domingo, 27 de novembro de 2011

ACEK Cotia é vice-campeã estadual de vôlei masculino


2011 ficará na memória do voleibol de Cotia. Representada pela ACEK (Associação Cultural Esportiva Kurdana), a cidade obteve um troféu em sua primeira temporada nas competições masculinas federadas. No último sábado (26), os cotianos foram vice-campeões estaduais da Primeira Divisão, após serem superados na decisão contra a Funvic/Pindamonhangaba por 3 sets a 0 (23/25, 12/25 e 19/25).

No primeiro semestre, a ACEK havia ficado em sexto lugar no Campeonato Paulista. A Federação organiza um campeonato a cada seis meses e, no segundo semestre, Cotia registrou uma enorme evolução, se qualificando para a finalíssima. Devido às exigências das entidades oficiais deste esporte, federar-se é algo difícil; ir bem logo no primeiro ano, mais ainda. Motivos de sobra para festejar o segundo lugar.

* Dando os nomes corretos

Antes de falar do jogo, vamos à uma explicação necessária. O nome correto do campeonato da metade final do ano é Copa Piratininga. Na verdade, as informações da Federação Paulista são passadas de forma confusa. Os vencedores do Paulista e do Piratininga fazem uma final, valendo o título de campeão estadual da Primeira Divisão.

Pinda foi vice no Paulista, perdendo a decisão para São José dos Campos. O título deu o direito aos joseenses de disputarem a Divisão Especial - que ocorre em campeonato único no segundo semestre - desde que atendessem às exigências da competição. Como atenderam, não disputaram a Copa Piratininga, mas sim o Paulistão com equipes que até estão na Superliga de vôlei.

Desse modo, bastava Pinda vencer o Piratininga para nem ser necessária a final. Se Cotia vencesse, teríamos uma segunda decisão. Não foi o que ocorreu, ficando a equipe do Vale do Paraíba como a melhor do Estado de São Paulo na Primeira Divisão.

* Vamos ao jogo

A final era para ocorrer antes dos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes, nos quais Cotia faturou o bicampeonato da Segunda Divisão. Porém, preservando a qualidade do espetáculo, a peleja foi adiada.

Os cotianos sabiam da dificuldade que encontrariam: uma equipe muito forte, campeã da Primeirona dos Abertos e que, em 2012, disputará a Superliga B - buscando um lugar na elite nacional. A decisão contou com um bom público e a presença do experiente Ricardo Navajas, que será o diretor do vôlei pindense para o Nacional.

Frente ao desafio, a equipe da ACEK entrou empolgada e levou o jogo no primeiro set ponto a ponto, perdendo por apertados 25 a 23, sendo que a igualdade foi levada até os 20 pontos.

No segundo set, os cotianos mostraram um certo desânimo e foram derrotados por 25 a 12, num momento irreconhecível da boa equipe. O técnico Leandro Yoshizumi fez algumas mudanças; houve melhora, mas não o suficiente para vencer o terceiro set - 25 a 19 e festa de Pinda.

* Muito o que celebrar

Nada disso entristeceu aos meninos e ao treinador Leandro. "Em nosso primeiro ano de participação na Federação, chegar à uma final é muito gratificante. E poder contar com esses meninos não tem preço", comentou em tom de orgulho.

E o comandante ressaltou outros pontos: "Chegamos aqui por muita garra e determinação deles. Eles são campeões, estão de parabéns. E não deixo de agradecer o apoio recebido da Prefeitura de Cotia. Sem isso, seria impossível estar aqui".

Sobre o adversário, Leandro reconheceu os méritos: "Nem tem muito o que falar, é uma equipe muito forte, que está almejando desafios maiores. E, com toda sinceridade, desejo sorte e sucesso à eles no que virá pela frente".

* Retrospecto de um ano excelente

O 2011 da ACEK Cotia foi inesquecível. Após quatro anos de destaque em competições pelo Estado, decidiu abrir novos horizontes, duelando com equipes que investem forte no vôlei. Vale lembrar que, no Paulista, o sexto lugar foi marcado com uma vitória sobre o campeão São José dos Campos.

Depois desse primeiro desafio, veio a prata na Primeira Divisão dos Regionais, perdendo apenas para o BMG/São Bernardo, equipe da Superliga, por 3 a 1. E, antes do ouro na Olimpíada Caipira, atingiu a final da Copa Piratininga após uma virada história contra Presidente Prudente na semifinal - 3 a 2, empurrada pela torcida cotiana, que está se habituando aos jogos. O vice veio com apenas duas derrotas - ambas contra Pinda. Resumindo: duas pratas e um ouro para dignificar a temporada.

Agora, hora do merecido descanso. Até mesmo para Leandro, que se desdobra entre as funções de técnico, coordenador de esportes de Cotia e fisioterapeuta de várias modalidades da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário