segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Regionais 2011: fechando a competição, Cotia é bicampeão no futebol feminino e tri no handebol masculino


VEJAM TODAS AS FOTOS DE COTIA NOS REGIONAIS EM http://bit.ly/qjI8Rx

Acabaram! Os 55º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva de São Paulo, disputados em Santo André, tiveram seu fim no último sábado (30). E não poderia ter acabado melhor para Cotia: bicampeão no futebol feminino e tri no handebol masculino. Além disso, os cotianos foram bem na capoeira, ficando em terceiro na categoria feminina e quarto na masculina.

Ao todo, a cidade ficou com 12 troféus, sendo sete de campeão e cinco de vice. Nas medalhas, o total foi de 64, distribuídas entre 37 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze. Na classificação geral, finalizou em quinto lugar da Segunda Divisão (136 pontos). Nesta conseguiram o acesso Ribeirão Pires (214,5) e Mongaguá (185) - que pegaram o lugar das rebaixadas Cubatão (148), Guarujá (141) e São Vicente (104).


Na Primeira, temos um novo campeão dos Jogos: São Bernardo do Campo (346) quebrou a série de títulos de São Caetano do Sul - que praticamente não deu chances à ninguém na década passada. A disputa com Santos (332) foi emocionante, tomando contornos até nos bastidores, afetando inclusive os locais para onde as partidas decisivas eram marcadas. Para se ter uma ideia, Santos acordou líder na sexta por cinco pontos, mas dormiu vice por 20. A definição do título geral só saiu com os resultados de sábado.

Os cotianos, além das competições específicas de cada modalidade, voltarão as suas preparações para os Jogos Abertos do Interior, que serão em Mogi das Cruzes, de 07 a 19 de novembro. Segundo os cálculos iniciais, 11 das 20 modalidades que disputaram em solo andreense conseguiram vaga. Já os Regionais de 2012 permanecem com sede indefinida: nenhum município apresentou candidatura. Nos bastidores, corre a informação que Santo André poderá receber a competição mais uma vez, assim como o litoral pinta como possibilidade.

* Futebol feminino livre: bicampeãs, vencedoras e sem tomar gols


Há que se respeitar! A Kurdana/Cotia, que começou bem humilde na sua história, é uma realidade do futsal e futebol feminino paulista. E, nos Regionais, faturou o título de campeã no campo. Na verdade, bicampeã, considerando que ficou com ouro na mesma modalidade em 2009 - curiosamente, também em Santo André.

Na semifinal, disputada na sexta (29), goleou Mauá por 7 a 0. Na decisão, disputada no dia seguinte, venceu ao Barueri, representado pelo futsal do Jaguaré/Palmeiras, por 2 a 0. Ambos jogos foram no campo da Cidade dos Meninos, de grama sintética.

A campanha cotiana foi perfeita: quatro vitórias nos quatro jogos, 38 gols marcados e nenhum sofrido. Foram 240 minutos sem que a goleira Márcia fosse vazada. Não há dúvidas de quem foi o melhor na Segunda Divisão.


Na Primeira, mais um título para Santos, recuperando a hegemonia perdida no ano passado para Osasco. Na final, as Sereias venceram Taboão da Serra por 1 a 0 - gol de pênalti a dois minutos do fim.

Comecemos então com o jogo de sexta. Mostrando solidez em sua equipe, a Kurdana comandou as ações. Como prioriza o seu jogo no coletivo, o destaque foi justamente uma atleta que não fez gol. A camisa 10 Priscila deu passes fundamentais. Logo no começo, lançamento para a matadora Susana mandar às redes.

Minutos depois, Wendy chutou de fora da área e ampliou. A volante comemorou o gol dedicando às atletas mais jovens da Kurdana - que ela treina ao lado de Xininha e da técnica Andressa Azevedo. Mar Selly fez o terceiro, recebendo livre e tirando da goleira com estilo.


O primeiro tempo ainda teve mais dois gols. Lum fez o quarto. A "garçonete" Priscila apareceu de novo. Pela direita, cobrou falta e colocou a bola exatamente onde quis: no centro da área, pronta para Susana só desviar.

Segundo tempo foi momento de administrar. Afinal, as cotianas já previam uma decisão forte contra o Barueri. Houve espaço para outros dois tentos, com Mar Selly batendo de fora da área e Susana no lado direito - fazendo seu hat trick.


Sábado. Decisão. Jogar contra o Jaguaré/Palmeiras/Barueri já se tornou uma rivalidade. Em 2010, quando o adversário jogava por Osasco, título conquistado no Estadual de futsal. Nestes Regionais, título para o alviverde no salão, com polêmicas extra-quadra.

Pois o negócio era não dar chances à tão bom adversário - mesmo passando à final com dificuldades (5 a 2 sobre Itanhaém, após estar perdendo por 2 a 1). E Cotia dominou o meio-campo por todos os 60 minutos (nos Regionais, o futebol tem só dois tempos de 30). Com a formação 4-1-3-2, a técnica Andressa Azevedo conseguiu achar o melhor de sua equipe no gramado, saindo com a vitória.

Aos três minutos, a lateral esquerda Banana fez um lançamento preciso, encontrando Mar Selly na entrada da área. A atacante só esperou a saída da goleira Marisa para balançar as redes e correr para o abraço. 1 a 0.


Cotia queria mais, e Priscila mandou bola no travessão. Susana teve chance, de voleio, mas mandou para fora. No segundo tempo, Barueri subiu sua marcação, contando com a rapidez de Taiane, além das ações de Cilene. A Kurdana vinha nos contra-ataques. Mar Selly deu passe para Susana, que tirou muito da goleira e perdeu boa oportunidade.

Final é final, e tem que ter polêmica. Pela esquerda, Taiane avançou e foi derrubada pela capitã Fran. A falta foi marcada fora da área, mas houve dúvidas se não ocorreu dentro.

De qualquer modo, apesar da posse de bola no ataque, o Palmeiras só conseguia chegar ao gol em chutes de longe, defendidos sem dificuldades por Márcia. Querendo definir o jogo, Cotia voltou a atacar. Lum bateu de fora e Marisa fez linda defesa.

Aos 15, outra vez da principal personagem da final, Mar Selly, aparecer. Ela sofreu falta pela esquerda, pouco atrás da meia-lua. Lum ajeitou com carinho e bateu. A bola foi no ângulo direito de Marisa. 2 a 0. Festa no campo, no banco, na arquibancada!


Quando os minutos estavam se esgotando, Wendy teve chance de cabeça. Nem era necessário marcou o gol, pois Cotia era bicampeã dos Regionais. Muita vibração por parte das guerreiras, com direito à danças, cambalhotas e até banho na técnica Andressa.

Coube à jovem Fran receber o troféu - o último de Cotia nestes Regionais. E ela que teve a honra de, no alojamento em festa, colocá-lo junto aos outros 11. Missão cumprida duplamente, com acesso à elite e vaga nos Abertos conquistada. E, claro, o primeiro título no ano da Kurdana.


* Handebol masculino livre: esfacelado sim, vencedor sempre!

É difícil parar o handebol masculino de Cotia nos Jogos Regionais. Para a categoria livre, os rapazes de Danilo Vaz foram desacreditados. Não era para menos, o time iria só com oito atletas. Mas a força de vontade imperou e veio o primeiro lugar no grupo único da competição. E melhor, de forma invicta.


Trata-se do terceiro título de Cotia na modalidade. E, pessoalmente para Danilo, o sexto seguido. De 2006 a 2008, conquistou por outro município. De 2009 a 2011, foi tudo para cá. Na noite de sexta, no alojamento, o treinador lembrou toda a polêmica que passou antes dos Jogos: "Diziam que viríamos sem condições, mas superamos todas as dificuldades. Ganhar seis vezes seguidas os Jogos não é para qualquer um".

O ouro foi confirmado horas antes, no Eda Mantoanelli (São Caetano), com a goleada sobre o lanterna Carapicuíba, por 43 a 8. Na verdade, bastava apenas que a equipe não perdesse por WO para ser campeã. Quem se importa? Os meninos querem é jogar e golear.

Na primeira etapa, a vitória foi de 29 a 3. Os destaques da partida foram João Paulo (13) e Pixote (12 gols). A campanha perfeita foi coroada com boas atuações dos outros seis restantes: Doug, Fabiano, Bruno, Neguinho, Wakka, e do goleiro Japa - fazendo boas defesas nos poucos momentos em que foi acionado.


A nota lamentável coube aos responsáveis pela organização dos Jogos presentes no Eda Mantoanelli. Para começar, a representante Fátima Santos impediu que o fisioterapeuta e chefe da delegação Leandro Marques Yoshizumi trabalhasse no banco cotiano, bem como impediu que o assessor de imprensa Ricardo Silva tirasse fotos dentro da quadra.

Não satisfeitos, ocorreram mais arbitrariedades. Na premiação, os responsáveis pelo cerimonial impediram que Leandro Yoshizumi entregasse as medalhas, como é de praxe. Ao ouvir a crítica do assessor de imprensa Ricardo Silva, um membro da organização partiu para cima deste e agrediu-o com uma cabeçada. Segundo o técnico Vaz, o agressor se chama João Paulo e é árbitro de handebol. Após o ato, o mesmo afirmou que faria mais agressões, caso o assessor chamasse a polícia.

Para piorar, os árbitros presentes - tanto do jogo de Cotia quanto de partidas anteriores - ironizaram o assessor Silva, minimizando o seu papel como imprensa. Era de se esperar tal pois os senhores Sandro Quintana e Jerônimo Galinskas Junior foram péssimos durante o jogo entre Cotia e Carapicuíba.

A polícia chegou ao Eda após o fim da premiação, e nada foi feito - até mesmo porque o agressor saiu do local. Entretanto, Silva buscará as medidas legais cabíveis para que outros colegas de imprensa não passem por situação tão humilhante.

* Capoeira: cinco medalhas para os alunos de Jaguara


A capoeira de Cotia saiu bem dos Regionais. Disputando as rodas na Associação dos Servidores de Santo André, na sexta, obteve cinco medalhas. Os alunos do Mestre Jaguara ficaram em terceiro no feminino e em quarto no masculino.

O destaque foi Silvana Silva, ouro no peso médio. Com o resultado, ficou com a vaga nos Jogos Abertos do Interior. Sheila Gomes, que representou a cidade na Olimpíada Caipira de 2010, ficou com a prata no meio pesado. Estes resultados somados deram o bronze por equipes para a cidade no feminino, além de seis pontos na classificação geral dos Jogos.


Entre os homens, três competidores e dois bronzes. Carlos Henrique Tomé, o Zulu, foi terceiro no peso pesado e Sérgio Costa, o Sossego, marcou a mesma posição no meio pesado. No peso leve, Dilvan Taveira ficou em sexto. Por pouco, os homens não morderam a medalha de equipes.

E a capoeira teve belos momentos de confraternização. Antes da premiação, Jaguara tocou berimbau e cantou numa roda fora do ginásio; professores e atletas disputaram de forma amistosa, num clima bem agradável. E até o Mestre foi para a roda, largando o berimbau e exercitando a arte que tanto ama. Para se ter uma ideia, ele e seus alunos treinaram até nos domingos de manhã, mesmo com frio ou tempo chuvoso.


AMANHÃ: RESUMO GERAL DE COTIA NOS JOGOS REGIONAIS

* Resultados de 29/07
Futebol Feminino livre - Cotia 7x0 Mauá - semifinal - campo da Cidade dos Meninos
Handebol Masculino livre - Cotia (campeão) 43x08 Carapicuíba - grupo único - Eda Mantoanelli


Capoeira

Ouro (1)
Silvana Silva (peso médio)

Prata (1)
Sheila Gomes (peso meio pesado)

Bronze (3)
Sérgio Costa (peso meio pesado)
Carlos Henrique Tomé (peso pesado)
Equipes feminino

6º lugar - Dilvan Taveira (peso leve)

Total: 5 medalhas
Classificação
Feminino: 3º lugar (16 pontos na modalidade, 6 para a cidade mais um de bonificação)
Masculino: 4º lugar (15 pontos na modalidade, 5 para a cidade mais um de bonificação)

* Resultado de 30/07
Futebol Feminino livre - Cotia 2x0 Barueri - FINAL - campo da Cidade dos Meninos


* Classificação Final
5º lugar - 136 pontos (Segunda Divisão)
Medalhas: 37 ouros, 16 pratas, 11 bronzes (64 no total)

Segunda Divisão: 1º Ribeirão Pires (214,5); 2º Mongaguá (185) - ascendem à Primeira
Primeira Divisão: 1º São Bernardo (346); 2º Santos (332), 3º São Caetano (277)
Rebaixadas: Cubatão (148), Guarujá (141) e São Vicente (104)

* Os Jogos Regionais de 2012 não possuem sede definida pois nenhuma cidade se candidatou