segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Estadual Feminino já terá Arbitral no dia 27


O 2012 será movimentado para o futsal feminino paulista desde janeiro. O Conselho Arbitral dos campeonatos federados da modalidade será já no próximo dia 27, às 17 horas, na sede da Federação Paulista, no centro de São Paulo.

Na oportunidade, serão discutidos e conhecidos os formatos dos Campeonatos Estaduais nas categorias Principal e Sub 20, bem como nos Metropolitanos Sub 17, Sub 15 e Sub 13. Se necessário, haverá sorteio de grupos. Os clubes podem mandar sugestões da fórmula de disputa até dez dias antes do Conselho.

A novidade fica por conta da denominação do campeonato. Após anos sendo considerado como Série Prata, o feminino paulista receberá a denominação de A1 (equivalente à Série Ouro) nesta temporada, nas categorias Principal e Sub 20. Isso implica, principalmente, na questão do tamanho de quadra. No masculino, as competições da chamada A1 só podem ocorrer em locais com medidas oficiais. Sendo assim, as categorias adultas femininas teriam que. obrigatoriamente, jogar em quadras com tamanho mínimo de 36 m x 18 m. Havia a expectativa dessa mudança na temporada 2011 - que não se confirmou.

Já as categorias Sub 17, 15 e 13 continuarão sendo Série Prata (ou A2), de modo que o tamanho da quadra será livre.

Não se sabe, ainda, se teremos um campeonato que dure o ano todo (como em 2009 e 2010) ou duas competições (como em 2011), ficando a definição apenas para o dia do Conselho Arbitral.

* 2011 foi encerrado com 3 jogos-extra; Kurdana marcou presença entre os 4 melhores

Na temporada passada, tivemos o Estadual e o Metropolitano. Além disso, na semana antes do Natal, tivemos as partidas que definiram os representantes do Estado de São Paulo na Taça Brasil em três categorias. Em todas, o campeão metropolitano prevaleceu sobre o campeão estadual. No dia 19/12, o Mult-Força de Guarulhos ficou com a vaga no Sub 17 por WO ante ao São Bernardo Chase Futsal. No dia 22, foi a vez de Pindamonhangaba, no Sub 20, vencer o Tradição/Araraquara por 3 a 1, de virada, na prorrogação (após 1 a 1 no tempo normal). E, no dia 23, vitória do Grêmio Osasco no Principal sobre o Barueri/Jaguaré por 8 a 3.

Embora o Sub 15 teve dois campeonatos, não houve jogo-extra para definir quem vai à Taça. Ao que tudo indica, São Paulo deve ser representada pela Portuguesa/Tiger, que venceu o Estadual. Já o Metropolitano foi vencido pelo Mult-Força, fazendo dobradinha com o Sub 17. No Sub 13, que teve sua primeira disputa federada da história com o Metropolitano, título para o Guarani de Campinas. Nesta categoria, não temos taça nacional.

As sedes da Taça Brasil ainda não foram totalmente confirmadas. Entretanto, já é conhecido que Guarulhos sediará na Sub 20, tendo o Estrela como equipe mandante e deixando São Paulo com dois representantes. Em termos de seleções estaduais, o Campeonato Brasileiro da temporada será na categoria Sub 15, ocorrendo em junho.

Voltando à 2011, a Kurdana/Cotia disputou os dois campeonatos federados da categoria Principal, sendo eliminada na semifinal de ambos. No Estadual, ficou em terceiro lugar enquanto que, no Metropolitano, marcou a quarta posição. Pela quinta temporada seguida e pela oitava competição consecutiva, o clube cotiano manteve a marca de ficar sempre entre os quatro melhores do Estado, chegando em duas decisões nesse ínterim - campeã estadual de 2010 e vice do Paulista do Interior de 2007.

Neste mês, as atletas estão de férias, voltando provavelmente em fevereiro para a pré-temporada. Além da Federação Paulista, a Kurdana disputará a Liga Futsal Feminina pelo segundo ano seguido como membro franqueado - fora outras competições.