segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Após dificuldades, Kurdana/Cotia (SP) está em Criciúma (SC) para sua primeira Taça Brasil Adulta


Parece que tudo é dificultoso para a Kurdana/Cotia (SP). Mas, como diz o ditado, tudo que é mais difícil se torna mais gostoso. As campeãs paulistas de futsal feminino de 2010 chegaram neste domingo (23) em Criciúma (SC) para representar o seu Estado na sua primeira Taça Brasil Adulta. A competição começa nesta segunda-feira (24) e vai até o próximo domingo (31).

A técnica Andressa de Azevedo está levando todo o seu plantel, formado por 16 atletas, além de mais dois membros de comissão e um assessor de imprensa. As cotianas abrem a competição já na segunda, às 15 horas, contra a Hidráulica (GO), pelo Grupo A. Todos os jogos serão no Ginásio da Unesc.

* Viagem foi tranquila, apesar dos imprevistos


A saída da Kurdana de Cotia foi no começo da noite de sábado. Prevista para as 18 horas, contou com um atraso do ônibus em três horas. Apesar disso, não houve problemas no transcorrer do caminho, feito em 14 horas com duas paradas.

Entretanto, o maior dos imprevistos aguardava a delegação na bela cidade do extremo sul catarinense. Ao desembarcar, a equipe foi surpreendida pela falta de reserva no Hotel Zata, escolhido para hospedagem. Ocorre que o processo de empenho e licitação da Prefeitura de Cotia para fechar a permanência da equipe foi finalizado apenas na sexta à tarde, sem tempo hábil para efetivar reservas - haja visto que cinco delegações já estavam interessadas no local.

O jeito foi procurar outro hotel. Sem medir esforços, a técnica Andressa e o diretor de futsal Daniel Souza resolveram o problema, contando com a colaboração das atletas, fechando a hospedagem no Crisul Hotel. "Esses imprevistos deixam a gente chateada. Não sabemos ao certo o que ocorreu - apenas sei que o clube fez sua parte e o hotel também tem suas questões comerciais. Mas, felizmente, resolvemos tudo e já estamos bem acomodadas", concluiu Andressa.

* Forte preparação foi finalizada só em Criciúma


Respeitando a competição tão sonhada, a Kurdana levou a sério cada passo de sua preparação. Os treinos em Cotia foram todos numa das quadras de tamanho oficial para futsal, construídas no complexo do Ginásio Municipal da cidade. Eram dois períodos em todos os dias da semana regular, dando descanso apenas nos fins-de-semana, fora o trabalho diário de propriocepção para previnir lesões.

Nos treinos, um tipo especial de reforço foi usado, repetindo uma tática vitoriosa. Em várias ocasiões, as cotianas treinaram contra a equipe de futsal masculino Sub 21 da cidade - medalha de bronze nos Jogos Regionais de Santo André. Para se preparar visando o futebol de campo da mesma competição, a Kurdana havia feito testes contra a equipe Sub 15 dos gramados da cidade. O resultado? Medalha de ouro para o valente time feminino, trocando o tênis pelas chuteiras.

E todo esse processo só foi finalizado em Criciúma. Na noite de domingo, a equipe fez o reconhecimento de quadra no Ginásio da Unesc. Após propriocepção e recreativo, as atletas revisaram uma série de jogadas.

Tudo isso porque elas sabem da dificuldade desta Taça Brasil Adulta - a 20ª da história. A maior parte das atletas que foram tetracampeãs sul-americanas pelas Seleção Brasileira (em competição realizada neste mês de outubro, na Venezuela) estará presente. Andressa de Azevedo comentou sobre o campeonato: "Sabemos da importância da competição para Cotia e para o Estado de São Paulo, e não queremos falhar. Pretendo inclusive fazer treinos durante a Taça, tanto para manter o time em ritmo forte quanto revisar possíveis erros. Sei que somos capazes e confio na velocidade e qualidade das nossas meninas".

* Quatro jogos em busca de vaga na semi


Após estrear na segunda, a Kurdana terá folga na tabela de terça do Grupo A. Na quarta, duelo às 15 horas contra a UCB (DF). Quinta será contra a Esmac (PA), às 18 horas. E sexta, o tão aguardado duelo contra o atual tricampeão mundial, tetra da Liga Futsal e bi da Taça, UnoChpaecó/Female (SC), também às 18 horas.

O Grupo B conta com Nacional Gás/Unifor (CE), Chimarrão (RS), Londrina (PR), Eunápolis (BA) e a sediante Unesc/Criciúma (SC). Duas equipes de cada chave passam às semifinais, que serão no sábado de noite. No dia seguinte, às 10 horas, a grande final.

Aline Lum, destaque do plantel, contou a sua expectativa para a competição: "Espero que possamos ir o mais longe possível. Estamos preparadas e o que tinha de ser feito já foi feito nos treinos. Agora é só por em prática". No Estadual encerrado recentemente, a ala fez 16 gols e a Kurdana terminou com a medalha de bronze. A equipe está bem no Metropolitano, vencendo seus dois primeiros jogos atrás da vaga paulista na Taça 2012.

Acompanhem a competição no hotsite oficial:
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/index.php?idCompeticao=177

Vejam fotos da viagem e do reconhecimento de quadra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário