quinta-feira, 31 de março de 2011

Cotia FC não participará mais do Campeonato Paulista de Futebol


Estava tudo certo, mas foi necessário mudar o planejamento. A equipe de futebol feminino do Cotia FC, que seria representada pelas atletas do futsal da ACE Kurdana, não participará mais do Campeonato Paulista de Futebol.

A desistência se deu em função das coincidências de datas e viagens, além de outras questões operacionais, como hospedagem e aumento de custos. Neste ano, a Kurdana jogará competições nacionais de futsal (Liga Futsal e Taça Brasil Adulta), assim como participará de campeonatos no Estado de São Paulo - tanto nas quadras quanto nos gramados. Visando não comprometer o planejamento e honrar com qualidade seus compromissos, foi necessária a desistência.

O Congresso Técnico do Paulista ocorreu no último dia 15, com as equipes confirmando a inscrição até o dia 18. Na semana seguinte, os grupos foram distribuídos e as datas informadas. Na última sexta-feira (25) a informação da saída cotiana foi confirmada.

* Kurdana tentou a disputa de todas as maneiras

A competição contaria com 20 clubes. No Grupo 01 ficaram Francana, Botucatu, América de São Manoel, Cotia FC, São Judas de Jaguariúna, XV de Piracicaba, Ferroviária, Marília, Paulista de Jundiaí e Rio Preto. No Grupo 02 foram alocados Portuguesa, Centro Olímpico, Juventus, Taboão da Serra, Taubaté, Mogi das Cruzes, Santos, São Bernardo, São José e São Vicente.

O regulamento prevê que as equipes se enfrentem em turno e returno, dentro da mesma chave, passando as quatro melhores. Depois, serão feitos dois quadrangulares, também em turno e returno. O campeão e vice de cada chave passam às semifinais, disputadas em ida e volta assim como a decisão. O Paulista Feminino tem previsão de início para 16 de abril e de término em 29 de outubro, totalizando 28 datas.

E nas datas que residiram a primeira dificuldade para Cotia. Afinal, já no segundo jogo (23/04), haveria a coincidência com a rodada final da Fase de Classificação da Liga Futsal, que a Kurdana disputará em Caçador (SC). O remanejamento de dias não seria possível visto que, no Congresso Técnico, fora informado que a competição não teria mudanças de datas - nem em função da Copa do Mundo Feminina, a ser disputada entre junho e julho na Alemanha. Apenas haverá a paralisação em função dos Jogos Regionais, classificatórios para os Abertos do Interior.

Tentando solucionar, foi solicitado junto à Federação Paulista de Futebol que a equipe mudasse para o Grupo 02, diminuindo os deslocamentos nas viagens. A entidade não aceitou o pedido. Ainda como última tentativa buscou-se recursos financeiros extras, para o aumento de gastos com a necessidade de hospedagem em jogos distantes - sem sucesso.

Embora com expectativa e vontade de disputar, a desistência acabou sendo a melhor opção para não desorganizar o calendário de 2011 - ano que promete e muito para a Kurdana. Ainda assim, o campo não deixou de ser pauta na equipe, que está na Copa Futebol Mulher e disputará os Jogos Regionais de São Caetano do Sul - em busca de vaga para os Abertos. Na categoria de base, há a possibilidade de disputar os Jogos Regionais da Juventude nos gramados; a participação na Taça São Paulo de Futebol Sub 17 é praticamente certa.

E o Paulista seguirá sem Cotia, com 19 equipes lutando pelo título - que atualmente está nas mãos do Santos. O atual bicampeão da Libertadores Feminina ganhou a edição de 2010 após dois empates com o São José na decisão. Os maiores vencedores da competição são Botucatu e Fundesport (atual Ferroviária), com três títulos cada.

* Amistoso no dia seguinte ao aniversário da cidade

E, quem quiser ver as garotas da Kurdana nos gramados, terá uma excelente oportunidade no domingo (03). Às 13:30, o futebol feminino de Cotia fará um amistoso contra Carapicuíba, como parte das festividades de reinauguração do Estádio do Atalaia - bairro cotiano. Vale lembrar que um dia antes, a cidade completará 155 anos de vida. O campo se localiza na Avenida Joaquim Barreto, na esquina com a Estrada do Morro Grande (altura do Km 36 da Rodovia Raposo Tavares).

Antes do jogo festivo, a equipe jogará na Copa Mulher às 09 horas, enfrentando ao Juventus pela segunda rodada, no campo do Centro Olímpico (Ibirapuera). Na competição, a Cotia/Sejel busca sua reabilitação após a derrota na estreia para o Centro Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário