terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Palavra da Presidenta


2012. Se não for o fim do mundo, será um ano importante. E está sendo já! Por isso, resolvi escrever.

Cotia é uma grande escola política. E aprendi isso quando percebi como concentração de pessoas (grupo/equipe/associação) chama a atenção dos nossos governantes.

Como todos que "odeiam política" cheguei temerosa, com a intenção de jamais me render à isso. Achava que todos os políticos só eram solidários e ouvintes em ano eleitoral. Que só arrumvam tempo, resolviam problemas, participavam e se preocupavam na época dos votos.

Caí no erro de generalizar e tive que rever meus conceitos.

Podem acreditar, existe "homem público" que não trabalha só em ano eleitoral. Resolvi por isso à prova há quatro anos, nas eleições municipais de 2008. Apostei em um homem que tentava o início de sua carreira pública. Achei que fosse só uma promessa política, mas vejamos o resultado...

Depois de uma conversa com o novato (hoje vereador) Paulinho Lenha, apresentei o projeto da Associação Cultural Esportiva Kurdana (ACEK), ao que ele me disse: "Vencendo ou não as eleições, eu vou ajudar".

Não sabia se acreditava, mas resolvi apostar. Ele nos apresentou para o candidato a prefeito Carlão Camargo, que venceria aquelas eleições. Em seu plano de governo, o esporte era visto com mais carinho.

A Kurdana resolveu apostar nos dois. E nosso projeto não andou, DECOLOU!

Surgiu o Bolsa Atleta municipal, que é primordial para manter o nível de atletas de Seleção estadual e nacional. Conseguimos consolidar a base, e hoje contamos com mais de cem garotas jogando futsal no Ginásio de Esportes de Cotia, com nossas jogadoras adultas atuando como professoras.

Conseguimos o feito de ser campeã paulista de 2010, maior conquista da história esportiva cotiana. Conseguimos nove títulos em três anos. Participamos de dois campeonatos nacionais de futsal, ambos em 2011 (Liga Futsal e Taça Brasil Adulta). Tivemos diversos títulos em campeonatos da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, atleta convocada para a Seleção Brasileira Universitária de campo e títulos individuais. De fato, muitas e merecidas glórias nas últimas temporadas.

Crescemos para além do futsal e futebol feminino. Passamos a ter vôlei masculino no ano passado e, a partir desta temporada, teremos o futsal masculino, que estava sendo estruturado desde 2009.

Sabemos o quanto é formidável erguer troféus, mas sem estrutura nada disso seria possível, como não foi antes desses dois grandes homens serem eleitos nossos líderes pelo voto popular.

Hoje, nossas atletas possuem uma casa confortável, transporte, alimentação, viagens bem estruturadas. Nos tornamos um grande nome do futsal feminino. Cotia é reconhecido no Brasil e no mundo.

E a jornada para ser grande também no campo vai começar. Conforme ambos confirmaram, estaremos em 2012 no Paulistão de futebol. Será que o caminho de luz da ACEK terá fim? Acredito que não...

Ah, claro! Não poderia me esquecer. Sabem de onde lhes escrevo? Da nossa oitava pré-temporada em Bertioga, litoral norte paulista. Com a maior quantidade de atletas que já conseguimos levar: 27 ótimas jogadoras! E aqui também está um assessor de imprensa, uma cozinheira e eu, a técnica.

Estamos aqui com toda a estrutura que uma equipe profissional merece. Um sonho que não tive sozinha, há onze anos atrás, e estou realizando com a ajuda de muitos e muitas.

E sabem por que chegamos aqui? Porque dois homens acreditaram em todas essas garotas.

Obrigada, Carlão Camargo!
Obrigada, Paulinho Lenha. A sua benção, padrinho!

Andressa de Azevedo
Presidenta e técnica de futebol/futsal feminino
ACE Kurdana/Cotia

FOTOS - treinos de 09 (tarde), 10 e 11/02 (manhã)

Treino da tarde de 09/02:


Treino da manhã de 10/02:


Treno da manhã de 11/02: