sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fotos - Cotia nos Regionais 2011, Dia 01




Regionais 2011: Cotia começa com três vitórias

 

Um bom começo para Cotia nos 55º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva de São Paulo. Nesta quinta-feira (21), a cidade venceu três de suas quatro disputas na competição sediada por Santo André. O futsal masculino Sub 21 venceu Itanhaém por 7 a 2, o vôlei feminino Sub 21 marcou 2 sets a 1 em Mongaguá e o vôlei masculino livre fez 2 a 0 em Jandira. Apenas o futebol masculino Sub 21 saiu derrotado - por 3 a 0 contra Rio Grande da Serra.

Os Jogos tiveram sua abertura na quarta, com direito à acendimento da pira olímpica pela histórica técnica de basquete feminino Laís Helena. Na sexta, Cotia estará em quadra quatro vezes (dose dupla no futsal e vôlei), além do futebol de campo e do atletismo PCD, com chance de muitas medalhas para a cidade na Segunda Divisão. A competição vai até o dia 30. São 24 esportes em ação, sendo que os cotianos estão em 11, distribuídos por 20 modalidades.

* Futsal masculino Sub 21: meninos desencantam após primeiro tempo igual


A estreia de Cotia nos Jogos foi com o futsal masculino Sub 21. E o comando dele é feminino, com a dupla Andressa de Azevedo e Arine Soares. A primeira é a consagrada técnica do futsal feminino da Kurdana e a segunda é a fixa que fez o gol do título paulista de 2010.

A partida foi contra Itanhaém, válida pelo Grupo A, no Ginásio Noêmia Assunção pela manhã. Os cotianos começaram melhor, abrindo o placar com o capitão Rogers, concluindo na segunda trave. A equipe litorânea empatou. Wesley retomou a dianteira mas, antes do descanso, novo empate.

No segundo tempo, parecia que as coisas se complicariam. O goleiro Felipe Aleixo foi expulso, reduzindo numericamente a equipe. Com superação e garra, os meninos conseguiram voltar a mandar no placar, mesmo com um a menos: Rogers finalizou na esquerda, marcando 3 a 2.

O inesperado tento abalou o adversário, que viu Felipe Santos marcar duas vezes. Rogério e Thiago fecharam a contagem, decretando a vitória. Assim, os jovens superaram a ansiedade da estreia, transformando-a num excelente resultado.


* Vôlei feminino Sub 21: meninas oscilaram mas triunfaram

Parecia uma estreia tranquila. Porém ninguém quer facilitar jogo nos Regionais. Nada que o vôlei feminino Sub 21 de Cotia não contornasse para vencer na estreia. Jogando no Ginásio Pedro Dell'Antonia, marcou 2 a 1 em Mongaguá pelo Grupo A, em horário paralelo ao futsal.

No primeiro set, as comandadas de Noeli Almeida marcaram tranquilos 25 a 11. No segundo set, reação litorânea, vencendo por 25 a 23. No desempate, as cotianas voltaram atuar bem, registrando 15 a 12. Os destaques da partida foram Isabella no ataque e a levantadora Amanda.

* Vôlei masculino livre: facilidade no primeiro set, dureza no segundo


De tarde, o vôlei masculino da ACEK entrou em quadra no Ginásio Celso Daniel, representando Cotia na categoria livre. O adversário era Jandira, pelo Grupo A da Primeira Divisão. Com sets distintos, a boa equipe, que disputou o Paulista recentemente, vencu por 2 a 0.

Na primeira parte, o time fez um jogo entrosado e de qualidade. Contando com o levantador Erick, não deu chances e marcou 25 a 10. O segundo set mostrou outra partida, com o placar equilibrado. Jandira chegou a estar com 18 a 16, mas Cotia passou a acertar as jogadas, especialmente com o líbero Cláudio e o levantador Wagner, virando para 22 a 18.

O equilíbrio se manteve até o fim do set, e a ACEK contou com os ataques de Alê e do capitão Renato para fechar em 26 a 24.


* Futebol masculino Sub 21: primeiro tempo foi fundamental para a derrota

Só uma modalidade cotiana não teve motivos para sorrir. Atuando pelo Grupo B no campo da Cofap, de tarde, foi batida por 3 a 0 por Rio Grande da Serra. O time de Cotia se perdeu na primeira etapa, sofrendo os três gols antes do intervalo. No segundo tempo, com as alterações, melhorou de produção, sem conseguir diminuir a diferença.

* Abertura: cerimônia curta com tradicional atraso e pira olímpica acendida por Laís Helena


A abertura dos Jogos foi na quarta de noite, no Ginásio Pedro Dell'Antonia. Como sempre acontece em Regionais e Abertos, a cerimônia comelou com atraso. Contou com um bom público, mas formado em sua grande maioria pelos atletas das cidades - a população de Santo André parece que não se empolgou com a competição.

Após apresentação do coro municipal andreense, houve a entrada das autoridades, incluindo o prefeito local Aidan Ravin e o secretário de esportes do Estado Benedito Fernandes. As 30 delegações (nove na Primeira e 21 na Segunda Divisão) entraram portando suas bandeiras. Cotia foi representada pela sua equipe Sub 21 de futsal feminino, com as garotas vestindo o uniforme da ACE Kurdana.

O ápice foi com a técnica de basquete feminino de Santo André, Laís Helena. Ela entrou com a tocha olímpica acesa, causando alvoroço entre os fotógrafos. Laís tem larga história no basquete, tanto como atleta quanto como treinadora, conquistando incontáveis títulos nacionais e internacionais. Como jogadora, destaque para o bronze no Mundial de Seleções de 1971, disputado no Brasil, e o bicampeonato pan-americano. Dirigindo a equipe andreense, foi campeã brasileira de 1999, primeira campeã da Liga Nacional de Basquete Feminino (recém-criada) e é a atual campeã paulista.

A pira olímpica foi por ela acendida e elevada, no único momento de emoção da cerimônia. Depois, o prefeito e o secretário estadual discursaram, abrindo os Regionais de 2011. A abertura foi concluída com uma apresentação de dança country.

* Futsal feminino Sub 21 fará sua estreia


E, na sexta, começam os Jogos para o futsal feminino da Kurdana/Cotia. As comandadas de Andressa de Azevedo vão para a quadra do Primeiro de Maio FC contra Peruíbe de tarde, pelo Grupo A. Na rodada de abertura, Peruíbe venceu Itanhaém por 5 a 0, de modo que, se as garotas começarem com vitória, estarão com meio-caminho andado aos mata-matas.

Pela manhã, o agito será triplo. Enquanto que o vôlei feminino busca fechar o Grupo A em primeiro contra Diadema, no Dell'Antonia, as turmas masculinas e femininas do atletismo PCD (pessoas com deficência) buscam provar que superação é com eles mesmos. Campeões na vida, entram no Centro de Treinamento da Bovespa (São Caetano) com o objetivo de trazer muitas medalhas para Cotia. E, no EM Pedro Benedetti, em Mauá, a molecada do futebol busca manter-se viva na competição contra o time da casa.

Depois do almoço, teremos o futsal masculino, com os garotos em busca da classificação contra Peruíbe: basta vencer, pois o adversário perdeu de 5 a 0 para Itariri. Quem fecha o dia é o vôlei masculino. Os rapazes de Leandro Yoshizumi terão um difícil compromisso contra São Bernardo, tentando surpreender o fortíssimo adversário.

* Resultados de Cotia (21/07)


Futsal Masculino Sub 21 - Cotia 7x2 Itanhaém - Ginásio Noêmia Assunção
Vôlei Feminino Sub 21 - Cotia 2x1 Mongaguá (25/11, 23/25, 15/12) - Ginásio Pedro Dell'Antonia
Futebol Masculino Sub 21 - Cotia 0x3 Rio Grande da Serra - campo da COFAP
Vôlei Masculino livre - Cotia 2x0 Jandira (25/10, 26/24) - Ginásio Celso Daniel

* Tabela de 22/07

09:00 - Atletismo PCD (Pessoas Com Deficiência) - Centro de Treinamento Bovespa - Vila São José (São Caetano do Sul)
09:00 - Vôlei Feminino Sub 21 - Cotia x Diadema - Ginásio Pedro Dell'Antonia
10:00 - Futebol Masculino Sub 21 - Cotia x Mauá - EM Pedro Benedetti (Mauá)
13:00 - Futsal Masculino Sub 21 - Cotia x Peruíbe - Ginásio Noêmia Assunção
13:30 - Futsal Feminino Sub 21 - Cotia x Peruíbe - Ginásio do Primeiro de Maio FC
14:30 - Vôlei Masculino livre - Cotia x São Bernardo - Ginásio Celso Daniel