sexta-feira, 29 de julho de 2011

Regionais 2011: Cotia é campeã na ginástica rítmica e no taekwondo masculino


Dia de mais emoções para Cotia nos 55º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva, disputados em Santo André. Na quinta-feira (28), a cidade faturou mais dois títulos na Segunda Divisão: campeã na ginástica rítmica e no taekwondo masculino. A competição segue até o próximo dia 30.

E houve mais outros bons resultados. O taekwondo feminino ficou em terceiro na classificação, enquanto que o futebol feminino da Kurdana marcou o primeiro lugar do Grupo A com outra goleada.

Cotia já soma dez troféus nos Jogos (cinco títulos e cinco vices). Em termos de medalhas, são 34 ouros, 15 pratas e 8 bronzes. Na classificação geral, o município está com 103 pontos, mantendo o quarto lugar e ultrapassando Barueri. Porém, a luta pelo acesso ficou complicada: Mongaguá pulou para a vice-liderança, com 130 pontos, puxada especialmente pelos trofeus da natação. Ribeirão Pires, com 174, já praticamente garantiu seu lugar na elite em 2012. Por falar em Primeira Divisão, a disputa pelo título está muito interessante: Santos lidera por apenas cinco pontos de vantagem sobre São Bernardo do Campo (252 a 247).

Nos dois últimos dias de Regionais, Cotia estará disputando quatro modalidades. Na manhã desta sexta (29), a ação começa com o futebol feminino, lutando por uma vaga na final - a ser disputada na manhã seguinte. A capoeira feminina e masculina tomará conta do dia todo na Associação dos Servidores Municipais de Santo André. E o handebol masculino só precisará entrar em quadra à tarde para ser campeão.

* Ginástica rítmica: que título!


O salão social do Primeiro de Maio FC foi o lugar nobre destinado à ginástica rítmica. Um bom público se juntou para ver as graciosas meninas evoluírem com arcos, bolas, fitas ou mesmo sem nada nas mãos. As apresentações foram vibrantes, mas o momento de maior tensão foi na contagem de pontos. Cotia ficou com o título da Segunda Divisão por apenas um ponto, causando emoção, êxtase das atletas e comissão técnica e um doce choro de felicidade.

Pela manhã, as garotas se apresentaram com os aparelhos. De tarde, vieram os conjuntos. Cotia fez uma apresentação em grupo que empolgou aos presentes - tanto na música quanto nos movimentos ousados e precisos ao mesmo tempo.


E, após o trabalho, vem a colheita. Tiffany Santos pegou o bronze com a bola, somando 18,350 pontos. A mesma Tiffany foi prata nas mãos livre, com 21,400. O seu segundo lugar teve a companhia de Maria Gabriela Araújo, com 21,580. No arco, o primeiro ouro cotiano - Gabriellen Chagas, com 21,600.

Estava bom, mas parecia que, desta vez, a forte modalidade cotiana não sairia campeã. Ainda mais que ficou vice no individual geral. Somando as quatro garotas, a cidade obteve 83,200 pontos. Mauá ficou com o ouro e somou nove pontos. Cotia só tinha sete.

Mas há momentos em que o esporte vira "conto de fadas". E o feitiço foi desfeito com a vitória mais que merecida no conjunto, com 41,450 pontos. Este tinha mais peso, e deu 12 pontos para Cotia. Mauá foi vice, com nove. Somando os dois, teríamos a campeã. E deu Cotia, por 19 a 18!


Muita festa das garotas e da comissão técnica, comandada por Maria José Belafronte, a Zeza. Esta, declarou após a competição: "Trabalhamos muito para isso; era uma questão de honra ganhar este título para a cidade". Quem luta e consegue às vezes extravasa com lágrimas - bem representado isso no choro de Ana Caroline Monteiro, no pódio do conjunto. Ela e sua equipe, formada por Jéssica Silva, Analina Pinto, a reserva Joyce Lima e as medalhistas Tiffany e Gabriellen, marcaram um dos mais belos momentos de Cotia nos Regionais de 2011.

* Taekwondo: masculino é 100%; feminino tem bela com o ouro


Hora dos tatames. Cotia é uma cidade de lutas também. Na Associação dos Servidores Municipais de Santo André, as disputadas do taekwondo - arte marcial coreana - ocorreram. Os homens de Cotia tiveram 100% de aproveitamento, ficando com o ouro nas quatro categorias. No feminino, as três representantes cotianas voltaram com medalhas - ouro, prata e bronze.

Sendo assim, não há dúvidas que o título masculino foi para as mãos de Cotia. No caso do taekwondo, seria melhor dizer pernas. Entre as mulheres, um bom terceiro lugar. Ao todo, o esporte conseguiu 17 pontos para a cidade na Segunda Divisão (nove do masculino, seis do feminino e dois de bonificação).

A equipe de Geraldo Siqueira repetiu o bom desempenho dos Regionais de 2010. Treinando no bairro cotiano de Caucaia do Alto, Geraldo tem em seu plantel atletas com destaque estadual e nacional. O primeiro título veio com Eliandro Camargo, que derrotou Sandro Gomes, de Mongaguá, na final da categoria até 58 kg.

Depois, Paulo Wilson venceu a Kayque Campos (Itapevi) na até 68 kg, somando a segunda dourada entre os rapazes. Felipe Raimundo foi o terceiro a ser campeão, batendo a Jefferson Lopes (Embú) na até 80 kg. E Rafael Alex fez com que Cotia dissesse "é tudo nosso" quando venceu Bruno Silva (Itapevi) na decisão do absoluto.

Vamos às meninas agora. O bronze veio com Michelle Perassoli, na categoria absoluto. A prata saiu com Diana Miyabe, que perdeu para Elizane Melo (Mauá) na final da até 57 kg. E o ouro veio com Vanessa Lopes: na decisão da até 67 kg, venceu Gabriela Ribeiro, de Diadema.


Vanessa chama a atenção dentro e fora da área de combate. Dentro, pelos seus golpes precisos; fora, por sua beleza. Essa combinação de "bela e fera" acaba sendo fatal já que, quem olha seu delicado rosto, pode não notar o perigo e força por trás - que rende medalhas para Cotia.

* Futebol feminino livre: segunda goleada e primeiro lugar do grupo


A equipe de futebol feminino Livre da Kurdana/Cotia obteve mais um placar elástico nos Regionais. Jogando no gramado sintético da Cidade dos Meninos, ao amanhecer, marcou 11 a 0 em Itanhaém. Com 29 gols em duas partidas, confirmou a liderança do Grupo A da competição.

Desta vez, a artilheira do jogo foi Lum, com três gols. Susana marcou dois, chegando a cinco na competição. Wendy e Banana balançaram as redes pela primeira vez nos Jogos. Priscila, Karina, Déby e Mar Selly fizeram os outros tentos em mais uma tranquila atuação cotiana.


Mas isso não significa que elas esperam facilidades. Vem aí a semifinal, valendo o acesso à Primeira Divisão. O adversário será Mauá, às 08 horas desta sexta, também na Cidade dos Meninos. As mauaenses passaram em segundo do Grupo B, após empatar em 1 a 1 com Embú. A equipe do ABC tinha a vantagem, visto que vencera Itariri por 5 a 0, enquanto que Embú apenas empatou sem gols.

A outra semifinal envolverá Itanhaém e Barueri, líder do Grupo B com três vitórias. A partida ocorrerá logo após Cotia x Mauá. Os vencedores disputarão o título e a vaga nos Jogos Abertos do Interior na manhã de sábado.

* Handebol masculino livre: só precisa entrar em quadra


Nada melhor que o ouro para tranquilizar frente à polêmica que envolve o handebol masculino de Cotia. E ele já está na mão: basta entrar em quadra contra Carapicuíba às 17 horas, no Eda Mantoanelli (São Caetano).

Explicamos o fato. No grupo único da competição, a equipe de Danilo Vaz está com nove pontos ganhos. Mongaguá e Taboão da Serra estão com sete e farão confronto direto. Se houver vencedor, este chegará a dez e poderia ultrapassar Cotia, em caso de derrota desta.

Mas, nos Regionais e Abertos, a pontuação é diferente. A derrota dá um ponto; zero, só para quem dá WO. Entrando em quadra, Cotia já ganhará o ponto suficiente para ir a dez. Mesmo que os rapazes liderados por Pixote percam de uma absurda diferença para Carapicuíba, que está na lanterna, levariam vantagem no desempate: o primeiro critério é o confronto direto, e eles venceram tanto Mongaguá quanto Taboão.

Portanto, é só entrar para jogar e o sexto título cotiano estará pronto para ir ao alojamento da cidade nos Jogos, juntando-se com os outros dez troféus. A equipe, que foi com apenas oito atletas para a competição, já está comemorando a bonança após a tempestade.

* Resultados de 28/07


Futebol Feminino livre - Cotia 11x0 Itanhaém - Grupo A - campo da Cidade dos Meninos

Ginástica Rítmica

Ouro (3)
Equipe (12 pontos pelo conjunto, 7 pelo individual e 19 no geral)
Conjunto (41,450)
Gabriellen Chagas - arco (21,600)

Prata (3)
Individual Geral (83,200)
Tiffany Santos - mãos livres (21,400)
Maria Gabriela Araújo - fita (21,580)

Bronze (1)
Tiffany Santos - bola (18,350)

Total: 7 medalhas
Classificação: campeão (9 pontos para a cidade mais um de bonificação)


Taekwondo

Ouro (5)
Eliandro Camargo (categoria até 57 kg)
Paulo Wilson (até 68 kg)
Felipe Raimundo (até 80 kg)
Rafael Alex (acima de 80 kg)
Vanessa Lopes (até 67 kg)

Prata (1)
Diana Miyabe (até 57 kg)

Bronze (1)
Michele Perassoli (acima de 67 kg)

Total: 7 medalhas
Classificação
Feminino: 3º lugar (22 pontos na modalidade, 6 para a cidade mais um de bonificação)
Masculino: campeão (36 pontos na modalidade, 9 para a cidade mais um de bonificação)


* Classificação Geral
4º lugar - 103 pontos (Segunda Divisão)
Medalhas: 34 ouros, 15 pratas, 8 bronzes (57 no total)

Segunda Divisão: 1º Ribeirão Pires (174); 2º Mongaguá (130)
Primeira Divisão: 1º Santos (252); 2º São Bernardo (247), 3º São Caetano (202)
Zona de rebaixamento: Cubatão (112), Guarujá (103) e São Vicente (69)


* Programação de 29/07
08:00 - Futebol Feminino livre - Cotia x Mauá - semifinal - campo da Cidade dos Meninos
09:00 - Capoeira - Associação dos Servidores Municipais de Santo André
17:00 - Handebol Masculino livre - Cotia x Carapicuíba - grupo único - Eda Mantoanelli

* Programação de 30/07
Manhã - Futebol Feminino livre - decisão de bronze e ouro - local a definir

Nenhum comentário:

Postar um comentário