quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Esporte de Cotia continua sua luta por melhorias


Lutando pelo que é justo. Técnicos e atletas de Cotia continuam na cobrança por melhorias no esporte municipal. Após a ida do futsal e vôlei feminino à Prefeitura, no dia 08, as modalidades se dirigiram ao local novamente uma semana depois. Como não tiveram resultado, uma reunião dura foi feita entre o secretário de Esportes, Serafim Monteiro, e professores de cinco modalidades na terça-feira (16). O resultado foi que, finalmente, um encontro com o prefeito Carlão Camargo ficou agendado para esta quinta (18).

O movimento começou em função de problemas no transporte para os jogos do futsal e vôlei feminino no dia 06 de agosto, e se estendeu para as questões de condições de trabalho: falta de materiais, de condições de higiene, de plano de carreira, hierarquia confusa e inadequações das praças esportivas.

Os professores e alunos estão dispostos a ir adiante em suas reivindicações. Afinal, as modalidades de Cotia colhem excelentes resultados sem ter o devido reconhecimento ou valorização.

* Novela começou no dia 06 e terá novo capítulo hoje


No dia 08, o futsal feminino da Kurdana, atual campeão estadual, e o vôlei feminino, tricampeão dos Jogos Regionais, estiveram na Prefeitura, na expectativa de uma reunião com Carlão Camargo. Dois dias antes, por conta do transporte, o vôlei tomou WO em jogo pela Liga de Sorocaba e o futsal feminino teve que viajar com van arrumada em cima da hora - e irregular. Devido a um atraso da Secretaria de Esportes no pedido da verba para o deslocamento, a empresa de ônibus contratada (Valli) não recebeu o pagamento em tempo e os carros não foram cedidos.

Ao chegarem, foram recebidos pelo vice-prefeito Moisezinho, que ouviu as solicitações dos professores e atletas - reclamando também de condições de trabalho e infra-estrutura. Uma carta-desabafo, inclusive, foi entregue. Em nome da administração, o vice pediu desculpas, garantindo que a questão do transporte não se repetiria. As modalidades não ficaram satisfeitas, visto que haviam outras queixas, e pediram uma data para se reunir com Carlão. Tal data não foi fornecida ao longo dos dias.


Conforme prometido pelas técnicas Andressa de Azevedo (futsal) e Noeli Almeida (vôlei), as duas modalidades voltaram na Prefeitura na tarde do dia 15. Fizeram novamente o trajeto a pé do Ginásio Municipal até o recinto. O prefeito não se encontrava - havia acabado de deixar o local, conforme algumas atletas viram. Nova promessa de data: no final da tarde de terça, apenas com os professores.

O encontro foi estranhamente mudado para a sede da Secretaria de Esportes, no Jardim Nomura (entre a Prefeitura e o Ginásio). Cinco professores compareceram. Além de Andressa e Noeli, marcaram presença Leandro Yoshizumi (técnico do vôlei masculino e ex-coordenador do ginásio), João Faria (técnico do atletismo e auxiliar do futebol) e Marcus Agostinho (técnico do judô). Um time de peso, pois são de quatro modalidades medalhistas nos Regionais de Santo André mais o judô medalhista nos Jogos Abertos da Juventude.

No novo local, foram recebidos pelo secretário Serafim Monteiro e por um assessor do prefeito Carlão. Os professores mostraram descontentamento, pois queriam a reunião com o alcaide municipal. Ficou claro que ele não viria e o secretário se queixou das cobranças dos professores. Afirmou que os técnicos não deveriam ter procurado o prefeito, pois o secretário sempre esteve receptivo à eles.

O tom do encontro ficou ríspido. Pois é sabido que Serafim não é facilmente encontrado para dar explicações ou responder à solicitações. Por várias vezes, o seu celular dá como desligado quando é procurado por funcionários ou imprensa. Foi a oportunidade que os professores tiveram (e não desperdiçaram) de apontar os vários erros da Secretaria de Esportes, que provocam as más condições de trabalho atuais.

Amenizado o clima, a presente assessoria do prefeito - segundo os professores, representada pelo sr. Henrique - afirmou que este encontro servia para montar a pauta do que será falado com Carlão Camargo, garantindo que a reunião aconteceria. A preocupação era que o tom do encontro com o prefeito não fosse o mesmo, haja visto o tanto de reclamações que Serafim recebeu.

Sendo assim, a nova data ficou marcada e confirmada: quinta-feira, dia 18, às 15:30, na Prefeitura. Será um encontro fechado, apenas com os professores, Carlão e seus assessores.

Agora é aguardar esta conversa com o prefeito. Mas, caso novamente não haja a reunião com ele e/ou as solicitações não sejam atendidas, os técnicos estão dispostos a continuar em sua luta, de modo ordeiro e dentro da legalidade. As reclamações procedem e se pautam apenas nas questões do trabalho esportivo. Condições melhores e reconhecimento são pedidos mais que justos para quem rende tanta divulgação à cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário