segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Taça Brasil Adulta: Kurdana/Cotia (SP) começa com vitória na Divisão Especial


Primeiro passo dado. E de modo convicente. A Kurdana/Cotia (SP) abriu a 20ª Taça Brasil Adulta de futsal feminino em Criciúma (SC) com goleada. Na tarde desta segunda-feira (24) venceu a Hidráulica (GO) por 6 a 2 em partida disputada no Ginasio da Unesc.

Sendo assim, as cotianas começam a competição na liderança do Grupo A, com três pontos ganhos. A chave ainda conta com UnoChapecó (SC), UCB (DF) e Esmac (PA). As duas primeiras passam às semifinais.

Na terça, a Kurdana folga na tabela, voltando a atuar apenas na quarta, às 15:30, contra a UCB (DF). Já a Hidráulica tenta a recuperação às 18:30, contra a UnoChapecó - que ainda hoje enfrenta as brasilienses. Em virtude deste descanso, Cotia treinará às 12 horas no ginásio-sede da competição.

* Wendy e Karina abrem a contagem


Quem lembra de Cotia no fim do Estadual de 2010? Pois a atuação foi parecidíssima com aquele bom momento. Se havia alguma insegurança pela atuação na Liga Futsal, as dúvidas parecem dirimidas. Logo no começo, a ACEK mostrou um futsal veloz e habilidoso sem descuidar da marcação, conforme havia prometido a técnica Andressa de Azevedo.

Revezando ataques com Susana e Aline Lum, as paulistas dominaram a partida e sofriam falta após falta. Rapidamente carregaram as goianas de infrações, conseguindo um tiro livre sem barreira. Lum foi para a cobrança, no lado esquerdo, mas a bola foi para fora. Antes, a própria Lum perdeu grande chance - fora as intervenções de Patrícia.


As adversárias responderam, obrigando Márcia a fazer duas defesas. A resposta veio de pronto. A goleira, detentora do Tênis de Ouro paulista em 2010, fez lançamento para Wendy na direita, na entrada da área, mandar de cabeça para as redes. Um golaço cotiano, aos 16 minutos, digno de abrir a competição!

Intensa, a Kurdana não deixava a Hidráulica respirar. Já no minuto seguinte, Karina avançou pela esquerda e bateu na saída de Patrícia. 2 a 0 levados para do descanso.

* Aline Lum e Susana começam como matadoras


E a Kurdana não parou. Mal tinha passado um minuto da segunda etapa quando Lum desviou de calcanhar para fazer o terceiro, em jogada de falta. E a 11 cotiana queria mais, começando a Taça com dois tentos, marcando 30 segundo depois, concluindo batida cruzada de Neguinha. Aos cinco, a capitã Priscila recebeu passe longo na direita e rolou para Susana, sem goleira, ampliar.

Visando usar toda sua equipe, bem como dar descanso às formações mais utilizadas, a ACEK diminuiu o ritmo. Paula, de cabeça, descontou aos sete, após bola na trave. E Jéssica, com 11, fez mais um para a Hidráulica, concluindo contra-ataque.


Para manter maior posse de bola, Andressa colocou Wendy como goleira-linha, revezando com a arqueira Tati. Nos minutos finais, o jogo já estava sob controle total das paulistas. Susana, a Mulher Gol, faltando 28 segundos, decretou o placar de 6 a 2, concluindo trama de ataque e ficando artilheira da peleja ao lado de Aline Lum, com dois tentos.

E Susana comentou sobre os gols marcados em sua primeira Taça Brasil Adulta. Com seus 28 anos de idade e muita bagagem no futsal, não deixou de se emocionar com o feito. "A sensação de marcar na estreia é algo inexplicável. Nunca imaginei que pudesse fazer dois gols na abertura da Taça, mas consegui em honra e glória de Deus", agradeceu. E, sobre a equipe, comentou: "Foi um time guerreiro, sem desistir nunca. Tivemos oscilação, o que é normal no futsal, mas conseguimos buscar o resultado positivo".

Vejam todas as fotos da partida

Congresso Técnico acerta últimos detalhes da Taça Brasil; horários são modificados


A Taça Brasil Adulta de futsal feminino está para começar. E o seu Congresso Técnico, na manhã desta segunda-feira (24), definiu os últimos detalhes. O mais importante foi a mudança nos horários - afim de facilitar a transmissão dos jogos por rádio para o sediante Unesc/Criciúma (SC). O encontro foi realizado no campus da própria Unesc.

De início, o diretor local Hilmar Luiz Clasen, conhecido como Mazinho, deu as boas-vindas às equipes, ressaltando que todas serão bem recebidas na competição. Compareceram nove das dez participantes da Divisão Especial, elite da Taça. Apenas a UCB (DF) não se fez presente. A delegação cotiana foi representada pela técnica Andressa de Azevedo e pelo diretor de futsal Daniel Souza.

Depois, Mazinho fez a solicitação de mudança nos horários, colocando os jogos para meia hora mais tarde em toda sua tabela. Segundo ele, duas rádios locais querem transmitir todos os jogos do sediante, mas o horário das 19:30 dificultaria por causa do programa oficial "A Voz do Brasil". "Pedimos isso porque é muito importante a divulgação em mídia dos jogos de futsal feminino", justificou o dirigente.


Achando justa, os clubes aprovaram a solicitação. A Kurdana/Cotia (SP), portanto, abrirá a competição hoje às 15:30 contra a Hidráulica (GO). Este ficou o horário da primeira partida da rodada em todos os dias da Fase de Grupos, ficando o último para as 20 horas.

Além disso, a organização da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão), na pessoa do representante José Raimundo de Carvalho, pediu para que a final da competição, no dia 31, passasse para as 09 horas, em virtude de passagens de avião pré-marcadas para os árbitros. Os clubes aceitaram com a condição de que as semifinais no sábado fossem mais cedo. Estas mudaram para as 16:00 e 17:30, respectivamente.

Posteriormente, os uniformes de jogos foram combinados para evitar coincidências e a reunião foi fechada com a marcação de horários de treinos no período da manhã. A Kurdana atuará de vermelho contra a Hidráulica, de azul contra a UCB, novamente de vermelho contra a Esmac (PA) e fechará a fase de azul contra a UnoChapecó/Female (SC). Os treinos estão marcados para a folga de terça (12 horas), quarta (08 horas), quinta (10 horas) e sexta (10 horas).


Vejam como ficou a tabela da Kurdana/Cotia (SP) na Taça Brasil Adulta:
(todas as partidas serão no Ginásio da Unesc - Criciúma/SC)

24/10 - 15:30 - Kurdana/Cotia (SP) x Hidráulica (GO)
26/10 - 15:30 - UCB (DF) x Kurdana/Cotia (SP)
27/10 - 18:30 - Kurdana/Cotia (SP) x Esmac/Ananindeua (PA)
28/10 - 18:30 - UnoChapecó/Female (SC) x Kurdana/Cotia (SP)
29/10 - 16:00 e 17:30 - semifinais
30/10 - 09:00 - FINAL

Vejam as fotos do Congresso Técnico

Após dificuldades, Kurdana/Cotia (SP) está em Criciúma (SC) para sua primeira Taça Brasil Adulta


Parece que tudo é dificultoso para a Kurdana/Cotia (SP). Mas, como diz o ditado, tudo que é mais difícil se torna mais gostoso. As campeãs paulistas de futsal feminino de 2010 chegaram neste domingo (23) em Criciúma (SC) para representar o seu Estado na sua primeira Taça Brasil Adulta. A competição começa nesta segunda-feira (24) e vai até o próximo domingo (31).

A técnica Andressa de Azevedo está levando todo o seu plantel, formado por 16 atletas, além de mais dois membros de comissão e um assessor de imprensa. As cotianas abrem a competição já na segunda, às 15 horas, contra a Hidráulica (GO), pelo Grupo A. Todos os jogos serão no Ginásio da Unesc.

* Viagem foi tranquila, apesar dos imprevistos


A saída da Kurdana de Cotia foi no começo da noite de sábado. Prevista para as 18 horas, contou com um atraso do ônibus em três horas. Apesar disso, não houve problemas no transcorrer do caminho, feito em 14 horas com duas paradas.

Entretanto, o maior dos imprevistos aguardava a delegação na bela cidade do extremo sul catarinense. Ao desembarcar, a equipe foi surpreendida pela falta de reserva no Hotel Zata, escolhido para hospedagem. Ocorre que o processo de empenho e licitação da Prefeitura de Cotia para fechar a permanência da equipe foi finalizado apenas na sexta à tarde, sem tempo hábil para efetivar reservas - haja visto que cinco delegações já estavam interessadas no local.

O jeito foi procurar outro hotel. Sem medir esforços, a técnica Andressa e o diretor de futsal Daniel Souza resolveram o problema, contando com a colaboração das atletas, fechando a hospedagem no Crisul Hotel. "Esses imprevistos deixam a gente chateada. Não sabemos ao certo o que ocorreu - apenas sei que o clube fez sua parte e o hotel também tem suas questões comerciais. Mas, felizmente, resolvemos tudo e já estamos bem acomodadas", concluiu Andressa.

* Forte preparação foi finalizada só em Criciúma


Respeitando a competição tão sonhada, a Kurdana levou a sério cada passo de sua preparação. Os treinos em Cotia foram todos numa das quadras de tamanho oficial para futsal, construídas no complexo do Ginásio Municipal da cidade. Eram dois períodos em todos os dias da semana regular, dando descanso apenas nos fins-de-semana, fora o trabalho diário de propriocepção para previnir lesões.

Nos treinos, um tipo especial de reforço foi usado, repetindo uma tática vitoriosa. Em várias ocasiões, as cotianas treinaram contra a equipe de futsal masculino Sub 21 da cidade - medalha de bronze nos Jogos Regionais de Santo André. Para se preparar visando o futebol de campo da mesma competição, a Kurdana havia feito testes contra a equipe Sub 15 dos gramados da cidade. O resultado? Medalha de ouro para o valente time feminino, trocando o tênis pelas chuteiras.

E todo esse processo só foi finalizado em Criciúma. Na noite de domingo, a equipe fez o reconhecimento de quadra no Ginásio da Unesc. Após propriocepção e recreativo, as atletas revisaram uma série de jogadas.

Tudo isso porque elas sabem da dificuldade desta Taça Brasil Adulta - a 20ª da história. A maior parte das atletas que foram tetracampeãs sul-americanas pelas Seleção Brasileira (em competição realizada neste mês de outubro, na Venezuela) estará presente. Andressa de Azevedo comentou sobre o campeonato: "Sabemos da importância da competição para Cotia e para o Estado de São Paulo, e não queremos falhar. Pretendo inclusive fazer treinos durante a Taça, tanto para manter o time em ritmo forte quanto revisar possíveis erros. Sei que somos capazes e confio na velocidade e qualidade das nossas meninas".

* Quatro jogos em busca de vaga na semi


Após estrear na segunda, a Kurdana terá folga na tabela de terça do Grupo A. Na quarta, duelo às 15 horas contra a UCB (DF). Quinta será contra a Esmac (PA), às 18 horas. E sexta, o tão aguardado duelo contra o atual tricampeão mundial, tetra da Liga Futsal e bi da Taça, UnoChpaecó/Female (SC), também às 18 horas.

O Grupo B conta com Nacional Gás/Unifor (CE), Chimarrão (RS), Londrina (PR), Eunápolis (BA) e a sediante Unesc/Criciúma (SC). Duas equipes de cada chave passam às semifinais, que serão no sábado de noite. No dia seguinte, às 10 horas, a grande final.

Aline Lum, destaque do plantel, contou a sua expectativa para a competição: "Espero que possamos ir o mais longe possível. Estamos preparadas e o que tinha de ser feito já foi feito nos treinos. Agora é só por em prática". No Estadual encerrado recentemente, a ala fez 16 gols e a Kurdana terminou com a medalha de bronze. A equipe está bem no Metropolitano, vencendo seus dois primeiros jogos atrás da vaga paulista na Taça 2012.

Acompanhem a competição no hotsite oficial:
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/index.php?idCompeticao=177

Vejam fotos da viagem e do reconhecimento de quadra: