quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

I Torneio Mundial de Futsal Feminino: Brasil é campeão

Fotos: CBFS (Divulgação)


Realizou-se, na Espanha, o I Torneio Mundial de Futsal Feminino entre seleções. E o Brasil foi campeão invicto. Na final, disputada no último sábado (11), venceu Portugal por 5 a 1, na cidade de Alcobendas.

É uma conquista histórica, pois trata-se da primeira edição de um Mundial, ainda que sem a chancela da FIFA. A competição contou com oito seleções, consideradas de ponta entre as demais. As canarinhas chegaram ao título com quatro vitórias e um empate. Foram 39 gols marcados e apenas três sofridos - melhor ataque e defesa do campeonato.

* Após susto, brasileiras deslancham na competição


O Mundial foi disputado nas cidades de Alcobendas e Torrejón de Ardoz, ambas na região de Madri (capital da Espanha). Os oito países foram divididos em dois grupos. No A, em Alcobendas, estavam Brasil, Portugal, Tailândia e Venezuela. No B, em Torrejón, ficaram Espanha, Japão, Rússia e Guatemala. Duas por chave iam para as semifinais.

Os jogos começaram no dia 06. O Brasil estreou goleando a Venezuela, por 14 a 0. No dia seguinte, teve dificuldade contra Portugal, empatando em 2 a 2, com gol de pênalti a 12 segundos do fim. Passado o susto, no dia 08, fez 14 a 0 na Tailândia, ficando em primeiro no Grupo B. Portugal passou em segundo.

No Grupo A, a Espanha confirmou seu favoritisimo, vencendo suas três partidas. A segunda vaga ficou com a Rússia.

As semifinais foram disputadas no dia 10, em Alcobendas. O Brasil mostrou superioridade e fez 4 a 0 na Rússia. A surpresa ficou por conta do outro jogo: Portugal venceu a Espanha por 4 a 3, eliminando as donas da casa.


Na final, as comandadas de Vander Iacovino fizeram uma grande apresentação, já que sabiam da dificuldade do adversário. Com dois gols de Luciléia, um de Cilene, outro de Vanessa e o tento final de Jéssika, marcaram 5 a 1 em Portugal e determinaram que o melhor futsal feminino do mundo é do Brasil.

Segundo a goleira Jozi, capitã da equipe, a goleada na final foi possível porque as canarinhas entraram esperando um jogo duro: "Entramos preparadas para muitas dificuldades. Nosso time esteve muito concentrado durante toda a partida e acabou por tornar o jogo mais fácil".

* Desabafo de melhor do mundo


Após a final, o técnico Vander fez um desabafo ao site da Confederação Brasileira de Futsal. Afinal, as brasileiras não eram consideradas favoritas: "É um momento especial. Falaram que nosso time era terceira ou quarta força, que só ganhávamos Sul-Americano e elas provaram que o Brasil é forte no futsal. É o primeiro campeonato como esse e elas podem guardar para sempre esse título".

A Seleção contou com 14 atletas: Jozi (capitã), Néia e Giga Paraná (goleiras); Valéria, Taty e Cilene (fixas); Gaby, Neguinha, Jéssika, Jessiquinha, Vanessa e Marcela (alas); Luciléia e Ju Delgado (pivôs). A artilheira brasileira foi Vanessa, da UnoChapecó (SC), com 9 gols.

Vale destacar que a competição teve cobertura da mídia espanhola. Vários veículos locais de informação deram atenção para este primeiro Mundial, especialmente a webTV Decinco Televisión (http://www.decincotv.es/), que transmitiu ao vivo vários jogos, incluindo a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário