quinta-feira, 31 de março de 2011

Kurdana/Cotia estreia no Cruzeirão vencendo de virada


Primeiro jogo nas quadras em 2011. E, já de cara, fortíssimas emoções. O futsal feminino da Kurdana/AlvoCom/Cotia fez sua estreia no Torneio Cruzeirão vencendo de virada a Gaviões da Fiel/Ipanema/Araçoiaba da Serra por 3 a 2. A partida, válida pelas oitavas de final da competição disputada em formato eliminatório, ocorreu na noite de terça-feira (29) no Ginásio Municipal de Esportes de Sorocaba.

As cotianas buscam uma conquista inédita. Nas duas participações anteriores, ficaram em terceiro lugar. O confronto nas quartas de final será contra o Pesqueiro Gattaz, de Sarapuí, que venceu ao Roma/XV de Novembro/Itapetininga por WO. A data da partida deve ser anunciada nos próximos dias.

* Gaviões saiu na frente...

A peleja, realizada em dois tempos corridos de 15 minutos, começou com controvérsia. A Kurdana dominava as ações iniciais quando Lum recebeu sozinha na direita e, fora da área, a goleira Priscila se agarrou ao seu pé, cometendo falta. O banco cotiano reclamou, pedindo a expulsão da arqueira adversária - que não ocorreu.

O jogo seguiu, e as iniciativas passaram a ser equilibradas dos dois lados. Eis que, aos sete minutos, a Gaviões teve falta de longa distância; Milena bateu rasteiro e forte, surpreendendo a retaguarda cotiana, abrindo o placar. Faltando dois minutos para o fim do primeiro tempo, Carla fez jogada individual na direita e balançou as redes, levando o 2 a 0 para o intervalo.

* ... mas Kurdana virou a oito segundos do fim

Após as instruções da técnica Andressa Azevedo, Cotia voltou para o segundo tempo trabalhando a bola em busca das oportunidades para reverter a vantagem. Deu certo pois, aos quatro minutos, a capitã Priscila bateu de longe e fez um belo gol. A partir daí, a situação de jogo mudou, com a Kurdana atacando e Araçoiaba contra-atacando. Em lance no ataque, Déby recebeu amarelo no lado cotiano.

Apesar do maior volume de oportunidades, especialmente com Neguinha e Wendy, Cotia não conseguia marcar o gol de empate. Foi utilizado o expediente da goleira-linha, com Priscila. O trabalho com a quinta jogadora, que rendeu fama em 2010, surtiu efeito em mais um chute de longe da capitã. Empate, quando faltava pouco mais de um minuto.

A partida parecia ir para a prorrogação, mas a Kurdana aproveitou o seu bom momento em quadra e impediu o prolongamento. Wendy fez lançamento longo que encontrou Lum na entrada da área, do lado direito; a cotiana desviou da goleira e fez o tento da vitória. Faltavam apenas oito segundos!

* Confusão iniciada pelo adversário estragou a festa

Fim de jogo e festa em quadra da Kurdana. Porém, o que era para ser só um momento de alegria, foi estragado por uma confusão. Na hora dos cumprimentos após a partida, algumas atletas da equipe adversária começaram uma briga generalizada, agredindo atletas cotianas - que passaram a se defender em resposta.

Houve uma intervenção da Guarda Municipal de Sorocaba, mas a mesma não foi efetiva. A confusão continuou, inclusive com torcedores da equipe derrotada, na arquibancada, incitando-a e atacando jogadoras através da tela de proteção. Novamente a Guarda interveio e a briga foi finalizada. Mediante à isso, foram registradas três expulsões no lado da Kurdana (Susana, Neguinha e Wendy) e duas no lado da Gaviões/Ipanema (Talita e Fernanda).

Embora resolvida a situação, fica a tristeza em um momento que deveria ser apenas de fair play - especialmente pelo fato da equipe perdedora ter iniciado todo o imbróglio. Além disso, os critérios das expulsões após o jogo foram confusos.

* Curiosidades sobre o Torneio e a partida

O Torneio Cruzeirão ainda não está seguindo as novas regras do futsal, implantadas pela CBFS a partir de janeiro, seguindo orientação da FIFA. Isto porque a competição se iniciou antes da reciclagem dos árbitros que comandam os jogos em Sorocaba.

As alterações mais importantes nas regras dizem respeito ao goleiro-linha (o goleiro só pode receber a bola uma vez em sua quadra de defesa, mesmo que ela passe o meio), ao arremesso de meta (enquanto a bola não tocar em um adversário, o goleiro não pode recebê-la novamente) e ao fim do jogo ou período (que só acaba com o apito do árbitro, esperando a conclusão de chute a gol se ocorrer quando o cronômetro zerar). Nenhuma delas estará em vigor no Torneio.

Outra curiosidade é que a Kurdana/Cotia levou para a quadra a japonesa Sonoka Goto, que está fazendo estágio de um mês no clube. Sonoka poderia ter estreado no jogo de campo pela Copa Futebol Mulher, no domingo passado. Porém, dois dias antes, sentiu contusão na parte posterior de ambas as coxas. Recuperada, foi convocada pela técnica Andressa para a partida desta terça.

A Kurdana/Cotia começou a partida com Márcia (goleira), Arine (fixa), Neguinha, Lum (alas) e Susana (pivô). Entraram durante o jogo Wendy, Karina, Banana, Luana, Priscila e Déby. Completaram o banco Tati (goleira), Xininha, Fran e Sonoka.

* Demais resultados

Além de Kurdana x Pesqueiro Gattaz, as demais quartas de finais estão definidas. No mesmo lado da chave, a equipe da Semes/Sorocaba venceu ao Bancários/Araçoiaba da Serra nos pênaltis, por 4 a 2, após empate em 1 a 1. As sorocabanas jogarão com a Schaefller do Brasil, que fez 2 a 1 na ACM Sorocaba.

No outro lado da chave, a Mancha Verde, atual pentacampeã e que conta com as atletas do Palmeiras/Barueri, passou com vitória de 3 a 0 sobre Tatuí, que havia eliminado a Medicina Sorocaba por 1 a 0, na fase preliminar. O adversário manchista será o Brazuca/Oratório, que fez 2 a 0 no Sindicato dos Bancários. Por fim, Votorantim passou nos pênaltis ao bater Itu por 4 a 2, após 3 a 3 no jogo, e agora pega Taquarivaí, que fez 9 a 2 no Paulistinha.

* Vejam como ficaram os confrontos:

Quartas de final
Jogo 09: Mancha Verde x Brazuca/Oratório
Jogo 10: Itu x Taquarivaí
Jogo 11: Kurdana/Cotia x Pesqueiro Gattaz/Sarapuí
Jogo 12: Schaeffler do Brasil x Semes/Sorocaba

Semifinal
Jogo 13: Vencedor de 09 x Vencedor de 10
Jogo 14: Vencedor de 11 x Vencedor de 12

Final
Jogo 15: Vencedores das semifinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário