato/Progresso

Grupo C - Pindamonhangaba, Estrela de Guarulhos, Barueri/Jaguaré, Presidente Prudente e Primeiro de Maio/Santo André

Fotos do jogo:

Viagem e 1º tempo


2º tempo